HONESTIDADES CRETINAS

“…Sempre fui contra os escrúpulos! Não se faz um país com honestidades cretinas…”

A que tipo ideológico você atribuiriapropaganda café caique, os reacionários, Veja 25fev70 este compreensivo ponto de vista, leitor? Ele cairia melhor à Direita ou à Esquerda? Difícil questão, né? Na verdade, sempre que interessa, ele cai bem em qualquer dos lados, inclusive no centro. Você não é testemunha de que sempre haverá grandes razões que gerarão grandes silêncios, às vezes até próximos de nós  (veja  O QUE É ISSO COMPANHEIRO II)? É assim na Política. Na Vida, aliás. E não é por isto que, muitas vezes, se impõe a censura e, na maior cara de pau, vai-se até à justiça (ex: VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME?  e VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME? – parte 2)?  Não se engane, leitor: sem Democracia (definição em A GUERRA QUE ELES NÃO PODEM PERDER, ÉTICA NÃO É IDEOLOGIA, etc), Economia de Mercado, Educação,  Justiça independente e disponível e Liberdade de Expressão, tudo pode ser pior (veja O DILEMA DE TEREZA CRISTINA).

Acabei de passar os olhos na net. Vixe qVeja, capa-2365, DIRCEU NA CADEIAuanta indignação contra a matéria de capa de Veja, sobre a vida na cadeia de José Dirceu. Fala-se até em violação do direito do preso (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/133621/Dines-refor%C3%A7a-Veja-cometeu-crime-de-imprensa.htm), que, aliás, estaria no regime fechado (http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/133287/Veja-refor%C3%A7a-campanha-para-manter-Z%C3%A9-Dirceu-preso.htm), quando deveria estar no aberto (ou semi-aberto, sei, lá). Se é assim, que outro preso (“ político” ou não; veja NO TEMPO DO “PIG” OUTRO MUNDO É POSSÍVEL (VEJA MENTE II, MULTIUSO 21…) goza das condições legais do ex-Chefe do palácio de Lulae ex-Presidente do PTFechado? Como, se o homem (segundo um site quase oficial) recebe visita até de governador…

247, governador vista Dirceu

http://www.brasil247.com/pt/247/brasilia247/131884/Governador-do-DF-fez-visita-a

Oh, quanta disposição do governador! Boa iniciativa, né, leitor? Talvez, ele nem lembrasse que o mensaleiro estava por lá, né? Já na  materialista Veja (05mar14) … Materialista? Sim: que se agarra à matéria, à lógica, aos fatos e, talvez, até  à alguma graça …:

agnelo, uma visita de trabalho, texto 1

agnelo, uma visita de trabalho, texto 2

QUANTA DIFERENÇA entre informar e DESinformar, em leitor?  Não lembra, por exemplo, FLUXO E REFLUXO (pega na mentira?)? Bem, voltando: nem parece tratar-se de um presídio brasileiro, né? Ora, se, de fato, o homem tem direito até a “podólogo“, convenhamos que, realmente, algum regime de exceção parece haver, concorda? Curti muito este ouro trecho de 19mar:

DIRCEU NA CADEIA,  19MAR14, 1

DIRCEU NA CADEIA,  19MAR14, 2seta4Atenção: não comparar as condições dos nossos “presos políticos” com as dos de outras democracias, como  Venezuela, Coreia do Norte, Cuba, etc. Sobre o governador, veja também CONTRA O DIREITO DE EXPRESSÃO em MULTIUSO 19.

E por falar em “PRESO POLÍTICO“, não é que tem mais um em Brasília? Êta, o nosso regime de exceção tá que tá, né?

