MULTIUSO14

“BELEZA É A INTELIGÊNCIA À FLOR DA PELE”:

  • Acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem ainda não chegou ao poder;
  • o egoísmo é a generosidade consigo mesmo;
  • a advocacia é a maneira legal de burlar a justiça;
  • a esperança é a última que mata;
  • o melhor movimento feminino ainda é o dos quadris;
  • o adultério é o mercado negro do orgasmo;
  • amor não é coisa para amador;
  • quem não tem boa aparência acha sempre que as aparências enganam;
  • os analfabetos têm falta de vitaminas ABC;
  • o otimista não sabe o que o espera;
  • se algum dia eu abrir mão das minhas convicções morais, a preferênia é sua…

Fonte: Revista Veja (04abr12)

Veja, também, AMORAL DA HISTÓRIA.

GOSTOSOS COMERCIAIS

Ó: CUIDADO COM JUIZOS PRECIPITADOS, viu? Veja:

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=8dwR-F79MjU&feature=endscreen

enviado por Pedro Vieira

LIXO É AQUILO QUE NÃO TEM APROVEITAMENTO. MATERIAL RECICLÁVEL, SIM

Tião Santos, presidente da Associação dos Catadores do Aterro Metropolitano do Jardim Gramacho (ACAMJG). Também participou do documentário Lixo Extraordinário, de Vik Muniz. Veja a entrevista: http://www.youtube.com/watch?v=p1knM0h1ZE0

E a matéria: http://www.revistaafro.com.br/portal/gente/tiao-lider-de-catadores-de-lixo-vira-estrela-de-cinema/

PERNAMBUCANOS CABRAS-DA PESTE

Eles tiveram um filho. Veja:http://oglobo.globo.com/pais/nasce-primeira-crianca-brasileira-com-dupla-paternidade-4128160

CÉREBRO

LADO ESQUERDO: “… eu sou um cientista. A matemático. Amo o familiar. Eu categorizo. Sou preciso. Linear. Analítico. Estratégico. Sou um prático. Sempre no controle. Um mestre em palávras e linguagem. Realista. Eu equaciono e brinco com números. Amo ordem. Sou um lógico. Eu sou exatamente como sou”

LADO DIREITO: “…Eu sou a criatividade. Um espírito livre. Eu sou paixão. Aspiração. Sensualidade. Eu sou o som das boas gargalhadas. Eu sou gosto. A sensação de areia sob o pé descalço. Eu sou movimento. Cores vívidas. Eu sou o impulso de pintar em uma tela vazia. Eu sou a imaginação sem limites. Arte. Poesia. Sou sensação. Eu sinto. Eu sou tudo o que eu queria ser.

 MERCEDEZ BENZ. O melhor ou nenhum

O engraçado é que nem fala de carro, né (http://www.jeanniejeannie.com/2011/02/25/left-brainright-brain-gorgeously-illustrated-mercedes-benz-ads/)?

Tô mais para a direita. E você?

enviado por Henrique

seta giraTudo aqui explora um barro formador: Ética, Pensamento, Literatura, Democracia, Arte(veja o blog). Clicando em artigos, resenhas, poemas/contose multiuso você pode ver tudo o que já foi publicado. Incluisve LER DEVIA SER PROIBIDO, da mineira Guiomar Grammont, que pode mudar a sua vida.

 A JUSTIÇA QUE FUNCIONA

“…A Nova Zelândia está em primeiro lugar na lista de países menos corruptos do mundo, com a Dinamarca. Nessa lista, o Brasil ocupa a 69ª posição. Na Nova Zelândia, o Poder Judiciário é motivo de orgulho para a população, e seus integrantes são respeitados. Lá, as pessoas vivem sem medo de ser assaltadas, e, quando alguém comete um delito, é julgado e punido de forma rápida e exemplar (…) Seu povo é amável, ético, justo e com uma simplicidade sem par (…) As frutas eram vendidas em barracas à beira da estrada. Não havia ninguém para cuidar delas. Uma placa dizia: “Leve a sacola e coloque o dinheiro na caixa em cima da mesa”. A caixa era de papelão e não estava presa. Em Auckland, os jornais eram vendidos no meio da calçada em um cavalete. Havia uma caixinha ao lado para colocar a moeda de pagamento, que podia ser facilmente furtada. Parecia que estávamos num mundo da fantasia (…) Nesse lindo país (…) a população se surpreendeu com um escândalo nacional sem precedentes. Dois advogados, proprietários de uma corretora, deram um golpe e lesaram seus clientes…”

Clique em http://revistaepoca.globo.com/Vida-util/vilfredo-schurmann/noticia/2012/03/justica-que-funciona.html e veja o que aconteceu aos ladrões e à associação de advogados, leitor. O curto e estimulador texto é do economista que já deu a volta ao mundo duas vezes VILFREDO SCHÜRMANN. Importante: a Nova Zelândia não é socialista. Ao que parece, é só um país civilizado.

