ARQUITETOS DO PODER

antes da matéria - Cópia

06out. AGORA É OFICIAL

FERNANDO FERRO“…Para o eleitorado de Dilma, não vejo muita consequência. Acredito que a candidatura da Dilma está em processo de ascensão. E tem a máquina de governo na mão para agir nesse sentido…”

Fernando Ferro (PT-PE), deputado federal

http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2013/10/veja-repercussao-do-anuncio-da-alianca-entre-marina-e-campos.html

O deputado estaria se referindo à aliança Marina/Eduardo Campos. Agora entendi por que Marina falou, ontem, em “VELHA REPÚBLICA” (http://oglobo.globo.com/pais/marina-da-apoio-campos-para-presidencia-mas-nao-confirma-se-sera-vice-10265938). Ainda bem que tem gente no partido que é contra, né?

PT, PELEGRINO, DERROTA, MÁQUINA PÚBLCIAhttp://noticias.terra.com.br/brasil/politica/eleicoes/pt-perde-e-culpa-a-utilizacao-da-maquina-publica-em-salvador,cfeb9782ac66b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

06out. CADÊ O CAPILÉ?

Logo que surgiram as denúncias, eu já estava indignado, sabialobão, CADÊ O CAPILÉ como o coletivo agia e que os artistas não recebiam pagamento. Fui ao Facebook do Capilé e havia um post dele desafiando qualquer músico e produtor cultural interessado a debater com ele. Eu embarquei na ideia”, diz Lobão, que programou um hangout ao vivo na internet e convidou Capilé. Ele aceitou prontamente, mas no dia seguinte desmarcou. “Fui procurá-lo novamente no Facebook e ele não me respondeu. Comecei a soltar algumas indiretas nas redes sociais. Disse que faria uma camisa escrita: ‘Cadê o Capilé?‘.”

http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/quero-que-essa-instituicao-seja-desmantelada-diz-lobao-que-lanca-musica-anti-fora-do-eixo

Veja também: O DIA EM QUE A CARTA CAPITAL DEU UMA DE VEJA, MÍDIA NINJA, AMOR À VIDA

…………………………………………..ARQUITETOS DO PODER

 “…Todo mundo tem o seu lado bom e o seu lado sombra. Cabe a você [marqueteiro] ressaltar o lado bom e amenizar o lado ruim… “ (Duda Mendonça)

sem medo de ser felizFazia tempo, leitor, que eu procurava, em sebo, um exemplarzinho que fosse de um livrinho de fotografia lançado logo após a campanha de 1989. A do LULA LÁ, SEM MEDO DE SER FELIZ. Era fininho, mas tudo o que havia emocionado a rua, o rádio e a tv estava lá. Cheguei a folheá-lo em livraria, ainda quente, mas… Naquele final dos 80, eu só não era mais duro do que pau de cara de político tarado. Não comprei.

arquitetos do poder  1E não é que, sem saber, nem querer, o encontrei? E bem recheado! Na verdade, não apenas ele, mas vários outros, juntos e brincando entre si. Onde? No Canal Brasil, claro.  De Getúlio a Lula, passando por “Varre, varre vassourinha…“, o documentário ARQUITETOS DO PODER conta e mostra, por dentro, como são feitas as campanhas e a política, no Brasil.

arquitetos...., Getúlioarquitetos do poder, vassourinhaarquitetos do poder, lula, estrela

Entrevistas, propaganda, fatos, imagens reais, jornais, revistas…

arquitetos do poder , Central do brasil 1arquitetos do poder, Militaresarquitetos do poder, AI5arquitetos do poder , MDB

Como a política vira história ali, na cara da gente, convém ir ao sanitário antes, porque não dá pra piscar…

arquitetos do poder, Opiniãoarquitetos do poder , Veja derrota arena

Você tá lembrado que o foco, aqui, é o PT na campanha de 89, né, leitor? Relaxe, ele vem. Antes, porém vem outro golpe (mais um golpe dentro do golpe). É assim mesmo: todo sistema fechado, sentindo-se ameaçado e podendo, reage e retrocede. Não apenas os militares (veja GRILAGEM x APAGÃO MORAL, A PULGA, O BURRO e AS NORMAS (aos olhos de hoje), etc):

