MULTIUSO 18

ARTE

Ricard PHIBBS, mulher

PHIBBS, Ricard,FUNDO DO MARPHIBBS, RICARD, SEIO

fonte: http://www.richardphibbs.com/

HUMOR 

QUINTANA1 , VEJA, AGOSTO 1976QUINTANA2, VEJA, AGOSTO 1976

fonte: Mário Quintana faz 70 anos, revista Veja, ago, 1976

PLIN-PLIN

yoani, NOVLEA BRASILEIRA1yoani, NOVELA BRASILEIRA2

Em Cuba? PLIN-PLIN

YOANY, DESCULPEVeja mais em BEM VINDA, YOANI, A RODAVIVA DE YOANI- parte1, A RODAVIVA DE YOANI- parte2, O PLIN-PLIN E A VERDADE!, NADA MAIS DO QUE A VERDADE? 

POLÍTICA

CHAM

PT, SAUDADES

gradietneNa tampa de um antigo toca-discos meu (Gradiente), ainda há um adesivo: “PT, COM RAÇA E CLASSE“. Que achado, hein, leitor? Era o slogan do então rasta Luiz Alberto, atual deputado federal. Veja-se o que se dizia (e esperava) do Partido sem Patrão, naquela época:

VEJA, CÉLIO BORJA, PARTIDOS, PT

Disse-o Célio Borja, ex-Ministro do STF e, então, Ministro da Justiça de Collor:

VEJA, ÉLIO BORJA, NEM TODOS

QUANTA DIFERENÇA, hein, leitor? Notou que o Ministro incluiu até os PCs (não PC Farias, claro)? Ai, meu deus, como a gente se engana! Abaixo, um ótimo texto de Ricardo Noblat (lembra o poema de Drumond, só que não dói) :

PT – Um retrato na parede

Se você imaginava que o PT se resignaria em ser expulso das ruas pelos manifestantes que convulsionam pedaços das maiores cidades do país, sinto muito, enganou-se. Avalizada por Dilma, a ordem foi emitida pela direção do partido: lustrem as estrelas guardadas junto com antigas lembranças. Espanem a poeira das bandeiras rotas. Dispam-se dos trajes de burocratas. Todos às ruas na próxima quinta-feira.

Pouco importa que o “Dia Nacional de Luta”, que prevê passeatas e greves, tenha sido convocado pelas centrais sindicais e movimentos afins. O PT não amanhecerá menor no dia seguinte só porque pegou carona em ato alheio. De resto, é o governo que tudo financia. Até mesmo o que poderá machucá-lo um pouquinho. O peleguismo renovou-se. Mas não deixou de ser peleguismo.

Que palavras de ordem gritará o PT? O que cobrará por meio de faixas e cartazes?

PT, partido sem patrão(…)

O PT do passado teria material de sobra para na quinta-feira ecoar a voz das ruas. O de hoje, não. É apenas uma fotografia na parede.

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/07/08/pt-um-retrato-na-parede-por-ricardo-noblat-502748.asp

A VOZ DO POVO É A VOZ DE DEUS?

O PT ROUBOU“Oooo, o PT roubou/ o PT roubou/ o PT rouboooouuu”

Diz BOCÃO NEWS:

“Parecia uma manifestação de uma torcida em um estádio de futebol. O canto “O campeão voltou”, ouvido após a vitória do Brasil contra a Espanha,  no Maracanã, se transformou em “O PT Roubou” no trajeto do desfile do 2 de Julho, nas ruas do Pelourinho, na manhã da última terça-feira.

bunda, horário políticoO coro começou quando manifestantes petistas passaram pelo meio do povo portando bandeiras. Foi o que precisava para começarem a  a cantar “O PT Roubou”.

pollítica brasileiraConstrangidos, o grupo tenta acelerar o passo para sair do “olho do furacão”. Não adianta. Os manifestantes cantam cada vez mais alto, repetidamente, parodiando o grito dos estádios de futebol.