Veja, também: PARABÉNS, VEJA!, O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?, MINISTRA ELIANA CALMON E AS RAZÕES DO ILUMINISMO, O DILEMA DE TEREZA CRISTINA,  PARTIDO DA CLEPTOMANIA DO BRASIL

O MAR

O que pode fazer o mar com tanta água, além de recolher as mágoas dos  continentes?

A foto acima (deste editor) é de uma das esculturas a céu aberto do Museu de Arte Moderna da Bahia.

BRASIL

  • “…Alguns brasileiros não negros se acham no direito de tomar certas liberdades com negros…
  • … Ao chegar ao STF, eu tinha uma escolaridade jurídica que pouquíssimos na história do tribunal tiveram o privilégio de ter. As pessoas racistas, em geral, fazem questão de esquecer esse detalhezinho do meu currículo. Insistem a todo momento na cor da minha pele…
  • …Foi ele quem, em 2010, quando me afastei por dois meses para tratamento intensivo em São Paulo, questionou a minha licença médica e, veja que ridículo, aventou a possibilidade de eu ser aposentado compulsoriamente. Foi ele quem, no segundo semestre do ano passado, após eu me submeter a uma cirurgia dificílima (de quadril), que me deixou vários meses sem poder andar, ignorava o fato e insistia em colocar processos meus na pauta de julgamento para forçar a minha ida ao plenário, pouco importando se a minha condição o permitia ou não…
  • …Peluso inúmeras vezes manipulou ou tentou manipular resultados de julgamentos, criando falsas questões processuais simplesmente para tumultuar e não proclamar o resultado que era contrário ao seu pensamento. Lembre-se do impasse nos primeiros julgamentos da Ficha Limpa, que levou o tribunal a horas de discussões inúteis; não hesitou em votar duas vezes num mesmo caso, o que é absolutamente inconstitucional, ilegal, inaceitável (o ministro se refere ao julgamento que livrou Jader Barbalho da Lei da Ficha Limpa e garantiu a volta dele ao Senado, no qual o duplo voto de Peluso, garantido no Regimento Interno do STF, foi decisivo. Joaquim discorda desse instrumento); cometeu a barbaridade e a deslealdade de, numa curta viagem que fiz aos Estados Unidos para consulta médica, “invadir” a minha seara (eu era relator do caso), surrupiar-me o processo para poder ceder facilmente a pressões…
  • …uma universidade francesa me convidou a participar de uma banca de doutorado em que se defenderia uma excelente tese sobre o Supremo Tribunal Federal e o seu papel na democracia brasileira. Peluso vetou que me fossem pagas diárias durante os três dias de afastamento, ao passo que me parecia evidente o interesse da Corte em se projetar internacionalmente, pois, afinal, era a sua obra que estava em discussão. Inseguro, eu? …
  • …meu deus! isto lá é postura de um presidente do supremo tribunal federal?…
  • …Tire as suas próprias conclusões. Tenho quase 40 anos de vida pública. Em todos os lugares em que trabalhei sempre houve um ou outro engraçadinho a tomar certas liberdades comigo, achando que a cor da minha pele o autorizava a tanto. Sempre a minha resposta veio na hora, dura. Mas isso não me impediu de ter centenas de amigos nos quatro cantos do mundo.”

entrevista completa do Ministro Barbosa: http://oglobo.globo.com/pais/peluso-manipulou-resultados-de-julgamentos-diz-joaquim-barbosa-4693916

entrevista completa do Ministro Peluso: http://www.conjur.com.br/2012-abr-18/entrevista-ministro-cezar-peluso-presidente-stf-cnj

Leia, também:

MINISTRO JOAQUIM BARBOSA: “Judiciário tem grande responsabilidade pelo aumento da corrupção no país”

MINISTRA ELIANA CALMON E AS RAZÕES DO ILUMINISMO 

INSENSATO CORAÇÃO

BECHARA, GEYSI E O LIVRO “POR UMA VIDA MELHOR”

“DEU NA VEJA, DESCONFIE”

Propaganda oficial do governo da Bahia, na revista Veja. Lembra de

Veja EM DEFESA DE KLEBER SALAZAR.

