Revista Caros Amigos, nº 104, nov/2005. Lembra desse ano, leitor? Foi o do estouro do mais nobre Mensalão… E a edição da Caros Amigos é a mesma em que a Profa. Marilena Chauí teria dito: “a crise é produto da mídia” (veja MULTIUSO 19)…
Bem, de qualquer forma, as crises sempre são produto dos outros, né? Sobretudo quando os “socialistas” estão no poder (o próprio fim do socialismo não foi coisa do império yankee?), embora, nem sempre tenha sido assim:
Era linda a imprensa (“burguesa, conservadora, familiar…”), quando o PT era oposição, nera? Quem mudou? A imprensa ou o PT?
(mais em DESCANSANDO, MULTIUSO 13, EM DEFESA DE JOSÉ DIRCEU!, EM DEFESA DE KLEBER SALAZAR, SALVADOR TEM JEITO: CARA DE PAU PRA PREFEITO!, MÍDIA NINJA, O DIA EM QUE A CARTA CAPITAL DEU UMA DE VEJA, PARABÉNS, VEJA!, PARABÉNS, VEJA 2, VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE II , ARQUITETOS DO PODER…).
Leitor, se o tipo de imprensa de que Veja é parte (“de direita“) fosse como a “esquerda” diz que é, teria como se justificar a censura que ela sofre quando sob regimes de extrema-direita (veja AMORAL DA HISTÓRIA)? Parece que não, né?
Lembrete 1:
Texto de Olavo de Carvalho
“… A solidariedade de classe entre os jornalistas brasileiros é só para os comunistas e seus companheiros de viagem. Até os direitistas correm para protegê-los, como se viu tantas vezes no tempo dos militares (…)
Totalmente diversa é a relação entre direita e extrema direita. Ser de direita, ou liberal, é ser a favor da economia de mercado, das liberdades civis e da democracia constitucional (a versão conservadora defende essas mesmíssimas políticas, mas o faz em nome da tradição judaico-cristã, que para o liberal não significa grande coisa). Se por extrema direita se entende aquilo que o vocabulário corrente e a esquerda em especial designam por esse nome, isto é, o fascismo e o nazismo, o fato que estou assinalando salta aos olhos da maneira mais clara e inequívoca: ser de extrema direita não é querer mais economia de mercado, mais liberdades civis, mais democracia constitucional — é querer acabar com essas três coisas em nome da ordem, da disciplina, da autoridade do Estado…’[como faz a esquerda?], às vezes em nome do anticomunismo, do combate à criminalidade ou de qualquer outro motivo. Não houve um só governo conhecido como de extrema direita que não fizesse exatamente isso. A conclusão é óbvia: passar da esquerda à extrema esquerda é somente uma intensificação de grau na busca de fins e valores que permanecem idênticos em essência. Passar da direita à “extrema direita” é mudar de fins e valores, é renegar o que se acreditava e, em nome de alguma urgência real ou fictícia, empunhar a bandeira do que se odiava, se desprezava e se temia. Constantino, Azevedo, Magnoli não fizeram isso. São odiados precisamente porque defendem o que sempre defenderam. Por isso o único meio de difamá-los é trocá-los de classificação, alistá-los à força no exército dos seus inimigos, identificá-los com tudo o que abominam e combatem…”
http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/difamacao-pura-um-artigo-de-olavo-de-carvalho/
Segue a Caros Amigos:
“Veja é a pior revista do Brasil. Não é um título fácil de obter, porque ela tem duros competidores- IstoÉ, Época, Caras, IstoÉ Dinheiro, Quem?, etc. Mas Veja se esmera na arte da vulgaridade, da mentira, do sensacionalismo…
que ali não há analfabetos, funcionais ou não, que, por lá, todos têm acesso – além de saúde, educação, casa própria – a cultura esporte, lazer. Que o IDH de Cuba é bastante superior ao brasileiro”…