escândalo dos anões do orçamento, VEJA 19MAR14, JOSÉ CARLOS 1

Tudo bem, esse aí é de outra turma, mas é “preso político”, certo, leitor? E dos bons. Não se vai, agora, fazer diferença entre partidos e ideologias, né? “Preso político” é “preso político” e pronto! Lutemos, agora, pelos seus direitos, liberdades e garantias.  Por quê? Porque não se pode dizer que um é  tão menor do que o outro (veja DAS FLORES E DOS FRUTOS, A RODAVIVA DOS INFRIGENTES…). Mesmo porque os atos políticos de cada um deles (e de vários outros) expropriaram (e expropriam) não se sabe quantos milhões (de dólares) do Estado burguês brasileiro. E, ainda que se note que as supostas intenções de um não se equivalem em altura às do outro, há de se notar também (como notou a revista) que a penalização do militante do grupo político chamado Anões do Orçamento foi injustamente maior:

escândalo dos anões do orçamento, VEJA 19MAR14, JOSÉ CARLOS 2

escândalo dos anões do orçamento, VEJA 19MAR14, JOSÉ CARLOS 3

E essa injustiça já havia ocorrido com o pobre do Donadon, né, leitor (veja EM DEFESA DE NATAN DONADON, O HOMEM QUE JOGAVA DEMAIS, TUDO POR AMOR?)? Coitado! Outro injustiçado “preso político“! Que horror! Note, porém, leitor, que o que não mudou (e é por isso que a leio) foi a posição da “reacionária” e “direitistaVeja (editorial de outubro/1993):

escândalo dos anões do orçamento, VEJA, 1993, EDITORIAL 1

Interessante, né? Não lembra…

VEJA, EDITORIAL 20NOV13 I

(veja NO TEMPO DO “PIG”)? Quanta perseguição a ” PRESO POLÍTICO, meu deus!)

Tá vendo por que “materialista”, leitor (O LEITOR É O VERDADEIRO PATRÃO)? Desde que a conheci (em 1977; veja EM DEFESA DOS BLACK BLOCS), nunca vi a realidade desmentir essa “reacionária” e “mentirosa” revista, ao contrário de, por exemplo, a Carta Capital (veja VIVA A CORRUPÇÃO!). Mas quem viu, por favor, informe-me.  Já a pobre da “esquerda”, coitada… (veja O CASO BANCOOP II, VOCABULÁRIO DE IDEIAS PASSADASSTALIN, MAO, FIDEL (e ERENICE)CISNES SELVAGENS, LULA LÁ, GULLAR, ALDO REBELO… (e Marcos Valério). PARABÉNS, VEJA!, UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL (“VEJA MENTE”), UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL (VEJA MENTE II)…). E, para começar, veja, leitor, que, na edição 1310 (outubro/1993, veja em ANÕES DO ORÇAMENTO, CAPA DE VEJAhttp://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx), há uma longa matéria acompanhada da entrevista com o Marcos Valério da época (oh, Roberto Jeferson, Oh Valério,  quando vocês vão falar?). Vale a pena, viu? Notícia boa: lá, não aparece nada contra o PT. Bem, ele ainda não estava no poder, mas não é legal? Outra notícia talvez não tão boa: o então subeditor citado no editorial, Policarpo Jr., é o mesmo que, recentemente, foi petistamente acusado de envolvimento com o doleiro Cachoeira (veja TUDO POR AMOR?, LULA APUNHALADO DE NOVO!, A POESIA E A TOGA, SEM MEDO DE SER FELIZ…)… Interessante, né? Mais surpresas emTREM BALA, BRASIL DESCANSANDOEM DEFESA DE JOSÉ DIRCEU!, EM DEFESA DE KLEBER SALAZARMULTIUSO 13, MULTIUSO15

Leitor? Tá lembrado que o papo, aqui, é HONESTIDADES CRETINAS, não tá? Direto ao ponto: que lindo e honroso discurso a chamada “esquerda”, pensando  no “POVO”, “operário”, “trabalhador” ou “categoria”, já não fez (ex: EM DEFESA DA ÉTICA E DA LIBERDADE, INCLUSIVE DE EXPRESSÃO)? E que grande pecado ela já não cometeu? Pequeno exemplo: GRILAGEM x APAGÃO MORAL; outros em UM ANO DEPOIS, EXAME DE CONSCIÊNCIA, SINDJUFE-BA FALA EM AUDITORIA! OBRIGADO, SENHOR!…). Afora o fato histórico de ter encurralado o capitalismo (de cujo mercado -importação e exportação- ela dependia) e, portanto, forçá-lo a enxergar melhor as suas próprias possibilidades, não vejo outro mérito na esquerda. Nem, muito menos, na sua ditadura militar socialismoa que ela chama “socialismo”. E o seu pior mal, além do obscurantismo, incompetência e a sua natural necessidade de massa de pedintes, é a  mais abjeta falta de princípios. O que, aliás, é próprio das oligarquias, certo (veja   1994, IDÉIAS PARA UMA ALTERNATIVA DE ESQUERDA, CONTRA UM MUNDO MELHOR, POR QUE VIREI À DIREITA , A RODAVIVA DE YOANI- parte1A RODAVIVA DE YOANI- parte2…)?

