ALERTA DE ANO NOVO
Nesta assustadora crônica (Veja, 06/jan16), o excelente Roberto Pompeu de Toledo traz dados de um “prudente, metódico e preocupado” Sr. Custódio (aquele que custodia, que guarda), em cuja caderneta alguns dados dos anos 60, 70, 80 e 90 tiram-lhe o sono. Atenção, leitor:
“…Ele (sr. Custódio) é um veterano de inflações. Quando jovem, viveu os 81,99% de 1963 e os 86,46% de 1964. Já maduro, tendo de arcar com as próprias contas, lembra dos 220,6% de 1984 e dos 235,13% de 1985 (…) Em 1990 foi de 1 475,71%; em 1992, de 1 158%; em 1993, de 2 780,6% (...) O sr. Custódio está preocupado com a inflação de dois dígitos e as notícias de suspeitas reorientações da política econômica do governo e, como teme que muitos brasileiros, especialmente os 40% nascidos depois de 1990, não tenham ideia do que é viver com altas taxas, franqueou ao colunista seus registros de despesas dos anos 1993-1994, vésperas do Plano Real.
…o aluguel do apartamento em que morava, em janeiro de 1993, era de 2 350 000 cruzeiros (sim, milhões ─ era nessa esfera que se trabalhava); em fevereiro já passara para 3 127 530 e, em julho, atingira 14 540 000. Foi da casa dos 2 milhões para a casa dos 14 milhões em sete meses! A conta de luz, que em janeiro era de 367 760 cruzeiros, em julho chegara a 1 953 422…”
Lembro de uma piada no programa VIVA O GORDO (se não me engano), em que Jô Soares dizia: “no Brasil, todos somos ricos. Todos ganhamos milhões…!
“… Em junho de 1993, a compra de mês num supermercado custou-lhe 3,4 milhões de cruzeiros (…)”
Leitor!? Se ligue, viu?:
“…O que era fora da realidade de uma sociedade organizada, e tão fora que atingia níveis surreais, era, primeiro, ter de trabalhar com tantos algarismos, e, segundo e mais importante, algarismos que não paravam quietos, tomados pela loucura de subir. Em março-abril, o sr. Custódio fez um tratamento dentário. O esperto dentista não quis perder tempo fazendo cálculos de milhões. Tomou logo como referência a moeda americana e cobrou 400 dólares pelo serviço, a ser quitados em duas vezes…”
Veja por que eu estive entre os quase 50% que votaram contra a bandidagem atual:
“…Em agosto de 1993 (…) A inflação continuaria em sua marcha indômita. O sr. Custódio, nesse período, tinha o azar de ter um filho cursando uma cara faculdade, que pagava às vezes recorrendo a empréstimos de parentes. A mensalidade foi de 12 700,98 cruzeiros reais, em agosto, para 46 470, em dezembro. No ano seguinte a marcha continuou, e a mesma mensalidade, em junho de 1994, o último mês antes do início da era do real, atingira 389 179.
“…São só alucinações, claro. Custódio, além de prudente e metódico, é assustadiço como costumam ser as pessoas prudentes e metódicas. Em todo caso, consultando seus alfarrábios, ele verifica como foi fácil, poucas décadas atrás, escalar dos 19,47% de inflação em 1970 aos 79,42% em 1979, e daí aos 235,13% em 1985. Com a inflação, vão-se os ministros da Fazenda. O governo Sarney teve quatro. Itamar Franco, em sete meses, testou e descartou três, antes de nomear Fernando Henrique Cardoso. Dilma Rousseff, em onze meses do segundo mandato, já partiu para o segundo.
O sr. Custódio é assaltado pela sensação de um conhecido filme que recomeça. Ele gostaria que a excelentíssima senhora presidente da República e o excelentíssimo senhor Nelson Barbosa, o novo ministro da Fazenda (…) dedicassem um minuto de seu precioso tempo para considerar os dados de sua caderneta. O desânimo o impede de sair por aí desejando às pessoas um feliz ano-novo. Prefere distribuir alertas de ano-novo. O colunista pensa que ele talvez tenha razão.”