EDUCAÇÃO: INVESTIMENTO, PLANEJAMENTO E PRAGMATISMO

Isso é na China. “Comunista”, né? Comunismo de mercado ou não, o certo é que a China pós-Mao (veja CISNES SELVAGENS), incluiu 02 Brasis (400 milhões de pessoas) na classe média. Como? Bem, embora “comunista”, o negócio dela (por enquanto, pelo menos) tá mais pra neo-liberal (veja  QUEM RESPONDE?). Direitos, lazer, seguridade… (Welfare State)? Isso é coisa do capitalismo burguês (europeu) do século passado, mô fi… Aliás, rapidinho:

Hummm… É da Veja (30/10/68), “mas” dá pra entender um bocado de coisa, né? Veja, por exemplo, A VINGANÇA DE MARX. Em MULTIUSO 13, a escritora  Nélida Piñon (Academia Brasileira de Letras) fala que …é praxe do tempo escoar detritos, ortodoxias, ídolos, teorias, a tudo submetendo revisões…, lembra?

Voltando: se a antiga URSS não existe mais (o “perigo” acabou),  a China é o exemplo, e o mundo (entupido de gente) está em crise… É melhor se preparar, viu? Welfare State? Veja o que, segundo Gustavo Ioschpe, o PC Chinês fez:

“… A China se deu conta de que precisava de bons professores, e em grande quantidade, para dar o seu salto. Mas então viu suas carências: não tinha muitos bons professores nem os mestres capazes de formá-los. Como resolver? (…)

…A remuneração dos professores é apenas mais um exemplo de outra macropolítica fundamental, a meritocracia. Todos na educação chinesa são cobrados e valorizados por seus resultados. Os alunos precisam ir bem no jun kao para ingressar em uma boa high school, depois precisam ir bem no gao kao para entrar em uma boa universidade. Precisam de boas notas e bom comportamento para ocupar as posições de liderança em sua turma. Os professores precisam esforçar-se, dar boas aulas e obter bom rendimento dos alunos para receber bonificações e aumentos. Os melhores professores viram diretores. Os bons diretores das escolas medianas são transferidos para escolas melhores, em seguida para as escolas-chave. Depois para a administração municipal, então para a da província, até chegarem ao ministério. Cada pessoa é valorizada de acordo com o que agrega ao sistema(…)

…Até os burocratas são constantemente estimulados a passar temporadas em universidades chinesas e do exterior(…)

… O sistema confia no talento e esforço de seus profissionais, mas não permite que o sistema dependa apenas da vontade individual. O trabalho é institucionalizado (…) o Brasil é um dos poucos lugares em que prevalece a ideia de que é democrático que cada professor e escola decidam o que ensinar e como, atendo-se apenas a parâmetros curriculares genéricos (…)

… O governo chinês vem criando desde a década de 80, planos de horizonte de tempo longo (dez anos ou mais) para o seu sistema educacional. Os mais antigos versavam sobre universalização do acesso à escola e erradicação do analfabetismo. Os mais recentes falam da criação de 100 universidades de nível internacional (…)

… Quando todos os esforços fracassam e uma escola continua não indo bem, ela passa por um processo em que o governo faz uma licitação pública, pedindo às escolas de alto desempenho que elaborem um plano para melhorar o desempenho da escola ruim. O melhor plano é selecionado. A escola top então assina um contrato com a escola ruim, no qual basicamente assume a responsabilidade por sua administração por um período de dois anos. Durante esse tempo, um alto funcionário da escola boa – normalmente o vice-diretor – se desloca para a escola ruim, na companhia de sete ou oito de seus melhores professores, e eles ficam lá pelo menos dois dias por semana, em tempo integral. O governo distrital dá recursos adicionais à escola boa para que ela possa contratar profissionais que supram a carência causada por aqueles que saíram. Se a escola ruim melhorar depois desses dois anos, a escola boa recebe um prêmio em dinheiro, que pode ser gasto em melhorias na escola.

