MULTIUSO 19

ROSE DI PRIMO

ROSE DE PRIMO, CHOCOLATErose de primo, incêndiorose de primo, Manchete rose de primo, pinturaROSE DE PRIMO, POSTER rose de primo, COCO

Na moral, leitor, na próxima encarnação (já pensou se não houvesse?) você vai querer ser a pessoa com todas as qualidades que você é ou, por exemplo, um bem-sucedido coco ou canudinho? Blz, entendo…

ROSE DE PRIMO, DORMINDO

Puro mel, incêndio, pecado, pintura … sonho? Nela não palpitava o divino anseio da beleza suprema – como nos normais, segundo o poema (Do belo) de Mário Quintana. Ela era a própria beleza suprema. Que os olhos, palpitantes e felizes, comiam ali mesmo, de pé, nas bancas. Tanto que um saudável comercial de tv dizia…

 “… faz bem até para os olhos…“,

… o que teria chateado as feministas (“quase me batem“, disse Rose no Programa do Jô: http://www.youtube.com/watch?v=Li0s_p–aqQ). Quer ver o comercial?

rose de primo, yogurte, indecência

Clique:  http://www.youtube.com/watch?v=6BPRUAj_hu4)

Meu deus, uma ingênua gotinha de iogurte que pinga numa desavisada barriguinha morena e é agilmente socorrida por cuidadosos dedinhos… que a levam a uma  delicada boquinha… Que mal tem, jesuis“Se as coisas são inatingíveis … ora! / Não é motivo para não querê-las… / Que tristes os caminhos, se não fora/ A mágica presença das estrelas!” (diz o fescenino Quintana, em DAS UTOPIAS)

ROSE DE PRIMO, MOTO

rose de primo, SEIOSrosi di primo, ele, ela, biquine

ROSE DE PRIMO, LINDANotou na classe, no glamour? Na sutileza, leitor? Era assim, na época das Estrelas, que é anterior ao fotoshoping e à celebridade… Rose di Primo foi a multitalentosa capa de revista que inventou a tanga. E, com ou sem ela, toda a imaginação masculina na década de 70 e alguma coisa dos 80. Diz o site PIER DE IPANEMA:

…Símbolo de mulher brasileira, musa de Ipanema, inventora da tanga, Rose Di Primo deixou marcas nas areias do Rio e no imaginário de milhões de brasileiros…”

…………………………………………………………………………………………………..

seta gira…De tudo o que há no mundo … tem na feira de Caruaru… (Onildo Almeida/Luiz Gonzaga). Embora não fosse necessário (já que A MILIONÁRIA BELEZA DE ROSE pagou tudo), este multiuso vai ser longo, leitor.  Tava em dívida. Acumulado, abafado…

…………………………………………………………………………………………………..

CURSO DE SEXO ORAL

curso sexo oral 1

Tá próximo, viu, galera?: http://mulher.terra.com.br/vida-a-dois/curso-promete-ensinar-tecnicas-para-sexo-oral-mais-prazeroso,13e03df24f231410VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Blz, mas, na boa, leitor, já sofisticou tanto que, agora, precisa até de curso, é?

JOIA RARA1

Salvador, Lacerda, História Visual 8Salvador, início sec XX 1Salvador, década de 30, elevador, zepelling

As imagens acima são de Salvador nas três primeiras décadas do séc. XX. Fonte: Revista Salvador, História Visual, nº8 (Textos do Profº Cid Teixeira)

CANUDOS

Canudos, história4Canudos, jornal, abeça conselhrioCanudos, Ruínas4Canudos, Igreja, foto antigaCanudos, Parque, história, PedroCanudos, Parqeu, CruzeiroOrgão oficial de preservação da Memória, canudosCanudos, Mandacaru, conselheiroCanudos, Peu, Conselehiro, Vista valeCanudos, Parque1Canudos, 1964, neto cons2Canudos, Museu hstóricoCanudos, BibliotecaCanudos, parque, História

Fotos do editor (clique, para vê-las ampliadas). A do senhor de calça arregaçada acima é do neto do Conselheiro, em 1964.