Roberto Pompeu de Toledo
http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/opiniao-2/roberto-pompeu-de-toledo-alerta-de-ano-novo/
https://segundavia.org/2015/annual-report/
FELIZ NATAL
“…Se houvesse uma única estrela no Céu, ela não causaria
menos admiração do que as estrelas todas em conjunto. Ninguém se queixa por a Terra ter uma única Lua. Antes pelo contrário: uma centena de luas atrapalharia muito. A criação de bilhões de estrelas foi um enorme exagero. Quando as coisas existem em profusão, os seres humanos não lhes dão apreço. Por isso, muitas vezes olhamos para o Céu estrelado e não vemos uma estrela sequer, porque confundimos tudo com poeira cósmica…”
Jostein Gaarder; O Mistério do Natal, Cia das Letras, 1998, fl. 79
…De tudo o que há no mundo … tem na feira de Caruaru… (Onildo Almeida/Luiz Gonzaga)
FALA
Falo de uma terra girando em torno de si,
nada errante.
De redemoinhos sufocados no deserto,
delirantes;
De um mundo soterrado!
Falo como a terra fala quando expulsa,
do fundo do seu coração,
os seus sentimentos mal acomodados.
FALA
Luiz Estrela (poema antigo dedicado à vida em Mariana)
ELA SABIA, MAS ELES, NÃO
IRENE RAVACHE NO RODA VIVA
RODA VIVA: …quando a Dilma foi eleita, você tinha uma certa simpatia …; a 1ª mulher eleita presidente…Queria saber…
COMENTÁRIO DA BANCADA: ….Você era, praticamente, garota propaganda do PT… Eu me lembro do PT, início dos anos 80… você ali … lindíssima… o símbolo desse novo partido lindo… nascendo…
IRENE RAVACHE: … Quando surgiu o PT, eu achei que o gigante, finalmente, ia acordar.. Um partido novo… Um partido que é um sucesso na oposição…, Um partido que diz o que eu tenho vontade de dizer…; Votei a 1ª vez no Lula, pra presidente, quando ele concorreu com Color de Melo; mas, quando ele ganhou a presidência, eu não votei, eu votei no José Serra. Mas, quando ele ganhou, eu fiquei feliz … Eu disse: agora, nós vamos… Por que que eu não votei, nessa 2ª vez, no Lula? 1º, por que eu sabia que muita gente ia votar e o PT ia ganhar… E porque eu gosto de José Serra!… Não fui pra Av. Paulista comemorar, mas, por dentro, eu comemorei… Eu achava que nós estávamos muito bem na foto… Eu nunca tinha passado por uma traição… Até o PT!