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=cxNOy09Jot4

FELIZ PROSTITUTA

FELIZ PROSTITUTA

feliz prostituta, comentário EM NOBLAThttp://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/06/05/saude-demite-responsavel-por-campanha-sou-feliz-sendo-prostituta-499053.asp

O CRISTO AINDA ABRINDO OS BRAÇOS

Cristo Redentor

… Estenda os braços / e dê um abraço na população. Aqui tá brabo /  uma confusão …

http://sonia-rocha.musicas.mus.br/letras/311129/

EU ACREDITO  é na

Rapaziada veja, protesto, moçaQue segue em frente e segura o rojão/Eu ponho fé é na fé da moçada / Que não foge da fera e enfrenta o leão / Eu vou à luta com essa juventude / Que não corre da raia a troco de nada / Eu vou no bloco dessa mocidade /Que não tá na saudade e constrói A manhã desejada… Gonzaguinha (http://www.youtube.com/watch?v=nbl51v71L_U)

Claro que essa estória de “manhã desejada” já era, né, leitor? Isso foi antes do PT, que era esperança, inclusive contra os PCs (PC Farias e outros). Mas:

VEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..., Gal Costaveja-os-sete-dias-que-abalaram-rulkveja-os-sete-dias-que-abalaram-rulk - CópiaVEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..., ShererVEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..., hediondoVEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..., hediondo - CópiaVEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..., 70 anosVEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..., Gal Costa - CópiaVEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..., 70 anos - CópiaVEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..., SerradoVEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..80anosVEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..., gota dáguaVEJA, OS SETE DIAS QUE ABALARAM..., gota dágua - Cópia

SÃO SÃO PAAAULO, MEEU AMOR…

A “SÃO SÃO PAULO” de Tomzé (veja MULTIUSO5, MULTIUSO9, MULTIUSO15), na época do ultra-romantismo:

S. PAULO, TÉDIO, ALVARES DE AZEVEDO

[Azevedo, Alvares de. Obras Completas, Rio de Janeiro; Nova Aguilar, 2000, fl. 801]

S. PAULO, ALVARES DE AZEVEDO, FOTOS. PAULO, ALVARES DE AZEVEDO , TEXTO

[Abaurre, Maria Luiza M. e Pontara, Marcela. LITERATURA BRASILEIRA – Tempos, Leitores e Leituras; Ed. Moderna, SP, 2005, fl.260]

CARTAS ABERTAS

Veja, 12jun2013, LULA NÃO É EXEMPLO

Veja, 12jun2013,  A ELITE QUE INCOMODA LULA

BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA

dirceu

Veja, 12jun2013, DIRCEU NÃO É EXEMPLO

Veja mais em UM ANO DEPOIS

ENTRE OSSOS E A ESCRITA

aquilo em que sempre acreditei: que o amor é o verdadeiro motor da história MAITÊ, OSSO, ESCRITA(desculpa lá, Marx), que toda a escrita é sobre o amor ou não presta, toda música é sobre amor ou não presta, mesmo toda a solidão é por causa de amor ou é inútil, toda a vida é em nome do amor ou não faz sentido. E por isso é que, porra!, gritamos, choramos, silenciamos, acordamos felizes ou adormecemos tristes, por isso é que há manhãs limpas ou dias cinzentos (…) por isso é que nenhum por do sol é igual a outro (fl.8)Maitê, ossos, escrita, 69aMaitê, ossos, escrita, 69bMaitê, ossos, escrita, 69b - Cópia

O SAL DA TERRA (sermão de Sano Antônio aos peixes)

Este sermão foi pregado por Padre Vieira em S. Luis do Maranhão. E trata de … CORRUPÇÃO. Por isso, ele fala aos peixes, já que não era ouvido pela terra. Fala sobre a responsabilidade dos pregadores. Atenção: esse texto de 1654 e o autor não esteveram nos últimos eventos de rua no Brasil.