A PAULINHO TAPAJÓS e ÀS “MOSTRAS DE SOM” NA UFBA dos ANOS 80

Vim, tanta areia andei

Da lua cheia eu sei

Uma saudade imensa

Vagando  eu verso eu vim

Vestido de cetim

Na mão direita rosas vou  levar…

Olha a lua mansa se derramar

Ao luar descansa o meu  caminhar

Seu olhar em festa se fez feliz

Lembrando a seresta que um dia eu  fiz

Por onde for quero ser seu par…

ANDANÇA

http://www.youtube.com/watch?v=RSoqKn9WI3k

(Paulinho Tapajós , Edmundo Rosa Souto , Danilo Caymmi)

Que saudade imensa! Quanta apoteose (O coração saía pela boca, de armas na mão, inclusive pela revolução)! Por isso a velha e boa Música Popular Brasileira, mesmo quando PRAPULAR (caso das marchinhas), já chegou a ser comparada, na França, com literatura (acho que li isso numa Caros Amigos).  E era pra menos? Mas, isso foi antes do Axé, Pagode, Arrocha… Veja o que diz o  nº 91 da Língua Portuguesa (ano 8, 2013): MPB, LITERATURAMPB, LITERATURA - Cópia Veja, também: SVEJA SHOW DE IMAGENS AO SOM DE ELIS, SEÇÃO MULTIUSO, BAILINHO DE QUINTA, A VIDA DO VIAJANTE: A SAGA DE LUIZ GONZAGA)

MÓVEL?

telefonia móvel (fonte: uma revista Língua Portuguesa que se misturou, agora, com as outras, leitor)

O MARACANASSO INGLÊS:

VEXAME INGLÊS, pLACAR, vEJAVEXAME INGLÊS, pLACAR, vEJA 2 fonte: Revista PLACAR, nº 1, 19/07/1950)

CONTRA O DIREITO DE EXPRESSÃO

AGNELO 2Quem entende? Como é que pode se queixar da imprensa burguesa, meu deus? Deu pena! Tinha hora em que ele (lembrando Genoíno/Pós-mensalão e dólar-na-cueca) só faltava passar por dentro do repórter, mas não o via! Por que, meu deus? Foi muito engraçado (lembro de um tempo em que essa galera não podia ver uma câmera ou um microfone da imprensa burguesa… Caía pra dentro, de boca!).

Todos os envolvidos foram entrevistados (inclusive o senador Cristóvão). Todos! Menos o governador, que, perseguido pelo entrevistador, desviava.

CQC (TV Bandeirantes) foi a Brasília ouvir sobre o escândalo queagnelo, CQC envolve o governador (ex-PCdoB, atualmente no PT) num esquema em que, segundo o Ministério Público, profissionais regiamente pagos (com din-din público, claro!) contaminavam as redes sociais com denúncias, dossiês e PERSONAGENS FALSOS, para atacar opositores (veja O DIA EM QUE A CARTA CAPITAL DEU UMA DE VEJA, EM DEFESA DE KLEBER SALAZAR). Teria rolado até um dossiê falso que acusava o deputado federal Fernando Francischini (SDD/PR) de ter torturado e matado num presídio do Espírito Santo, quando subsecretário de Segurança Pública… (pobre ACM, coitado. Por pouco, não foi envolvido naquele ingênuo e amador escândalo dos grampos e das fitas… Veja VEM AÍ, OS QUADROS DA OAB E OUTROS QUADROS!, AMORAL DA HISTÓRIA, XÔ CORRUPÇÃO!, A VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE II

agnelo 3Que coisa, viu? O microfone só faltou entrar na boca de Agnelo, mas ele não viu! Ô galera que não vê as coisas, meu deus! Lembra daquele longo sumiço de mais de R$43mil por mês (durante um bocado de ano!), num certo sindicato, leitor (veja mais abaixo)? Mas que coragem daquele repórter, viu?:

“…ele não teve culhão pra conversar com a gente… Espero que o MP faça a sua parte… (Oscar Filho)

Abaixo a imprensa burguesa! Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=t-6XQWLV5_8