(…) Aí estão o pragmatismo, a meritocracia, o coletivismo, o gradualismo e a abertura ao exterior em ação. Aí está o melhor sistema educacional do mundo.

Matéria completa (O QUE PODEMOS COPIAR DA EDUCAÇÃO CHINESA?)em http://primeirainfancia.org.br/?p=7607

 GREVE DOS PROFESSORES

Sabe quando isso, leitor?  Tá na Veja de 30/10/1968 (8ª edição), véspera o AI-5, o GRILAGEM x APAGÃO MORAL do saudoso Costa e Silva (veja o blog, também). Greve em plena “Revolução”? E, embora burguesa, a revista de apenas 08 meses estimulava, viu? Clique na imagem abaixo, leitor, e veja (perdão pela má palavra) por que ainda somos o que somos (nessa época, a Coréia -do Sul- tava lá atrás, viu?

AULA DE GREVE“? E em pleno regime militar de direita? E se fosse de esquerda? Mas não vamos negar que a revistinha é “reacionária”, né?! Notou que as pobres das professoras já ganhavam menos do que um motorista do judiciário, COITADAS? O nosso problema é ou não de direção ? Veja, também,  HISTÓRIA DA BONDADE: PROFESSOR CID TEIXEIRA, BECHARA, GEYSI E O LIVRO “POR UMA VIDA MELHOR”, INSENSATO CORAÇÃO, SE ESCOLA FOSSE ESTÁDIO E EDUCAÇÃO FOSSE COPA?

E POR FALAR EM ESCOLA…

Charmosa essa essa áí, né, leitor? Sabe onde fica? Em Berna (Suiça). Sabe quem estudou, lá? Leia este trechinho da revista LEITURAS DA HISTÓRIA (ano IV, ed. 48, jan/12):

… Aluno da Escola Internacional de Berna, instituição privada que custa cerca de US$ 25 mil por ano, usou o pseudônimo de Pak Tchol, para se manter na obscuridade, durante a época em que esteve na pequena capital suíça de 120 mil habitantes. Contudo, contrariando o costume local, um carro com motorista o buscava todos os dias, enquanto os demais alunos – incluindo filhos das famílias mais ricas do mundo – faziam uso apenas do transporte público (…)” Sabe de quem se trata? Veja mais:

“…de acordo com outros ex-estudantes, ele era um bom aluno, tanto que aprendeu inglês, francês e o dialeto alemão usado em Berna. Tido como tímido e introvertido, dizem que tinha um comportamento exemplar. Gostava de esportes coletivos… (ôba! Coletivo? Essa palavrinha mágica não lhe diz nada, leitor? “O importante é o coetivo, não o individual…” Lembra?) Continua a revista: … e, como a maioria dos jovens da década de 1990, era fã do astro do basquete Michael Jordan e do ator Jean-Claude Van Damme…“. Nada ainda? Veja esta imagem:

Parece, né? Kim Jong-un, o novo Lider da Coréia do Norte, ao invés de estudar no socialismo do avô e do pai, estudou em escola privada para a altíssima burguesia, na Suíça. E por sete anos! “Período em que teve parcialmente a companhia de seus dois irmãos”, diz a revista. Fico a me perguntar: o que teria na escola do país dos bancos para interessar ao(s) filho(s) e de um Chefe socialista? Não é esquisito, leitor? E nem lá, ele se misturava, viu? Não é engraçado? Ô: Ele ensinva o socialismo em casa e botava o filho pra aprender no topo do capitalsimo, era? QUEM RESPONDE? “SERRI, GENTE”! E se o minino pegasse gosto por din-din, jesuis?

Outra coisa: no socialismo, todos não têm de suar o rosto pelo de comer? Quem suou por ele? Papai?  Ah, sim: agora entendo por que partido únicojornal de uma pena só e não oposição

O POVO É BOBO , né, leitor? Lembra de AS ELITES E O POVÃO, em MULTIUSO8? Bem, não chega a ser divertido, mas merece uma olhadinha:

 http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/48/artigo250043-1.asp

http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/48/artigo250043-2.asp

Mais um trechinho:

“…Embora essa fase de sua vida também seja envolta por mistérios, tudo indica que longe das agruras do povo norte-coreano, que padecia de fome durante a década de 1990, ele desfrutou de todas as comodidades oferecidas pelo capitalismo…”

Ai, aiFALSIDADE IDEOLÓGICA?  O POVO NÃO É BOBO…2 (QUE É ISSO, COMPANHEIRO?) Veja mais em: ÉTICA NÃO É IDEOLOGIA, O DILEMA DE TEREZA CRISTINA, MULTIUSO 12, EXAME DE CONSCIÊNCIA, TUDO PODE DAR CERTO?NADA É TUDOMANDAR É FÁCIL…, AMORAL DA HISTÓRIA  (Viagem em livro…  é resenha, viu?)