Lembrete 2: o Brasil não pode ser referência de nada, inclusive porque por aqui se rouba (independente do partido), algumas Cubas por ano. Não é por falta de dinheiro que o Brasil é o que é. Tanto não é que, na hora H, pintou o MAIS MÉDICOS, para o bem do IDH daqui e lá. “intelectuais críticos“? Veja CONTESTADORES OU INTEGRADOS?, em MULTIUSO 19)
Continua a revista:
“Na sua capa“? Atenção, leitor: pesquisando no acervo digital da revista, não encontrei capa nem com a queda nem com a resurreição de Chaves. Apenas as matérias abaixo:
Veja, 17/04/02:
e 24/04/02:
Interessante, né? Agora, veja isso:
copiando e colando:
“… muito menos levava a mercadoria à mesa de quem aguardava por ela. O dinheiro simplesmente desaparecia. O centro da fraude era o município de Querência do Norte, no Paraná. Lá, a cooperativa do MST mostrou que aprendeu rapidamente com as raposas com as quais duelaav no passado…”
Notou que quem investigou foi a PF? Sim, aquela mesma polícia fraudulentamente jogada contra mim… (veja POR QUE O TJ DEVE REVER A DECISÃO, NADA MAIS DO QUE A VERDADE?, O DILEMA DA REALIDADE, FLUXO E REFLUXO (pega na mentira?)… Infelizmente, você não pode ver mais, no momento).
Continua a “direitista e mentirosa” revista:
“Procurados por Veja”? E não quiseram falar? Ai, meu deus! Microfone na mão e a galera muda? Sei não, viu? Você já viu esse filme antes, leitor? Será que vai rolar processo contra a pobre da Veja, coitada?
Na moral, leitor, você prefere a imprensa “burguesa” ou a “não-burguesa“? Um Brasil econômica e socialmente parecido com um Chile, uma Coreia do Sul, um Japão, uma Dinamarca ou uma Cuba, Coreia do Norte, Venezuela ou Argentina…? Bem, eu acho que, realmente, a Veja mente (os “fiscais” da prefeitura de S. Paulo que o digam…). Mas são mentiras que parecem verdades, né?
A reportagem abaixo é de responsabilidade exclusiva da Veja, leitor. Pode ser mentira, afinal, o que ela mostra é ruína, desolação ou descontentamento. Se pelo menos as imagens forem reais, vem a dúvida: escola pública, gratuita e de qualidade é, realmente, importante para a prosperidade e bem-estar de um país? Por aqui se diz que sim e pela China e todo Oriente desenvolvido, também (veja O DILEMA DE TEREZA CRISTINA, TUDO PODE DAR CERTO?…). Aliás, pelo mundo todo, né? Se Ela existe em Cuba, o que lhe falta? Ou ela não existe por lá? Deve existir, afinal, é um país socialista… (a da Coreia do Norte também deve ser ótima, talvez até melhor do que a do Sul…) Então, o que impede o desenvolvimento dessas pessoas aí abaixo, leitor? O sistema? Se é o sistema, por que não substituí-lO? O importante não são as pessoas? A famosa Escola de Medicina de Cuba, que socorre até potências como Brasil e Venezuela, seria para uma elite? Propaganda?
Veja AMORAL DA HISTÓRIA (e clique no vídeo)
Veja, também: OS BANDIDOS DE CUBA, BEM VINDA, YOANI, A RODAVIVA DE YOANI- parte1, A RODAVIVA DE YOANI- parte2, MULTIUSO15, MULTIUSO 18, MULTIUSO 19…
Just desire to say your article is as astonishing. The clarity on your put up is simply excellent and that i can assume you are an expert in this subject. Fine along with your permission let me to grab your feed to stay up to date with impending post. Thanks one million and please carry on the enjoyable work.
Pingback: TERRA EM TRANSE OU DEUS E DIABO NA TERRA DO PARTIDO DA CLEPTOMANIA DO BRASIL? |
Pingback: MULTIUSO 22 |
Pingback: O QUE A VEJA TEM QUE ELES NÃO GOSTAM? |