Aí, foi uma traição com direito a choro, direito a tango, direito a “não mereço isso … por que você fez isso comigo.. Por que esse partido fez isso comigo.” Eu me senti traída! E isso desde muito cedo! Desde quando as coisas começaram a acontecer. Desde Valdomiro, Celso Daniel… O que eu queria? Eu queria uma explicação… Eu me senti traída, como geração, como cidadã… Fiquei no chão!… Eu dizia com o meu marido: “eu estou mal!” Então, quando houve a eleição da nossa presidente, eu não festejei tanto…
https://www.youtube.com/watch?v=vBCx-XigzKA
Muita coisa você não pode ver porque está bloqueada pela justiça, leitor, mas veja, também, ÉTICA NÃO É IDEOLOGIA, UM HEROI, A RODAVIVA DOS INFRIGENTES, MULTIUSO 20, MULTIUSO 21, HONESTIDADES CRETINAS, VOZES DO DESERTO, MEU PEDACINHO DE CHÃO, NAVEGAR É PRECISO, EM FAMÍLIA II, O QUE É IDEOLOGIA!?, “INSTITUTO BRASIL”, O PETRÓLEO É NOSSO, MAS A IMPRENSA, NÃO!, FOGO PAGÔ, ARQUITETOS DO PODER, A ENTREVISTA DE TUMA, O HOMEM QUE JOGAVA DEMAIS, MULTIUSO 17, A POESIA E A TOGA, 1994, IDÉIAS PARA UMA ALTERNATIVA DE ESQUERDA… (o livro), BAILINHO DE QUINTA, MULTIUSO11, VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME?, VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME? – parte 2, O MINISTRO MARCO AURÉLIO DE MELO, NO RODAVIVA (quase tudo), A REGRA DO JOGO, A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE (ARNALDO JABOR?), DESENTALANDO (comício de tudo)!…
http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2015/12/10/neta-de-lula-denuncia-assedio-de-reporter-da-globo-com-foto-do-dedo-do-meio.htm
OLHOS NOS OLHOS…
https://www.facebook.com/AliancaNacional.Oficial/posts/1655647194690857?fref=nf
UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL, COM MENOS DIN-DIN
A 1ª foto é da minha humilde maquininha, entre Jussiape e Rio de Contas (por dentro). A 2a é de Felipe Lago. As da Cachoeira da Fumaça (que a minha maquininha ousou tentar capturar) são do site http://www.nasalturas.net/fotos-cachoeira-da-fumaca …
UM NATAL DIFERENTE 1
“Luckies são fáceis na minha garganta. Não existem tabacos mais finos do que os utilizados em Luckies, e seu processo exclusivo é a proteção contra irritação da sua garganta … contra a tosse”
(campanha de 1935)
UM NATAL DIFERENTE 2
(Veja, dezembro 1993)
UM NATAL DIFERENTE 3






LET ME ROLL IT
Quando ouvi (1973, no rádio, ainda em Santanópolis), fiquei paralisado. Naquele tempo, um dia durava muito. Única diversão: caçar de badogue, procurar mel no mato, banho de rio, tanque ou açude, rádio e baba… Nas “férias” (do colégio), a terra girava ainda mais devagar… Um dia, na frente da casa de Seu Zezinho (o alfaiate), embaixo do pé de oiti, do rádio:
LET ME ROLL IT (Paul Maccartney)
É uma balada, dança-se até sem sair do lugar, mas veja o que fazem, juntos, guitarra, baixo, bateria e vozes…
ARTE
INCIDENTE EM ANTARES
Na pequena Antares, interior do RS, um grande incidente mexeu com a cidade… De repente, os mais baixos lixeiros da humanidade, os coveiros, tornaram-se visíveis… Estavam em greve! Fantástico! Foi nesse livro, aliás, que vi uma bem-humorada (e certamente exagerada) definição dada aos agradáveis hermanos argentinos: “…um italiano que fala espanhol e pensa que é inglês…“.
Junto com Seara Vermelha, Terras do Sem Fim (Jorge Amado) e toda a atmosfera da época (já em Salvador), esse literalmente fantástico Incidente em Antares deixou o meu abobado coração de esquerda ainda mais
abobado. Que perigo, meu deus (veja o blog)!
Adorei achar essa propaganda numa Veja de 1972:
Note que, em pleno período Médice (auge da ditadura), a propaganda diz “…num país sem liberdade, este livro seria morto…“. O QUE É IRONIA, né, leitor? Por que será que os milicos deixaram rolar (LET ME ROLL IT)? Milico de direita é assim. Nem sempre morde. A isca! Pra quê, né? Se literatura prega para convertidos… (O Sindjufe antigo já eliminou geral e proibiu que se escrevesse, lembra de O QUE É ISSO COMPANHEIRO II, CONSELHO DE ÉTICA, A VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE III, A QUANTAS ANDA?, SUAS EXCIAS: O FATO, A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO, O STJ, O STF, VARGAS LHOSA E O SINDJUFE-BA…?
