MANDAR É FÁCIL…

07abr. O QUE QUE A BAHIA TEM?

Acabo de ler a reportagem OS BAIRROS MAIS COBIÇADOS (Revista Época, de hoje), que trata das áreas mais caras do Brasil. Salvador foi falada, sim, mas NÃO entre as 15 citadas como AS CIDADES COM ÁREA MAIS VALIOSA DO PAÍS,  que incluiu Fortaleza e Recife (13ª e 14ª, respectivamente; a 15ª é Barueri/SP). Fortaleza, aliás, que bateu feio Salvador em termos de Copa/14, participa até dos relatos intitulados POR QUE ADORO MORAR AQUI,  onde figuras ilustres falam dos seus bairros. No caso do Ceará, falou a romancista Ana Miranda. No do Rio, Afonso Romano de Sant’anna… Será que Salvador ficou fora também porque não teve quem falasse? Jesuis!

06abr. RECEITA DE SUCESSO

Os trabalhadores abraçando e beijando o patrão? Como isso foi possível? Pena não ser essa uma imagem comum no mundo “público”… Nem em sindicatos, né, leitor?Trabalho, Inteligência, Democracia, Decência … Pra quê mais? QUEM RESPONDE Parabéns, Rádio Metrópole

http://www.metropoletv.com.br/index.php?id=VDBSVk1RPT0

05abr

Viu? 97 votos!

 ENQUETE5

04abr. Sobre “O ATOR DEMÓSTENES TORRES…” (Augusto Nunes*)

“…É compreensível que tantos homens de boa fé tenham acreditado no que dizia: num país em acelerada decomposição moral, a existência de políticos sem prontuário e sem medo parece tornar menos aflitiva a paisagem vista por gente honesta. É compreensível a vontade de crer que são reais

…. Igualmente compreensível a decepção causada pela aparição do verdadeiro Demóstenes não pode estimular a ressurreição da falácia tão cara aos criminosos: é tudo farinha do mesmo saco. Conversa fiada, devem gritar em coro milhões de brasileiros que cumprem a lei, respeitam princípios éticos irrevogáveis e foram traídos pelo farsante que assimilou a metodologia dos incontáveis demóstenes que infestam o partido que virou quadrilha e a base alugada…

… A indignação dos homens honrados ampliou o abismo que os separa do grande clube dos cafajestes. Graças à indignação dos que não se rendem, os cúmplices profissionais afundaram no silêncio, o corporativismo malandro saiu de férias, a direção do DEM expulsou o esquizofrênico de araque, a Justiça redescobriu a pressa e ninguém tentou o resgate improvável. Demóstenes Torres está só.

Está só por ter atraiçoado o Brasil que pensa, não leva em conta o partido a que pertencem meliantes, não crê em palanqueiros populistas, vota com independência e é inclemente com corruptos…” . Veja mais em http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/direto-ao-ponto/se-tivesse-trocado-a-oposicao-pela-tribo-dos-demostenes-o-farsante-logo-seria-ministro/

*O jornalista Augusto Nunes está citado, também, em: MULTIUSO10, QUE PANCADA! e  VOCABULÁRIO DE IDEIAS PASSADAS. A imagem dos porquinhos foi postada por Pedro Vieira, no Facebook. Claro que falta, pelo menos, um porquinho, né?

02mar. ANTES DO AMORAL DA HISTÓRIA

São 5:10 (manhã), leitor, e o prometido AMORAL DA HISTÓRIA não está na mão. Não deu, pelas razões mencionadas. Mas você vai ficar no prejuízo? Não, claro que não. A empresa vai disponibilizar para você, sem acréscimos (aliás, com acréscimos) um vale a pena ver de novo que, realmente, vale a pena: uma viagem pelo livro MANDAR É FÁCIL, DIFÍCIL É LIDERAR, do professor Jorge Lessa. De quebra, você ainda leva um guia completo de por que o milionário advogado Antonio Carlos de Almeida Castro (Kakai, para os íntimos) é tão procurado em Brasília. Aliás, parece que ele vai alegar que as acusações contra o saudoso senador Demóstenes Torres não devem prosperar, né? Motivo: … o seu cliente foi escutado pela PF com a autorização de um juiz, mas não do STF. Fundo argumento, né? Ético! A casca é mais importante do que o fruto… (Machado de Assis). Não lembra uma certa bomba (veja O SISTEMA É BRUTO, MAS FALHO – parte 3)? Só que, segundo o Procurador Geral da República, o juiz mandou a PF escutar o empresário Carlinhos Cachoeira… Agora, se na outra ponta estava um Waldomiro Diniz ou um senador do DEM…  O  pior é que o parlamentar e promotor de carreira não pode dizer que tudo não passa de uma campanha da mídia burguesa… (veja EM DEFESA DE KLEBER SALAZAR)

O advogado Kakay tem na sua famosa lista de clientes políticos do porte de José Sarney, Renan Calheiros … e ex-ministros como o socialista Orlando Silva (veja LA VIDA POR LA IZQUIERDA E O ADVOGADO DO EX-MINISTRO ORLANDO SILVA). Isso é quase AMORAL DA HISTÓRIA, né? Mas fica para a próxima.

<<<<<<<<<<<<<<>>>>>>>>>>>MANDAR É FÁCIL…

No jornal Sindjufe do início de 2009, essa  viagem em livro (resenha) se chamou: O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER? Por isso, ela se iniciava com Se você ainda não sabe…

Independente de saber ou não, leitor, você deve ler o pequenino MANDAR É FÁCIL…DIFÍCIL É LIDERAR : o desafio do comando na nova economia, do professor Jorge Lessa (Salvador, BA: Casa da Qualidade, 2001). Nova economiade acordo com a obraé aquela em que a exploração da inteligência é mais importante do que a da mão.  É  centrada no Capital Humano. Acredite: este livrinho lhe fará grandes revelações.

Voce já ouviu que “os melhores perfumes estão nos menores frascos”, não já?  Claro: se a boa essência é rara… Só que, neste caso, está acessível a todos e, descuidadamente, tem a tampa frouxa: derrama fácil que é uma beleza! Mas não precisa se preocupar. Psicólogo, consultor e homem de empresa, o seu autor sabe que bom perfume a gente bota pouco. Um pequeno toque … e pronto! Por que, então, a tampa é frouxa? Porque o conteúdo é pura ética (princípios, responsabilidade…). Feito para uso diário, este guia de autodesenvolvimento não poderia negar ao seu usuário a  sua principal missão: lavar cabeça.

O seu alvo é a PESSOA na ORGANIZAÇÃO. Nele está claro que um pode ser melhor para outro e que ambos podem ganhar. Calma. Ele não está negando a luta de classes de Marx (nem a dos interesses do dia-a-dia), nem a evolução natural das espécies de Darwin. O que ele diz é que, dentro da organização, o sucesso de um não precisa ser a derrota do outro. Há um jeito: participação,  investimento na competência, estímulo às potencialidades, uso da inteligência como principal ativo, integridade, honestidade, firmeza de caráter e força moral. Complicado? Não é à toa o “DIFÍCIL É LIDERAR.  Isso não lembra SÓ O ATO SALVA e só o ético pode orar, leitor? E o AH, SE EU SOUBESSE? Também é acara de ELOGIO DA SERENIDADE E OUTROS ESCRITOS MORAIS… Motivos não faltaram ao Sindjufe para eliminar os artigos (veja GRILAGEM x APAGÃO MORAL, o blog, A PALAVRA E O TEMPO…), né?

Mas, afinal, o que é liderar?

Diz o autor: “líder é aquele que, antes de tudo, lidera a si mesmo; move-se por valor; motiva; exala confiança”. Daí: “…ninguém pode ser melhor líder do que melhor pessoa” e … não se gerencia pessoas. Pessoas são lideradas…” Auto-ajuda? Até para a alma. Lembra de a tampa é frouxa? Mais algumas gotinhas (inclusive de QUALIDADE COMPETITIVA NO BRASIL- transformando Valores, Atitudes e Comportamentos na Busca da Qualidade Total. Salvador, BA: Casa da Qualidade, 1995), outra obra do autor:

  • participação é uma necessidade humana e um direito do cidadão (…) implica respeito, compromisso e  auto-responsabilidade…;
  • …desenvolver pessoas é acreditar no seu potencial enquanto ser que se expressa pelo trabalho… …é ouvi-las, valorizá-las como parceiros dignos de confiança (…) é oferecer-lhes a oportunidade de serem bem sucedidas como pessoas…;
  • … precisamos de líderes na administração pública capazes de resgatar o conceito  de público…

É ou não um elogio da eficiência e da grandeza?

Atenção: nenhuma resenha substitui a obra. Muito menos esta.

Lembrete: como até a publicação de DESVIO NO SINDJUFE É DE (BEM MAIS DE) MEIO MILHÃO!, as rotativas do sindicato não tinham maiores queixas quanto aos textos deste filiado, pouco antes da própria publicação de “O QUE VOCÊ VAI SER QUANDO CRESCER?” o mesmo jornal Sindjufe – a meu pedido – divulgou a nota CURSO PARA GESTOR, que sublinhava:

 “ É importante que o nosso  órgão de classe apóie essa iniciativa legal (Lei 11.416/2006, RA TRT nº29/2007) e lhe dê publicidade. A razão é simples: educação, profissionalismo, eticidade

Quem será que mudou, meu deus? Na mesma edição, em razão de acúmulo de texto ainda não publicado, gentilmente o mesmo jornal ainda trouxe PT GO HOME, que lembrava:

“…Quase quatro séculos de mando e liteira e o desembarque de uma corte apiolhada de vícios (1808). Este é o nosso berço e o legado que a estrela do PT (Lula lá, nasce uma estrela…) pretendeu iluminar. Infelizmente, os piolhos parecem indestrutíveis. Apiedemo-nos então da cabeça (e das ruas), que, vazias, ficaram sem sentido. PT&Cia também. Devem, portanto, voltar ao sol e, com os seus velhos cacos de espelho, jogar luz para dentro dos salões. Inclusive os seus…”

Ainda não entendi por que o Sindjufe resolveu eliminar (e proibir) os artigos.

posts relacionados:

ANO ZERO, DIA ZERO

PAULA x TAIS

ÉTICA NÃO É IDEOLOGIA

A GUERRA QUE ELES NÃO PODEM PERDER

CONSELHO DE ÉTICA

O POVO NÃO É BOBO… 2 (O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?)

O SISTEMA É BRUTO. MAS FALHO – parte 1

O SISTEMA É BRUTO… – parte 2

MINISTRA ELIANA CALMON E AS RAZÕES DO ILUMINISMO

Anúncios
Esse post foi publicado em machadodeachismo, resenha. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s