o blog

Nietzshe, Darcy Ribeiro, Marilena Chauí, Clarice Lispector, Glauber Rocha, Luiz Gonzaga, Willian Shakespeare, Maquiavel, John Lennon, Mandela, Sartre, Jorge Luis Borges, Mário Quintana, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Oscar Niemayer, Norberto Bobbio, Machado de Assis e Sócrates são os orientadores deste blog.  Eu e você,  o pássaro agarrado à torneira que nunca pingou fácil.

Pode-se lamentar que, embora  uma das figuras centrais no cabeçalho acima,  Maquiavel  não  tenha frase na coluna lateral. É verdade. Deveria. Por que? Porque é  Ele o pensador mais influente sobre a terra, desde que ela existe. E, queiramos ou não, é ele quem, geralmente,  organiza as ações. Mas, cuidado: trata-se de um injustiçado.  Maquiavel é um injustiçado, coitado! Ele apenas leu a História e meditou sobre as suas mãos.  “Maquiavélico”, mesmo, é o mundo. E isto desde que o mundo é mundo.  Merecia,  sim, uma frase. Mas,  achei mais seguro erguer outras estátuas.

cadê eliminar nomeImagem original retirada a mando liminar da Justiça

Pra falar a verdade, a ideia deste blog  surgiu há cerca de três meses, quando a diretoria do Sindicato dos Servidores do Judiciário Federal (Sindjufeba) voltou a vetar artigos deste antigo filiado. E, sem resposta à sua contra-argumentação, eliminou a própria seção ARTIGOS do site (sempre clique nas imagens para vê-las em tamanho natural),  deixando uma dúvida: se só escrevi sobre ÉTICA, ORGANIZAÇAO, PROFISSIONALISMO, DEMOCRACIA, CIDADANIA, INSTITUCIONALIDADEINTERESE PÚBLICO, como a atingi? Por que será que os artigos foram eliminados (veja os posts GRILAGEM x APAGÃO MORAL e O SHOW-LULA)?  Ah, sim, Mandela também não tem frase. Mas tem o exemplo.

Bem, apesar de nada interessada propriamente no caso, a instigante coleção de frases-cartaz que dá pé direito alto ao blog tenta uma resposta. Às vezes, é mais afoita, como a de Alexandre Pope:

suportam melhor a censura os que merecem elogios

Às vezes, mais sensata, como a de Sérgio Paulo Rouanet:

 …a razão não pode dar-se ao luxo de ser inocente… 

Só para registrar: muito antes de proibir e eliminar, a mesma diretoria já invadia  e ocupava O ESPAÇO DO ASSOCIADO (opinião) com matérias oficiais incrivelmente assinadas, as quais fazia passar por artigos… Haveria exagero em pensar que a esquerda encanta a deus com a boca e ao diabo com as mãos? No nosso caso, a ideologia é pensar, embora estas duas coisas sejam quase imissíveis.

O que queremos? A não obviedade do óbvio e …não ser poeta de um mundo caduco…, como  de si exigiu Carlos Drumond de Andrade.  E,  mal copiando Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown,  eis aqui o melhor de mim. A água é potável. Daqui você pode beber. Só não se perca ao entrar no meu infinito não-particular.

Nosso conceito de verdade:

  • narrativa que corresponde amattar FILOSOFIA E ÉTICAos fatos
  • argumento que, por sua consistência, (não insistência) resista a outro argumento.

(João MATTAR NETO; FILOSOFIA E ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO, SP, Ed. Saraiva, 2004)

Luiz Estrela, 03/07/10

24 respostas para o blog

  1. Parabéns pelo blog. Desejo-lhes sucesso e que este espaço possa contribuir com nossa sociedade, proporcionando leituras de boa qualidade.

    • luiz estrela disse:

      Obrigado Marina. Se ele contar com colaboradores como você, boas leituras virão. Até o dia 04 ele atingirá o ponto zero. Volte sempre.

  2. Eneida disse:

    Parabéns pelo blog!

  3. luiz estrela disse:

    Obrigado, Eneida. Volte sempre. O espaço é nosso.

  4. Eneida, parabens pelo vídeo, gostaria de te-lo em meus vídeos, como devo proceder?

  5. Ana Guimarães disse:

    Estrela, parabéns pelo seu blog!!! Muita informação importante.
    Eu e Mariana adoramos!!!
    Sucesso!

  6. Quero aqui ratificar o texto do blog, verdadeiramente, o SINDJUFE/BA sem reunião da Diretoria Geral, conforme preceitua o Estatuto, retirou os textos subscritos por mim, de amplo interesse da categoria, relacionados as regras de aposentadorias, com a desculpa esfarrapada de que os textos seriam adequados as normas de edição e adequação, já perdurando longa data. O fato é que o subscritor, sendo Coordenador Juridico do sindicato, é um contestador democrático da administração atual e das anteriores, que uma é sucessão da outra, e, para aqueles que estão antes da unificação (SINTRAB e SINDJUSE) conduzindo a Entidade, o coordenador juridico seria uma ameaça. VIVA A DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA, CONTRA A PERPETUAÇÃO DO PODER e a CENSURA.

    • Eu também tive um texto não publicado, falei sobre iniciativa dos Juizes Federais que poderiam colaborar decisivamente pela limpeza do Brasil com a indicação do Dr. Fausto De Sanctis e do Juiz Federal que está fazendo uma faxina em Mato Grosso. Juntando-se ao Ministro Joaquim Barbosa no STF, o Judiciário brasileiro se submeteria a uma faxina final e o Brasil entraria nos eixos.