Na época (em que o nosso dim-din, no Sindjufe, virou alma penada), pretendeu-se evitar que se fizesse pergunta sobre o que só eles sabiam: um longo desfalque de milhões. Mas, se quisesse fazer poesia, conto ou crônica poderia, lembra? Não? Veja:
Entendeu POR QUE VIREI À DIREITA?
VISITE A CASA DE JORGE
Veja MULTIUSO15
UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL, COM OU SEM DIN-DIN…
“…ELES NÃO GOSTAM DOS GRANDES…“


O QUE O PT DESTRUIU:
Não Edinho Silva, o PT não reproduziu “erros da sociedade”…
(http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,para-edinho–pt-reproduziu-erros-da-sociedade-e-defende-reformulacao-da-sigla,10000002189)

O PT foi o nosso erro…
ROUBANDO DOS POBRES 2
Em UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL (“VEJA MENTE”), você viu o primeiro ROUBANDO DOS POBRES. E não é que, agora, a “golpista” Veja (16dez15) volta a “mentir”?
ATENÇÃO, LEITOR: “RESISTINDO NA LUTA!“
Veja, também: O PETRÓLEO É NOSSO, MAS A IMPRENSA, NÃO!, DOIS TEXTOS PARA A HISTÓRIA e
A “GOLPISTA” VEJA “MENTE” 1
(Trechos da entrevista com Paulo Paim)



CHÁ E SORRISO (“UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL”)
…Não enfie o seu dedo no nariz
Nem faça tudo que sempre quis
Se porte como uma atriz
Sim, aqui o que vale é a mise-en-scène
Reforce a tintura, passe um creme
Cante um trecho de La Bohème
E sente-se no sofá
Que é de herança e família
Seja fina, converse com a gente
Até a hora do chá
(do poema CHÁ E SORRISO, de Chacal)
(mais em poemas/contos/crônicas
“DEU NA VEJA, DESCONFIE (VEJA MENTE)”2
Assim dizia o site oficial do PCdoB (veja EM DEFESA DE KLEBER SALAZAR)…
Essa propaganda política da CUT foi veiculada na “golpista de direita” Veja, em 01 setembro 1993… Como e por que uma revista tão “vendida” veicularia tal propaganda, leitor? Ela poria em risco os seus anúncios do Itaú, Bradesco e etc, que a tornam independente em relação a governos? Possíveis respostas em PARABÉNS, VEJA!, PARABÉNS, VEJA 2, VIVA A CORRUPÇÃO! (não disponível por ordem judicial), AMORAL DA HISTÓRIA, UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL (“VEJA MENTE”), UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL (VEJA MENTE II), DESCANSANDO, ARQUITETOS DO PODER, O LEITOR É O VERDADEIRO PATRÃO?, ELE É SOCIALISTA?…
E em:http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2809200821.htm
Veja também: MULTIUSO4, MULTIUSO14, MULTIUSO 18, MULTIUSO 19, MULTIUSO 20, MULTIUSO 21, MULTIUSO 22, NAVEGAR É PRECISO, A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE (ARNALDO JABOR?)…
A REGRA DO JOGO (PINOCHET TAMBÉM NÃO QUERIA OS FILHOS INVESTIGADOS…)
A “GOLPISTA” VEJA “MENTE)”2
o racismo no Brasil é pior do que na África do Sul?
Tá gostando dessa página amarela da “reaça de direita” Veja, leitor? Gostou do “hipócrita“? E do “…mercado que quer ver aqueles milhões de negros consumindo…“? Pena que, até onde se sabe, nenhum movimento negro unificado unificado ou não tenha dado um ai em defesa do gigante Joaquim Barbosa, né? O que os desuniu? Segue:
Se tiver alguma dúvida, leitor, dê uma olhadinha no interior do estado brasileiro,incluindo o judiciário… Segue:
Volta a rondar o fantasma do ex-ministro Joaquim, né, leitor?
Mas, antes, terá de pegar em arma contra escola vagabunda, pagode, axé music, partido… E não esqueça: