ÊTA MUNDO BOM! (DIRCEU, A BIOGRAFIA – parte 1)

antes da matéria - CópiaUM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL (“VEJA MENTE”):

correios, fundo de pensão quebrado, cleidecorreios, fundo de pensão quebrado, a lógica perversacorreios, fundo de pensão quebrado 2correios, fundo de pensão quebrado 3fonte: Veja, 06abr16

………………..ÊTA MUNDO BOM! (DIRCEU, A BIOGRAFIA – parte 1)

DIRCEU, A BIOGRAFIA – do movimento estudantil a Cuba. Dadirceu, o livro de OTÁVIO CAPBRAL guerrilha à clandestinidade. Do PT ao poder. Do palácio ao mensalão (Otávio Cabral- Rio de Janeiro: Record, 2013) é fascinante, leitor. Por isso, o que seria uma resenha será uma reportagem. E em partes. Quantas? Não sei. Deliciosos extratos já piscam em TROPA DE ELITE: REINALDO, PADILHA E ANINHA

Notou no “…do movimento estudantil a Cuba. Da guerrilha à clandestinidade. Do PT ao poder. Do palácio ao mensalão…”? É muita coisa, né? E tudo rápido, frenético, calculado e baseado em fatos, fontes e documentos. Coisa de grande jornalista. De jornalista que faz do leitor aquela curiosa mosquinha que, de sala em sala, tudo ouve, tudo vê! Vamos logo para o centro do mundo (dinheiro, poder)? fl. 164:

DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 164 001Estamos, aí, no inicio de 2002. Roseana Sarney (então governadora do Maranhão/PFL) despontava como favorita na disputa presidencial, e o PL de Valdemar Costa Neto era seu aliado natural. Aí, a Polícia Federal de FHC encontrou aquela montanha de nota de cinquenta na Lunus (empresa dinheiro maranhãoda família Sarney) … E com aquele quase um milhão e meio de reais (legais?) pulando na imprensa conservadora e burguesa”, a candidata desinflou,  nas pesquisas…

Indignado, Sarney se juntaria eleitoralmente ao “Lulinha “paz e amor” que surgia, mas lula lightValdemar Costa Neto tinha sérias dificuldades para fazer o antigo “sapo barbudo” (expressão de Brizola) descer goela abaixo dos seus partido e eleitorado. Várias seções estaduais, por exemplo, eram contra a aliança PT-PL, e a cúpula do partido alegava que seria mais difícil eleger  deputados, se o acordo fosse fechado, como informa própria fl. 164. Daí, os “prejuízos” e os “15, 20 milhões” pedidos… Tá notando onde tudo isso vai dar, leitor?

Zé” aceitará pagar dez milhões, que o PT ainda não tinha… Mas, Lula, de tão “paz e amor“, de nada viria a saber… Veja:

DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 165, VAMOS SAIRVAMOS SAIR …essa conversa é entre partidos, não entrelula sabia candidatos…”? Oxe!!!??? E por que os candidatos não poderiam participar de conversas tão republicanas, meu deus? “O governo Lula não seria marcado pela ética e integridade“, como discursado pelo próprio Dirceu, segundo a fl. 186? Tanto seria que, conforme essa mesma última folha, a Casa Civil de “Zé” seria toda formada por militantes petistas, a exemplo de Waldomiro Diniz e José Antônio Dias Toffoli… (veja SEM MEDO DE SER FELIZARQUITETOS DO PODER,A RODAVIVA DOS INFRIGENTES, TUDO POR AMOR?,A POESIA E A TOGA, O MINISTRO MARCO AURÉLIO DE MELO, NO RODAVIVA (quase tudo),, , GILBERTO CARVALHO EM UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL, VEJA “MENTE” III…)

DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 165 , TÁ FECHADO, KAKAI...

Anistiado? Sim, leitor. Dirceu enfrentou a ditadura dos militares e, para derrubá-la, recebeu treinamento militar em Cuba, onde conviveu bem com Fidel e Raul. Vinda a Anistia, foi indenizado. Justo, né? Se ele tomasse o poder e instalasse, aqui, um regime como o dos companheiros da Ilha, ele não anistiaria os perdedores e os indenizaria? Sim, a escolha, o projeto e o cálculo foram dele, de cunho pessoal, mas… Bem, ele recebeu 330 salários mínimos por sua arriscada aventura. Fl. 166:

DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 166, 59.400 ANISTIA 001eta mundo RUIMVoltando à fl. anterior: Dirceu, Lula, Kakay, uma cachacinha… Lembram do “Clube do Mé” (veja  TROPA DE ELITE: REINALDO, PADILHA E ANINHA)? Mas, o fato é que Lula, depois, se declararia “traído”:

LULA SE DECLAROU TRAÍDO, NO MENSALÃOvinho romanée contiVeja A REGRA DO JOGO, GILBERTO CARVALHO EM UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL, VEJA “MENTE” III

Bem, já na fl. 170, a “cachacinha” virou Romanée-Conti, safra 1997, o vinho de seis mil reais a garrafa que o “Lulinha, paz e amor” ganhara de Duda Mendonça e com ele esvaziara num restaurante italiano de Ipanema… E a festa tava só começando:

DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 170, dinheiro, tudo profissional 001Oxe, Dirceu “elogiou”herança maldita“recebida de FHC (veja http://www.vermelho.org.br/editorial.php?id_editorial=1111&id_secao=16?