    • Os meus conterrâneos baianos nestas eleições estão iguais aos goianos, “carne de churrasco” provavelmente não vão ter como se safar, saindo do espeto vão morrer nas brasas. Esse regime apodrecido se não for combatido vai enterrar o Brasil e infelizmente eu irei presenciar.

    • LUCIANA BEZERRA DE CARVALHO disse:

      Francisco, obrigada por me indicar este blog!!
      Como faço para contribuir com poemas?
      Abraço, Luciana.

  7. Armando disse:

    Não nos esqueçamos de homens de grande quilate moral, como o Juiz Federal Odilon de Oliveira.

    Juiz Odilon de Oliveira, uma história exemplar neste Brasil nada exemplar
    http://www.videversus.com.br/index.asp?SECAO=95&SUBSECAO=0&EDITORIA=2111

    Exclusivo: entrevista com o juiz de MS que continua ameaçado de morte
    http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/balaio-do-kotscho/noticias/254/

    BLOG DO JUIZ FEDERAL ODILON DE OLIVEIRA
    http://odilon.telmeworlds.sg/

    ENTREVISTA AO JORNAL CORREIO DO ESTADO DE MS EM 13.05.09
    http://odilon.telmeworlds.sg/post/45573/

    Odilon de Oliveira, nasceu em 26/02/1949, na Serra do Araripe, município de Exu, Pernambuco. Filho de pais lavradores, trabalhou na roça até os 17 anos de idade. Foi alfabetizado na roça, à noite, em sua própria casa, após ter dia inteiro de trabalho.

    Entrou tarde na faculdade de Direito, vindo a se formar aos 29 anos de idade. Foi Procurador Autárquico Federal, Promotor de Justiça, Juiz de Direito. É Juiz Federal desde 1987. Sempre trabalhou em fronteiras como magistrado federal, na área criminal: Mato Grosso, Rondônia e Mato Grosso do Sul.

    Já condenou centenas de traficantes internacionais. Atualmente, é titular da única vara especializada no processamento dos crimes financeiros e de lavagem de dinheiro de Mato Grosso do Sul, com jurisdição sobre todo o Estado. Seu maior sonho é ver a juventude livre das drogas.

  8. Seria possível publicar aqui algumas medidas consideradas moralizadoras concedidas ou negadas por esse Juiz?

    • luiz estrela disse:

      Ariston

      Que juiz?

      • Odilon de Oliveira a quem tanto se refere aqui, aliás, tenho conhecimento de poucos atos desse Juiz, o suficiente para que nós o apoiemos mas seria muito bom enumerar os seus valorosos atos assumidos em combate ao estado de putrefação moral que tomou conta do Estado de Mato Grosso conforme nos informa diariamente a compranheira Cláudia Fanaia Dorst.

  9. luiz estrela disse:

    Ariston

    Escreva “juiz” em pesquisar (coluna direita do blog). Vc vai chear em JUIZ VIVE CONFINADO EM FÓRUM (edição especial) …
    aBRAÇO

    Estrela

  10. Adriana disse:

    Oi Estrela!
    Apesar da demora, não me esqueci da promessa em fazer uma visita a sua casa….rs…que lugar bacana!!!Menino, acho que vou precisar entrar todos os dias pra dar conta de ler tanta coisa….é muita informação interessante!!!
    Amei as poesias!!!Parabéns pela criação!!!
    Voltarei mais vezes!um abraço,
    Dri(amiga de Kátia..rs…)

  11. Adriana disse:

    Oi Estrela,

    Ando realizando umas leituras psicanlíticas e não pude deixar de me lembrar da sua ‘paixão’ pela Psicanálise..rs…Por este motivo, que tal visitar o seguinte link:
    http://www.rubedo.psc.br/artigosb/poadelia.htm
    É um texto interessantíssimo sobre a relação entre a psicanálise e a literatura, a partir de Adélia Prado.Acho que vai gostar!
    Caso não consiga acessar o link, coloca no google: A POESIA DE ADÉLIA PRADO E A PSICANÁLISE: A ENCARNAÇÃO DO REAL.
    Vale a pena conferir!!!Você entender um pouco da sua escrita poética e da escolha das citações utilizados no blog (se desejar, claro!)..rs..rs..rs…Boa leitura!
    um abraço,
    Adriana

  12. Marina Gentile disse:

    Que delicia poder abraçar um pai,
    Que delicia ser abraçado como pai,
    Que delicia presenciar pais e filhos aos abraços.

    Ainda que muitos não possam realizar este momento,
    Passo a minha mensagem para estas figuras maravilhosas
    “Feliz dia dos pais a todos do blog e leitores”. Feliz dia para você Luiz Estrela.

  13. Carla Mangieri disse:

    Parabéns Estrela pelo blog! Quanto aos desfalques do sindicato cabe reflexão racional, pois é inegável que qualquer entidade tem um ordenador de despesas, responsável legal. O valor desviado é muito expressivo para que tenha sido realizado de uma só vez, fato que não ocorreu. E essas ditas “despesas”, artifício, provavelmente, utilizado pelos envolvidos, ou melhor, os executores do desvio devem ter sido justificadas de maneira muito “legal”. Além disso, o sindicato como qualquer outra entidade possui um Conselho Fiscal que aprova e questiona as contas a fim de que se dê publicidade aos balancetes. É lamentável o ocorrido, porém fica visível a necessidade de dirigente sindicais se cercarem, cada vez mais, de técnicos que irão respaldar todos os procedimentos adotados, evitando situações desgastantes.

  14. Obrigdo Luiz Estrela por divulgar nosso trabalho e nossa Paraiba.
    abraços

  15. Deejay disse:

    There’s a sceert about your post. ICTYBTIHTKY

  16. Excelente amigos! Parabéns! Porém, pelo título do site pensei que aqui poderíamos retirar a segunda via.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s