O livro ESQUERDA CAVIAR- a hipocrisia dos artistas e intelectuais progressistas no Brasil e no mundo [Rodrigo Constantino, 3ª edição, RJ, Record, 2013] pode até ser explosivo, mas não é bomba, leitor. É mina. Veja: “… quando você quer ajudar as pessoas, você diz a verdade a elas. Quando você quer se ajudar, você diz a elas aquilo que querem escutar…” (fl. 22). Não mina? Veja MULTIUSO 20.
“… Claro: sempre xingou o capitalismo, que sempre foi pior do que o “socialismo” quando não se interessou por … consumidores (poder de compra, propriedade, educação, que geram cidadãos), mas, primeiro, cuidou sempre de si:
-
pôs os seus filhos nas melhores escolas (que ninguém é besta);
- buscou os melhores espaços, inclusive para morar;
- pensou no presente e no futuro, com investimento e conforto possível;
- sempre que pôde dominou com mão de ferro, nem sempre para o bem do dominado;
- como qualquer mortal, viu na política o meio mais próximo ou próspero (autônomo e pouco fiscalizado) para a ressignificação das suas vidas…
Quer dizer: goza o mundão como pode; sempre que pode, concentra e exclui; e os outros é que são capitalistas e de direita… A propósito, algum de nós acha que o discurso “radical” do PCdoB, por exemplo, só teria vindo a conhecer o ex-prefeito biônico Fernando Collor após apoiá-lo para o governo de Alagoas (1987/89)?…”
Não, leitor, isso ainda não é o livro. É CABA NÃO, MUNDÃO.
Lembra de ÉTICA NÃO É IDEOLOGIA? E de STALIN, MAO, FIDEL (e ERENICE)? SÓ O ATO SALVA e só o ético pode orar, né? NADA É TUDO! FALSIDADE IDEOLÓGICA? Veja EM DEFESA DE KLEBER SALAZAR, O DILEMA DE TEREZA CRISTINA, VIVA A CORRUPÇÃO! … Qualquer coisa, viaje em livro. Outra lembrancinha:
”… pouca gente da “esquerda” discursa contra a alma farrista (e formadora de patrimônio) do Estado Brasileiro. E menos ainda contra carrões…”
Isso tá em muitos lugares, inclusive em AS VEIAS ABERTAS E AS PALAVRAS ANDANTES. Curioso, né? Mais uma:
“… por que no papel somos tão lindos e, na real, nem tanto? Ou melhor: por que o peixe que vendemos é um, e o que entregamos quase sempre é outro?…“ (TUDO PODE DAR CERTO?)
Pronto. Agora, vamos ao mais CONTRA UM MUNDO MELHOR dos livros. Mas, só a cabecinha, tá? Não é que doa. É que tanta exploração, tanto toque, tanta busca de prazer precisam de certas preliminarezinhas, né?