arquitetos do poder, Lei falcãoarquitetos do poder, Ulissses

Só que o tempo é cruel com as ditaduras, pelo menos as “de direita” (entre aspas porque, você sabe, em certo sentido o Poder é de direita: tudo fará para manter-se, conservar-se…; veja o que diz Pasolini, em O PLIN-PLIN E A VERDADE!). As de esquerda sempre demoram um pouco mais, né (veja ÉTICA NÃO É IDEOLOGIA, FALSIDADE IDEOLÓGICA?, O DILEMA DE TEREZA CRISTINA…)? Talvez até porque, nelas, não seja possível o tal do “…nervo exposto da sociedade…” , como se diz no documentário. “Nervo exposto”? Sim, leitor: a tal da imprensa “conservadora” e “burguesa“:

VEJA, 45 ANOS, A QUEDA DE COLLOR1VEJA, 45 ANOS, A QUEDA DE COLLOR 2VEJA, 45 ANOS, A QUEDA DE COLLOR 3VEJA, 45 ANOS, A QUEDA DE COLLOR 4

… a tal da Mídia Golpista …

veja, serra, fhcveja, sérgio mota compra votoslulla operárioERUNDINA, o soco das urnas

que a esquerda tanto “odeia” (não deixe de ver EM DEFESA DE KLEBER SALAZAR, OS PROFISSIONAIS E OS AMADORES… UM POUCO DE MEMÓRIA DE QUANTO O PT ERA OPOSIÇÃO, etc). Aliás, veja que tratamento desigual:

arquitetos do poder, Collor sabiaVEJA, 45 ANOS, LULA SABIA

COLLOR SABIA” e Lula, talvez? Tudo bem …

arquitas, carta capital falta provar… Mas, e o que diz o assessor da presidência Gilberto Carvalho, em SEM MEDO DE SER FELIZ?

Voltando ao filme:

arquitetos... greves ABC, globoarquitetos do poder, SURGE lULA

arquitetos do poder,  FHC, Lulaarquitetos do poder, Opinião, Diretas

Não, ainda não haveria eleições. Nada é dado, nada cai do céu. “Democracia é um continuo parto, e parto dói”, lembra (O DILEMA DE TEREZA CRISTINA)? O regime dos militares foi gasto aos poucos: crise econômica, custo de vida, greves, pressão por liberdade, anistia, controle da inflação… Diretas Já:

arquitetos do poder , Brizola, ulisses, tancredo, Lulaarquitetos do poder,  Fafá, Diretas jáveja, eu quero votar pra presidentearquitetos do poder, Veja, Diretas já

que encontrou um pedra no caminho

arquitetos do poder, Dante de Oliviera

SINDJ E AGORANova República“, uma vitória da oposição liberal (com elementos do próprio sistema) no congresso (sem a participação do PT):

arquitetos do poder, colégio eleitoralarquitetos do poder, Isto È, tancredo, Malufarquitetos do poder , Nova república, rampa Planaltoarquitetos do poder. governo sarney

Após Sarney, que havia assumido a Presidência como vice de Tancredo, a nova Constituição (1988) obrigava a eleição direta. Aquela foi a eleição que jamais se repetirá, em nenhum lugar do mundo, leitor. Era o bem contra o mal, o Povo contra a Elite… Era outro mundo…

arquitetos do poder, rede povoarquitetos do poder , Povo Repórterarquitetos do poder, Lula lá, Chicoarquitetos do poder, Lulalá, atores globaisarquitetos do poder, Lulalá, Globaisarquitetos do poder, lula lá, josé Maia

Aquele L (na rua, nos ônibus, na TV)…

arquitetos do poder, Lula lá, L

Notou que, embora o patronato da época fosse francamente antipetista, a intelligentsia paga por ele era toda Lula lá? Tanto que:

  1.  Cláudio Humberto, o assessor de imprensa de Collor, conta (no filme) que, quando o seu candidato se dirigiu à TV Manchete para o primeiro debate, os jornalistas e os câmeras depuseram os seus instrumentos de trabalho no chãoarquitetos do poder, Collor, artista de verdade é o povo e cantaram o lulalá…” (“…eles fizeram um corredor,
    nós pássavamos e eles cantavam o “lula lá…”);
  2. A propaganda de Collor, apoiada no patrão e no povão (como o PTLula, hoje), elegeu o próprio povo como “o verdadeiro artista“.  É muita onda, né, leitor?