ETA MUNDO BOM, UM OUTRO MUNDODiz a fl. 166 que Dirceu teria entrado vinho almavivapela primeira vez na mansão dos Sarney (Lago Sul de Brasília), em 27 de junho de 2002, quando levaram uns dois dedos de prosa regados a muito queixo e ao modesto vinho chileno Almaviva (R$800 a garrafa). Depois, tava tudo combinado. Agora, veja o que é a maldade humana, leitor: recentemente, o ex-presidente disse que não haveria, neste país, nenhuma almaviva mais honesta do que a dele. E lhe vieram a crítica e os questionamentos… Segue o autor:

DIRCEU, A BIOGRAFIA, FL.167, acm, ômega 001Tá vendo que o “NÓS CONTRA ELES” e o “ÓDIO DAS ELTIES” estão se formando, né? Sabe o que ACM pediu? Que, quando estiverem no governo, “me deixem em paz e tratem bem do meu pessoal (fl. 168). Tá vendo que o cabeça branca era gente boa? Não é à toa que uma propaganda sua era “ACM: Ação, Cidadania, Moralidade”

Com FHC, também, era só alegria: “as conversas telefônicas eram semanais” e, quando o MST invadiu uma fazenda da família do tucano, Dirceu interveio, e “o PT, pragmaticamente, começara a se afastar dos sem-terra” (fl.168). Lembre, leitor, que, nessa época, o “Lulina paz e amor” já havia publicado a CARTA AO POVO BRASILEIRO, na qual se comprometia a manter contratos e  seguir,  por exemplo, a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, parte fundamental da “herança maldita de FHC ” que Dilma superaria.

DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 174, O PMDB QUER ADERIR, TEMER, PORTEIRA FECHADA“Dirceu não tinha autonomia para fechar o lula sabiapacote sem a aprovação de Lula”? Êpa, então Lula acompanhava tudo e de tudo sabia, como disse GILBERTO CARVALHO, em 2008?

DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 174, DIRCEU, A BIOGRAFIA, FL 174, dirceu fala com lula sobre o pmdLula aceitou, e os ministérios seriam iriam para Eunício de Oliveira (CE) e Pedro Simon (RS) ou Hélio Costa (MG), segundo a fl. 176. Só que, na noite seguinte…(se ligue, leitor, as páginas seguintes são altamente explicativas…):

DIRCEU, Fl. 174, LULA MANDA DIRCEU DESFAZER O ACORDO 001para as Minas e Energia. Dirceu bufou, mas nada pôde fazer, o que mostra que era Lula quem mandava, como bem pontuou GILBERTO CARVALHO. Chamando a si as rédeas do seu governo, Lula nomeou Palocci para  a Fazenda e Dirceu (que também queria o cargo, segundo a fl. 178), para “o chefe do conselho político” e, depois, chefe da Casa Civil. Lembra de Delúbio, Silvinho… (vejaTROPA DE ELITE: REINALDO, PADILHA E ANINHA)? Olha eles aí:

DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 179, LULA, DIRCEU, SILVINHO, DELÚBIO 001Lula delegava poder a Dirceu, mas queria saber de todos os seus passos? Iiiihh, rapaz, então ele sabia? Talvez, né? Mas, Dirceu,  também cobra criadíssima, tava ligado: Waldomiro Diniz (lembra dele? Veja A ERA LULA-parte II, MULTIUSO11, MANDAR É FÁCIL…, MULTIUSO14, SEM MEDO DE SER FELIZ, 1994, IDÉIAS PARA UMA ALTERNATIVA DE ESQUERDA… (o livro), MULTIUSO 22) passava o dia todo “…no térreo do do prédio onde Lula despachava…”, de olho em quem subia para falar com ele. 9fl. 180). E foi assim que soube da subida de Márcio Tomas Bastos,  futuro chefe da Justiça (veja GILBERTO CARVALHO EM UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL, VEJA “MENTE” III) que de muito livrou Lula e sua galera. Veja essa (ano 2002, antes das eleições):

DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl.154, MALUF, LAFAIETE, GENOÍNO, BOMBA 001

Lulinha jornalista era Luis Costa Pinto, autor da famosa entrevista de Pedro Collor que derrubou o irmão. Continua Otávio Cabral:

DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 154, DOSIÊ CAIMAN, SAI DESSA, É FRIAO que é a política, né, leitor? E como é “raivosa, reacionária e de direita” a galera contrária ao Pt!!! Essa era uma época, aliás, de grandes greves e do “FORA FHC“, a que, nos bastidores, Dirceu se opunha, segundo a fl. 155.

DESENTALANDO (comício de tudo)!

lula, radiografia, mensalão DIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 181, WALDEMAR COSTA NETO COBRA, DELÚBIO VAI ARRUMARDIRCEU, A BIOGRAFIA, fl. 181, delúbio, dirceu,, lula, GERDAU‘…O futuro presidente demonstrou contrariedade. E cobrou Dirceu no voo que os levava a Washington, em 9 de dezembro: “Segura o Delúbio. O Gerdau veio reclamar que ele está pegando pesado”. Dirceu prometeu   advertir o subordinado…, segundo a fl. 182. Nota de rodapé dessa última página: “conforme relatado ao autor por dois interlocutores de José Dirceu.’

Veja, também: O QUE É ISSO COMPANHEIRO, A VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE II, A VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE III, DOIS TEXTOS PARA A HISTÓRIAELE É SOCIALISTA?, SUAS EXCIAS: O FATO, A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO, O STJ, O STF, VARGAS LHOSA E O SINDJUFE-BA,A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE (ARNALDO JABOR?),CRISTÓVÃO BUARQUE, A PERVERSÃO DA DEMOCRACIA E OUTRAS “MENTIRAS” DA “IMPRENSA BURGUESA”, O PT DO PODER

Anúncios
Esse post foi publicado em machadodeachismo, resenha. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s