Trecho:

Vós, diz Cristo, Senhor nosso, falando com os pregadores, sois o sal da terra: e chama-lhes sal da terra, porque quer que façam na terra o que faz o sal. O efeito do sal é impedir a corrupção; mas quando a terra se vê tão corrupta como está a nossa, havendo tantos nela que têm ofício de sal, qual será, ou qual pode ser a causa desta corrupção? Ou é porque o sal não salga, ou porque a terra se não deixa salgar. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores não pregam a verdadeira doutrina; ou porque a terra se não deixa salgar e os ouvintes, sendo verdadeira a doutrina que lhes dão, a não querem receber. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores dizem uma cousa e fazem outra; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem. Ou é porque o sal não salga, e os pregadores se pregam a si e não a Cristo; ou porque a terra se não deixa salgar, e os ouvintes, em vez de servir a Cristo, servem a seus apetites. Não é tudo isto verdade? …

sermão aos peixes, Pe Vieira

Suposto, pois, que ou o sal não salgue ou a terra se não deixe salgar; que se há-de fazer a este sal e que se há-de fazer a esta terra? O que se há-de fazer ao sal que não salga, Cristo o disse logo: […] «Se o sal perder a substância e a virtude, e o pregador faltar à doutrina e ao exemplo, o que se lhe há-de fazer, é lançá-lo fora como inútil para que seja pisado de todos.» Quem se atrevera a dizer tal cousa, se o mesmo Cristo a não pronunciara? Assim […] é merecedor de todo o desprezo e de ser metido debaixo dos pés o que com a palavra ou com a vida prega o contrário.

Isto é o que se deve fazer ao sal que não salga…

na íntegra: http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/padreantoniovieira/stoantonio.htm

A ESQUERDA ACABOU?

caros amigos, esquerda acabou

Em fev/2007, a Caros Amigos perguntou. E definiu:

Caros amigos, DIREITA, ESQUERDA...

Então… A atentar-se para o que se vê no Brasil… A não ser que sejam as ruas a esquerda, concorda, leitor?  Veja-se melhor:

Caros Amigos, pedra no lago

Disse-o, segundo a revista, Franklin Martins, ex-homem forte de Lula… Não é o que se vê, hoje, nas ruas? Agora, façamos justiça: Deus te pague Imprensa Burguesa e Facebook.

Veja “SAIMOS DO FACEBOOK”

O ENIGMA DAS ELITES

Quem é a tal elite que tanto mal faz ao Brasil? Nos seus mais de 10 anos de poder (federal), o PT descobriu? Seria quem vota contra Lula, PT&Cia? Seriam os ricos? Eventuais respostas em O ENIGMA DA ELITES, texto de J.R. Guzzo, publicado na Veja de 05jun2013.

Trecho (as fotos e os destaques são atuais):

LULA MALUF“…Lula anda de mãos dadas com Marcelo Odebrecht, presidente de uma das maiores empreiteiras de obras do Brasil e do vasto complexo industrial que crescerem torno dela. Ainda há pouco foi fotografado em companhia do inevitável Eike Batista, cuja fortuna acaba de desabar para meros 10 bilhões de dólares, numa visita a um desses seus empreendimentos que nunca decolam; foi seu advogado, logo em seguida, para conseguir-lhe um ajutório do governo. É um fato inseparável de sua biografia, desde o ano passado, o beija-mão que fez a Paulo Maluf, hoje um aliado político com direito a pedir cargos no governo ─ assim como Maggi, que ainda recentemente foi cotado para ser nada menos, que o ministro da Agricultura de Dilma. Dize-me com quem andas e eu te direi quem andas e te direi quem és, ensina o provérbio. Talvez não dê, só por aí, para saber quem é realmente Lula. Mas, com certeza, está bem claro com quem ele anda.

acorda brasilAs classes que Lula e o PT descrevem a “elite brasileira” não são suas amigas só de conversa ─ estão sempre prontas para abrir o bolso e encher de dinheiro a companheirada. Nas últimas eleições presidenciais, presentearam a candidata oficial Dilma Rousseff quase 160 milhões de reais ─ mais do que deram a todos os outros candidatos somados. Há de tudo nesses amigos dos amigos: empreiteiros de obras, é claro, banqueiros de primeira, frigoríficos empenhados até a alma no BNDES, siderúrgicas, fábricas de tecidos, indústrias metalúrgicas, mineradoras. É o que a imprensa gosta de chamar de “pesos-pesados do PIB”.