JOIA RARA 2

fidel fala à Veja Em 1977, o jornalista Fernando Morais (autor de A Ilha, Olga, Chateau…) vai a Cuba a mando da “reacionária” Veja. É uma entrevista da época em que Cuba já não participava dos movimentos revolucionários do mundo, mas “ajudava” governos constituídos. Foi uma entrevista voltada para as relações Cuba/Eua, cujas diplomacias “bailavam”. Curiosidade: como Cuba, que não produzia armas e vivia da “ajuda” soviética (venda de açúcar a preços acima do mercado mundial e compra do resto, a preços camaradas, como o próprio “Fifo” declara), conseguia gastar tanto com tropas pela África? Trechos e imagens:

FIDEL, VEJA, FERNANDO mORAIS fidel, 04 horas de entrevsita fidel, mulheres americanasfidel, veja, turistas americanos, imprensa cubana Notou no carinho da burguesa americana, leitor? Bem, Fidel já havia concedido uma entrevista à imprensa burguesa americana, mas certos trechos teriam sido retirados da versão divulgada na TV cubana: Fidel  dá entrevista à imprensa burguesa americanaFIDEL GOSTAVA DE FALAR E QUERIA NEGÓCIOS COM A DITADURA BRASILEIRA (ninguém é tão anticapitalista assim, né, leitor?). ELA É QUE NÃO QUIS :

fidel gostava de falar, diz o português Mas proibiu Roberto Carlos, por ter “cantado para Fascistas, no Chile“… Ô, meu deus! Entre 1969 e 1973, Roberto era tão bom (veja BAILINHO DE QUINTA)!:

FIDEL, rOBERTO cARLOS PROIBIDO “Preferimos mandar médicos”:

fidel, PREFERIMOS MANDAR MÉDICOS “FIFO”, como Fidel era chamado em Cuba (segundo a revista), gostou de ver a empresa brasileira em Angola (ninguém é tão anticapitalista assim, né, leitor):

Fidel gosta de multinacional brasileira em angolaNEM A ANTIGA URSS… (“mentalidade empresarial” ou “Política”?)

fidel, URSS ESTIMULAVA A RELAÇÃO CUBAxEUA 1fidel, URSS ESTIMULAVA A RELAÇÃO CUBAxEUA - Cópia

Ora, leitor, viver é melhor que sonhar, já dizia Belchior… E todos sabem disso! O que é um político, senão um capitalista do discurso? O que um faria que o outro, não? Maximizar o lucro? Expandir ao máximo o seu negócio? Veja mais em PISTA FALSA (o Sindjufeba e os seus sete volumes de nada), PARTIDO DA CLEPTOMANIA DO BRASIL II, 1994, IDÉIAS PARA UMA ALTERNATIVA DE ESQUERDA… (o livro), AMORAL DA HISTÓRIA, NADA MAIS DO QUE A VERDADE?, MINISTRA ELIANA CALMON E AS RAZÕES DO ILUMINISMO, AS VEIAS ABERTAS E AS PALAVRAS ANDANTES

CONTESTADORES OU INTEGRADOS?

APOCALÍPITICOS, INTEGRADOS, ECOEsse era um dos papos-cabeça dos anos 80. Umberto Eco rolava, como Lenin, Marx…, mas não sei se lido. Eu, por exemplo, tenho, sei do que se trata, mas não li. Mesmo porque não precisava: o próprio mundo (político/acadêmico) já era um debate (palestras, conferências, jornais,  revistas, filmes, passeatas…) Era o mundo da Contestação, que, pós-Anistia, deixou de lado um pouco da Luta de Classe e do Partido Único, para focar em diretas, minorias, gênero, relações… Era quase a terra prometida: namoro (casamento) aberto, simplicidade, “vida alternativa”, PT… Uma festa (veja “O MILAGRE DOS 365 CARNAVAIS“/MULTIUSO16, POR QUE VIREI À DIREITA (o livro)! Como imediatamente antes da ditadura, o mundo tinha ficado, de novo, inteligente! Até a “reacionária, oportunista e mentirosa de direitaVeja (como sempre)  bateu o ponto:Veja, nº 818, 9maio1984Comprou uma pesquisa:

CONTESTADORES x INTEGRADOS, Veja, 09 maio1984 - Cópia E identificou OS CINCO TIPOS E CABEÇA DA ÉPCOA. Os mais importantes:

CONTESTADORES x INTEGRADOS1, Veja, 09 maio1984 gabeira, sungaTá notando no “contestador”, leitor? Tá meio fora de moda, mas já existiu (e discursava contra dinheiro). A fauna, desde Gabeira, era bem variada. Veja, nº 818, 9maio84, KEKA Os outros tipos:

CONTESTADORES x INTEGRADOS2, Veja, 09 maio1984 E a cabeça:

CONTESTADORES 4, Veja, 09 maio1984 Notou no “contestador”, leitor? Ele era o que menos confiava nos políticos e nos governosComo a vida é dialética, né?

CONTESTADORES 3, Veja, 09 maio1984Esses óculos, essa barba e o ar meditativo lhe dizem alguma coisa, leitor (dê uma olhadinha em ARQUITETOS DO PODER e PEÕES)? Típico universitário de esquerda da época (classe média!). Sem ele, o PT, que hoje se alimenta de outro voto e de outro tipo, não existiria. Sim, porque é a classe média – detentora de tempo, discurso e intelectualmente influente – quem legitima ou pontencializa as demandas e os discursos (e chega ao poder via esquerda). Na época, mal se falava em ecologia, mas, pelo menos da boca pra ideologia, Marilena Chauífora, o tom era de ” POLITICAMENTE CORRETO” (notou no 71%?). Quantas palmas merecidas essa galera bateu para a contestadora Profª Marilena Chauí, meu deus? Só que o seu discurso foi ótimo para compreender aquela situação. Já a do PT no poder, não. Daí o trecho em vermelho de BRASIL NERVOSO, onde a mesma prof.ª desce o pau na ideologia de classe média que gerou os cartazes “padrão-fifa”…  O QUE É IDEOLOGIA, né, leitor (veja especialmente ÉTICA NÃO É IDEOLOGIA, MÍDIA NINJA, LULA E DILMA, 10 ANOS)?

cAROS aMIgOS, Marilena, capaCAROS AMIGOS

Aliás, a mesma filósofa que eu li e aplaudi tanto nos anos 80 também disse (Caros Amigos, nº 104, nov/2005), que a “crise do Mensalão foi um produto da mídia“:

Marilena, produto da mídiacAROS aMIGOS, mARILENA CHAUÍ cAROS aMIGOS, mARILENA CHAUÍ1 Agora que entendi o nome da revista. Antes eu pensava que era uma merecida homenagem a Chico Buarque. Bem, por falar em POLITICAMENTE CORRETO …

BIOGRAFIAS NÃO AUTORIZADAS:

Veja, MAO, GANHDI, 23out13 Fonte: Revista Veja, ed. 2344, 23out13, fl.89). Ora, deve-se ou não proibir biografias não autorizadas, leitor? Claro que deve. Veja mais: “… Em 1969, quando o regime reconstruído de Mao foi montado, ele criou o Pequeno Grupo e fez de Madame Mao seu cão de ataque. Ela não tinha uma função administrativa…

MADAME MAO 1,  fl.737 até… MADAME MAO 2,  fl.737 mao a históriaEssa informação maodosa  está na fl. 735 de MAO, A HISTÓRIA DESCONHECIDA, de John Halliday e Jung Chang, mesma editora, 2005. Veja mais em STALIN, MAO, FIDEL (e ERENICE) , CISNES SELVAGENS…)

Por que maodosa, leitor? Luiz Viana responde em

ruy a vida(Viana Filho, Luiz. A VIDA DE RUY BARBOSA. Assembleia Legislativa e Academia de Letras da Bahia, Salvador, 2008, fls. 22 e 501):

A VIDA DE Ruy Barbosa, fl.22 Daí… A VIDA DE Ruy Barbosa, fl.501

DEVO EDUCAR MEUS FILHOS PARA SEREM ÉTICOS? (Gustavo Ioschpe)

Quando eu tinha uns 8 ou 9 anos, saía de casa para a escola numa COM NOSSOS PAISmanhã fria do inverno gaúcho. Chegando à portaria, meu pai interfonou, perguntando se eu estava levando um agasalho. Disse que sim. Ele me perguntou qual. “O moletom amarelo, da Zugos”, respondi. Era mentira. Não estava levando agasalho nenhum, mas estava com pressa, não queria me atrasar. Voltei do colégio e fui ao armário procurar o tal moletom. Não estava lá, nem em nenhum lugar da casa. Gelei. À noite, meu pai chegou em casa de cara amarrada. Ao me ver, tirou da pasta de trabalho o moletom. E me disse: “Eu não me importo que tu não te agasalhes. Mas, nesta casa, nesta família, ninguém mente. Ponto. Tá claro?”. Sim, claríssimo. Esse foi apenas um episódio mais memorável de algo que foi o leitmotiv da minha formação familiar. Meu pai era um obcecado por retidão, palavra, ética, pontualidade, honestidade, código de conduta, escala de valores, menschkeit (firmeza de caráter, decência fundamental, em iídiche) e outros termos que eram repetitiva e exaustivamente martelados na minha cabeça. Deu certo. Quer dizer, não sei. No Brasil atual, eu me sinto deslocado…” na íntegra: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/gustavo-ioschpe-devo-educar-meus-filhos-para-serem-eticos

O HARAQUIRI DE DILMA (Suely Caldas)

Olho no que diz Vargas Llosa em TUDO PODE DAR CERTO? (trecho sinalizado pela dentadura) AMORAL DA HISTÓRIA e O CASO BANCOOP II (em vermelho). O caso Produban (banco estatal de Alagoas, em DESCANSANDO) é outro exemplo. Olho, também, na FESTA DOS BODES (MULTIUSO10)… O que não nos falta, aliás, é exemplo, né?RELATÓRIO DA AUDITORIA Lembra daquelas cópias digitalizadas de um certo RELATÓRIO DE AUDITORIA, em DESVIO NO SINDJUFE É DE BEM MAIS DE MEIO MILHÃO! (indisponível, por ordem judicia)? UM ANO DEPOIS pode lhe dizer mais (R$43 mil sumidos todo mês, durante anos, SEM NINGUÉM VER E – QUE SE SAIBA, PELO MENOS – NENHUMA PROVIDÊNCIA, ATÉ AGORA…!)  E ainda tem aquele negocinho da Petrobrás, em Pasedena/EUA, né? Mais em VEJA, CHAVES, MINO CARTA E O PThttp://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2013/06/08/mpf-investiga-compra-de-refinaria-da-petrobras/, http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/12/17/pasadena-resposta-a-revista-veja/?gclid=CP3mste7vroCFc-Y4AodnBsA7A, etc) Mais um pouco do Nobel peruano (PEIXE NA ÁGUA – memórias– CIA DAS LETRAS, SP, 1993, fls. 214 e 215):

peixe na água

Llosa, Vargas, Peixe na água, fl214Llosa, Vargas, Peixe na água, fl215 SETA GIF COBRINHA esq dirOutro lembrete: com a privatização das Teles, as contas de telefone (fixo e celular) se tornariam “impagáveis“, como já estaria acontecendo na Argentina de Menen… Era o que dizia uma importante dirigente do Sindjufe/ba, na época… (mais em COMPUTADOR QUEIMADO)

haraquiri dima,

No dia em que o campo gigante de Libra foi vendido para a Petrobrás e quatro empresas estrangeiras, a presidente Dilma Rousseff foi à TV comemorar o sucesso do leilão e garantir que seu governo não privatizou o petróleo do pré-sal. Ora, então por que leiloou? Por que despachou equipes para a Europa, EUA e China com a missão de “vender” o petróleo do pré-sal como um bom negócio? Por que a tristeza e a decepção de seu governo quando as gigantes Chevron, British Petroleum e Exxon Mobil desistiram da licitação? (…)

A resposta veio de um ex-tucano (hoje aliado querido de Dilma), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes:O discurso antiprivatista ainda resiste no Brasil de 2013, quando a gente vê pessoas fazendo questão de dizer que não estão privatizando ou negociando com o setor privado” (…) Afinal, em mais de 20 anos a privatização já deu provas e provas de que mais enriquece a população do que empobrece o patrimônio público (…)

ela [a privatização] ainda é atacada, por oportunismo político de quem usa o argumento do falso nacionalismo para impressionar e comover os brios do sincero patriotismo dos brasileiros. Pura enganação. O que os políticos defendem são seus interesses e privilégios, temem o desmanche de uma parcela do Estado que sempre usaram para trocar favores, comprar aliados, fazer caixa para suas campanhas eleitorais. Só alguns exemplos: os bancos estaduais, as elétricas estaduais, as siderúrgicas federais, a Rede Ferroviária Federal (…) A Vale privada ganhou em qualidade de gestão e passou a arrecadar para o Estado mais dinheiro em impostos do que em dividendos quando era estatal…”

na íntegra: http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-harakiri-de-dilma-,1090203,0.htm

A VINGANÇA DA ELITE. 100 ANOS DEPOIS (João Carlos Nóbrega de Almeida)

“O futebol pasteurizado, a “arenização” dos estádios, a farra dos “grupos de investimento (…) e a falta de banguelas na torcida, são sinais evidentes de que o projeto de quem detém os direitos de tudo venceu. Agora só falta esperar que jogadores mulatos tenham que usar pó-de-arroz novamente para poderem jogar. Voltamos ao pré-anos20. O Football Club, enfim, se vingou da popularização (…) E esta mudança de perfil, com figuras mais brancas, repletas de mais dentes e com barbas mais bem feitas, lavadas por uma loção superior à Bozzano, embora, possivelmente, bem mais ignorantes (pelo menos em termos do esporte que pretendem acompanhar), faz parte do show, do circo, da nova era do futebol brasileiro, medíocre dentro do gramado, ufanista nas palavras do locutor e de seus auxiliares, engomado nas ex-arquibancadas e gerais, agora cadeiras acolchoadas e com dobradiças automáticas… na íntegra: http://www.casaca.com.br/home/2013/06/15/a-vinganca-da-elite-100-anos-depois/

A RIQUEZA E A POBREZA DAS NAÇÕES 

(Um dia alguém paga de novo essa conta. Quem? Tu, “Povo Brasileiro“! Ah se fosse na tua época, FHC…)

“O Governo Federal, o Estado do Amazonas e a Prefeitura de copa, manaus, vinícios cegalaManaus estão construindo três estádios para a Copa do Mundo de 2014, evento em que a cidade receberá quatro partidas, todas da primeira fase. Além deles, está sendo feito um campo de futebol reserva, no padrão Fifa, “para ser utilizado no que for necessário”, segundo o governo estadual. O principal equipamento em construção é a Arena Amazônia, a um custo de R$ 604 milhões, para 42.374 pessoas. É ali que irão acontecer os quatro jogos da Copa. Além dela, está-se construído um novo Estádio da Colina (…) com gramado e vestiários padrão Fifa, a ser utilizada como um COT, ou Centro Oficial de Treinamento, da cidade de Manaus. Custará R$ 21 milhões, sendo R$ 9,7 milhões de verbas federais e o restante do Estado do Amazonas.(…) Também está sendo erguido o Estádio do Coroado, para 5.000 pessoas, na Mini Vila Olímpica, zona leste de Manaus (…) Vai custar R$ 15 milhões (…) Na Copa de 2006, na Alemanha, todos os COTs eram privados, de clubes ou associações, nada foi construído pelo poder público só para ser usado como campo de treino durante a Copa. No Brasil (…) O Campeonato Amazonense deste ano contou com dez clubes de futebol e teve média de público inferior a 500 pagantes por jogo. A partida da final disputada em Manaus contou com menos de 3.000 torcedores. Na íntegra: http://viniciussegalla.blogosfera.uol.com.br/2013/08/24/para-receber-4-jogos-da-copa-poder-publico-esta-construindo-3-estadios-e-um-campo-reserva-em-manaus/ Veja, também: “ACORDA BRASIL”, BRASIL NERVOSO e CIDADES, MEGAENVENTOS E INFORMAÇÃO, artigo do arquiteto e professor titular da UFba, Paulo Ormindo de Azevedo, em POLÍTICA COM VATAPÁ

Esse post foi publicado em machadodeachismo, oxigênio, resenha. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s