E não é por isso que Veja, que depende de massa de leitores, bate tanto nos oligarcas (veja SALVADOR TEM JEITO: CARA DE PAU PRA PREFEITO!, MÍDIA NINJA PARABÉNS, VEJA!, PARABÉNS, VEJA 2VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE IIARQUITETOS DO PODER)? Trechos da sua última edição sobre a Venezuela:

Venezuela, TIRANO

No canto superior direito: “Enquanto os venezuelanos são detidos sem acusações, torturados nas prisões e assassinados por franco-atiradores e milicianos chavistas, o Brasil silencia e o PT aplaude“. Será puro ódio ideológico de direita, leitor? Veja a foto abaixo:

Venezuela, médico, protestos

É de um médico levando porrada. Eu tenho a sensação de já ter visto isto por aqui, no final da nossa última ditadura militar. Ditadura, aliás, lembrada, na própria Venezuela, por uma artista gráfica:

Venezuela, Ditadura-Democracia-Cristina-440x480

Venezuela, Ditadura-democracia-Pepe

venezuela, Ditadura, democracia-Dilma-440x480

Interessante, né?

…Que se note: mesmo os regimes militasres mais venezuela, morte da modelodiscricionários da América Latina não contaram com milícias civis armadas em larga escala, como as que atuam hoje na Venezuela. Havia, sim, grupos paramilitares assassinos — e isso é lixo político e moral, como sabe qualquer pessoa razoável. Mas tinham um alcance menor do que o esquema montado pelo chavismo na Venezuela. Em 21 anos, a ditadura militar venezuela, cartaz matando meu povobrasileira fez, em números superestimados, 424 vítimas — incluindo os guerrilheiros do Araguaia. Por razões comprovadamente políticas, são 293 as vítimas. Houve tortura, assassinatos, desaparecimentos. Não se trata de dizer se é muito ou pouco. É só absurdo! Quem, já rendido, morreu nas mãos do estado foi vítima de um crime. Mas (..) Em pouco mais de um mês (…) o próprio governo admite que já morreram 28 pessoas…”

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-venezuela-dilma-mujica-o-porco-fedorento-e-um-fundamento-moral-dos-esquerdistas-pode-matar-pessoas-nas-ruas-desde-que-sejam-as-pessoas-certas/

Cadê o teu protesto, “Esquerda”?

nelson rodrigues, a vida como ela éA frase …Sempre fui contra os escrúpulos! Não se faz um país com honestidades cretinas…, que inicia o texto, é do conto O Tubarão, do “reaça” Nelson Rodrigues, viu, leitor? Tubarão. Sintomático, né?

(Editora Nova Fronteira, Rj, 2012)

macaco, dedãoVeja, também, O MAPA DA MINA em MULTIUSO11, FIDEL, O FILME, OS BANDIDOS DE CUBA, O DIA EM QUE A CARTA CAPITAL DEU UMA DE VEJA, SOY LOUCO POR TI, AMÉRICA, DICIONÁRIO AMOROSO DA AMÉRICA LATINA, NADA É TUDO, ESQUERDA CAVIAR AMORAL DA HISTÓRIA

Anúncios
Esse post foi publicado em e-mail sindjufe, machadodeachismo, resenha. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para HONESTIDADES CRETINAS

  1. Marcus disse:

    Reinaldo Azevedo ama mesmo uma democracia: “Os petralhas sabem: fico aqui queimando as pestanas, tentando achar um jeito de eliminar o povo da democracia. Ainda não consegui. Quando encontrar, darei sumiço no dito-cujo em silêncio. Ninguém nem vai perceber… Povo pra quê?”

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/lula-novo-com-culpa-povo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s