OS HOMENS BONS MORRERAM?

Fala o mais jovem dos senadores, Pedro Simon:

SARNEY

“… O Rui Barbosa é o nosso grande patrono no Senado, mas como político foi um homem de derrotas. Perdeu duas vezes a eleição para presidente da República e não tinha influência no governo. Quem mandava e elegia presidentes era o (José Gomes) Pinheiro Machado (gaúcho e um dos mais influentes políticos da Primeira República, foi assassinado em 1915), de quem hoje ninguém fala. O Sarney está mais para Pinheiro Machado do que para Rui Barbosa. Vai acabar esquecido pela história (…)

PT e o PAÍS

Aquele pessoal que iniciou o PT está todo fora. Faz falta aquele PT que se comportava de maneira competente como oposição. O partido hoje é de uma gente que não sei de onde veio. Aliás, oposição hoje também não existe mais, o que é muito ruim para o país (…)

Eu vi o início do PT. Os caras andavam de pé descalço, caminhavam pelas ruas fazendo campanha em troca de nada, era um troço sensacional. Nos oito anos do Fernando Henrique, o PT foi um baita de um partido na oposição, até exagerado. Aí foi para o governo e ofereceu ao carinha de chinelo, que trabalhava feito doido em troca de comida, um cargo de 9 000 reais. Então apodreceu. O poder corrompe, sim. O poder total corrompe totalmente. O PT desmontou, desapareceu. Se o Lula tivesse posto o Waldomiro Diniz na rua quando ele apareceu na televisão recebendo dinheiro do Carlinhos Cachoeira e tratando de porcentuais, não teria havido o mensalão. Eu entrei com pedido de CPI, mas o Lula e o Sarney lutaram para não deixar criá-la. Fomos ao Supremo e depois de um ano ganhamos, mas era tarde (…)

… O Lula nomeou para a corte um advogado dele e do PT na campanha. Esses fatos não são bons. Tem de haver mais rigor nessa seleção.

Esse ministro, o Dias Toffoli, com todo o respeito, não poderia ser nomeado. No processo de indicação dele, fui para a tribuna na hora e disse para o Lula adiar a sua escolha. Agora, descobre-se que ele teria uma namorada que atuou na defesa de um dos homens do mensalão, e ele mesmo trabalhava no governo junto a pessoas do mensalão. E ele não se dá por suspeito? Isso não me passa pela cabeça (…)

As instituições foram vulgarizadas nos últimos anos, principalmente no governo do PT. Todos os meses vocês fazem reportagens demonstrando casos de corrupção e não acontece nada. O cara não é condenado e também não é absolvido. No Judiciário, surgem denúncias sobre juiz que vende sentença, outro que recebeu não sei o quê, e não acontece nada. Como vamos aceitar isso? (…)

JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO…

… Os poderes estão todos nivelados por baixo. O Judiciário, que sempre esteve em um nível bem superior, foi rebaixado nos últimos tempos a um patamar igual ao nosso, do Parlamento. É avaliado bem abaixo da presidente Dilma e igual ao Legislativo (…)

… As grandes mudanças só ocorreram quando o povo participou (…)

DEMÓSTENES

… Eu botava as duas mãos no fogo pelo Demóstenes. Ele era um exemplo de competência parlamentar (…)

O MENSALÃO:

…Esse julgamento será o maior momento da história do Supremo (…)

Veja  MINISTRA ELIANA CALMON E AS RAZÕES DO ILUMINISMO

entrevista completa em http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/politica-cia/entrevista-desabafo-do-senador-pedro-simon-a-grande-referencia-moral-do-congresso-os-bons-homens-ja-morreram-o-pt-apodreceu-mensalao-sera-o-maior-momento-da-historia-do-sup/

Esse post foi publicado em machadodeachismo, oxigênio. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s