Como foi possível aquilo dá no que deu, meu deus?  Lula lá, brilha uma estrela/ Lula lá, cresce a esperança/Lula lá, o Brasil criança/ Na alegria de se abraçar/Lula lá, com sinceridade

atrizes de luto

Essa resposta o próprio autor daquele hino e marqueteiro daquele PT sugere. Falando (no filme) das dificuldades que teve contra o Plano Real na campanha de 94arquitetos do poder,  Paulo de Tarso, Lulalá, ele ressalta que estabilidade econômica, por exemplo, nunca foi um valor (princípio, símbolo…) para a esquerda… Ele não disse, mas muito mais coisas jamais valeu para a esquerda. Desde os sindicatos, ética, moralidade, liberdade, tolerância, democracia,etc, para a esquerda, jamais foram mais do que coisa “pequeno-burguesa”. Exceto em público, claro, o que levou o PT a ser o “Partido da Ética”, quando surgiu. Diz o escritor, ex-deputado e jornalista Fernando Gabeira, na edição comemorativa dos 45 anos de Veja:

gabeira, veja, 45 anos

Também já fui chamado de “udn” e “moralista”, na época de PT GO HOME… Lembra, aliás, de “pouca gente da “esquerdadiscursa contra a alma farrista (e formadora de patrimônio) do Estado Brasileiro… (O ZIGUE ZAGUE DOS NÚMEROS, indisponível no momento, por liminar judicial; AS VEIAS ABERTAS E AS PALAVRAS ANDANTES, MÍDIA NINJA, etc, etc), leitor? Ninguém é bobo, né?

Tenho de registrar  também – veja que doideira – que o próprio Cláudio Humberto (ex-porta-voz do presidente que sofreu o impeacheament) chegou a arquitetos do poder, Nassifdeclarar, no documentário, que a cobertura da imprensa (toda de pau em cima de Collor, como em cima dos mensaleiros, hoje) foi corretísma”…Luiz Nassif, talvez lulista roxo hoje, aparece no mesmo filme dizendo que “pulou fora da campanha” porque estaria havendo “manipulação de informação, bandidagem”. Não entendi.  E fiquei com a impressão de que ele estava se referindo à campanha do Fora Collor.

Veja esse felizmente longo documentário (Urca Filmesarquitetos do poder, Câmara dos deputados aprova impeachmentIuperjInstituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro), leitor. Tudo conhecido sobre, por exemplo, a acirrada disputa LulaxCollor, tá ali. Sobre as  demais campanhas e governos, também:

arquitetos do poder ,  FHC, Sérgio mota, COMPRA DE VOTOS Claro que, sendo política, você verá pequenas maldades como

arquitetos do poder , QUEM CONHECE O PT...

como dizia um dos programas do então candidato Collor.  Mas, também, se emocionará com campanhas como a do “…vocêarquitetos do poder,  no fundo, um pouco PT pode até não saber, mas … no fundo, você também é um pouco PT…” (lembra de SÓ O ATO SALVA e só o ético pode orar?), e sobretudo a das grávidas (voz: Chico Buarque; fundo: Bolero, de Ravel):

arquitetos do poder, GRÁVIDAS…Você não pode escolher se o seu filho vai ser menino ou menina; não pode escolher a sua altura nem a cor dos seus olhos; muito menos o que ele vai ser quando crescer;  mas uma coisa você pode escolher: que tipo de país você quer para ele…arquitetos do poder, GRÁVIDAS 2

(campanha de Duda Mendonça)

Veja o filme:

http://www.youtube.com/watch?v=EoA6zsaR0xo

E os posts: O POVO NÃO É BOBO, ABAIXO…, AMORAL DA HISTÓRIA, PARABÉNS, VEJA!, PARABÉNS, VEJA 2 , DESCANSANDO, SALVADOR TEM JEITO: CARA DE PAU PRA PREFEITO!, UM ANO DEPOIS, A RODAVIVA DOS INFRIGENTES

Anúncios
Esse post foi publicado em machadodeachismo, resenha. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s