Ninguém, nessa turma, faz mais bonito que as empreiteiras, que dependem do Tesouro Nacional como nós dependemos do ar. Foram as maiores doadoras privadas às eleições municipais do ano passado: torraram ali quase 200 milhões de reais, e o PT foi o partido que mais recebeu. Ficou com cerca de 30% da bolada distribuída pelas quatro maiores empreiteiras do país, e junto com seu grande sócio da “base aliada”, o PMDB, raspou metade do dinheiro colocado nesse tacho. Todo mundo sabe quem lulalásão: Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, OAS e Camargo Corrêa. Mas esses nomes não resolvem o enigma que continua a ocultar a identidade dos membros da elite. Com certeza, nenhum dos quatro citados acima pertence a ela, já que dão tanto dinheiro assim ao ex-presidente, seu partido e seus candidatos. Devem ser, ao contrário, a vanguarda classes populares.

Restariam como membros da elite, enfim, os “inconformados” com o fato de que “um operário chegou à Presidência” ou que a “classe melhorou de vida. Mais uma vez, não dá para levar a sério. Por que raios essa gente toda está inconformada, se não perdeu nada com isso? Qual diferença prática lhes fez a eleição de presidente de origem operária, ou por que sofreriam vendo um trabalhador viajar de avião? Num país com 190 milhões de habitantes, é óbvio há muita gente que detesta o ex-presidente, ou simplesmente não gosta dele. E daí? Que lei os obriga a gostar? 

(…)

O resumo dessa ópera é uma palavra só: hipocrisia. Lula bate tanto assim na “elite” para esconder o fato de que ele é hoje, na vida real, o rei da elite brasileira. O ex-presidente diz o tempo todo que saiu do povo. De fato, saiu – mas depois que saiu não voltou nunca mais. Falemos sério: ninguém consegue viver todos os dias como rico, viajar como rico, tratar-se em hospital de rico, ganhar como rico (200 000 reais por palestra, e já houve pagamentos maiores), comer e beber como rico, hospedar-se em hotel de rico e, com tudo isso, querer que os outros acreditem que não é rico.maklouf lula fundação cut

Lula exige jato particular para ir às suas conferências e Johnnie Walker Rótulo Azul no cardápio de bordo. Quando tem problemas de saúde, interna-se no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, um dos mais caros do mundo. Sempre chega ali de helicóptero. Vive cercado por um regimento de seguranças que só o típico magnata brasileiro costuma ter. O ex-presidente sempre comenta que só falam dessas coisas porque “não admitem” que um “operário” possa desfrutar delas. Mas onde está o operário nisso tudo? É como se o banqueiro Amador Aguiar, que foi operário numa gráfica do interior de São Paulo e ali perdeu, exatamente como Lula, um dos dedos num acidente com a máquina que operava, continuasse dizendo, sentado na cadeira de presidente do Bradesco, que era um trabalhador manual.

Lula não trabalha, não no sentido que a palavra “trabalho” tem para o brasileiro comum, desde os 29 anos de idade, quando virou dirigente sindical e ganhou o direito legal de não comparecer mais ao serviço. Está a caminho de completar 68 e, depois que passou a fazer política em tempo integral, nunca mais tomou um ônibus, fez uma fila ou ficou sem dinheirolula, Forbes no fim do mês. Melhor para ele, é claro. Mas a vida que leva é um igualzinha à de qualquer cidadão da elite. O centro da questão está aí, e só aí. Todo o resto é puro conto do vigário.

na íntegra: http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/feira-livre/o-enigma-das-elites-por-j-r-guzzo/

Veja, também: VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME? , VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME? – parte 2, A ERA LULA- parte 1, A ERA LULA-parte II, SEM MEDO DE SER FELIZ, TUDO POR AMOR?,LULA APUNHALADO DE NOVO!

Anúncios
Esse post foi publicado em machadodeachismo, oxigênio, resenha. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s