UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL (“VEJA MENTE”):



fonte: Veja, 06abr16
………………..ÊTA MUNDO BOM! (DIRCEU, A BIOGRAFIA – parte 1)
DIRCEU, A BIOGRAFIA – do movimento estudantil a Cuba. Da
guerrilha à clandestinidade. Do PT ao poder. Do palácio ao mensalão (Otávio Cabral- Rio de Janeiro: Record, 2013) é fascinante, leitor. Por isso, o que seria uma resenha será uma reportagem. E em partes. Quantas? Não sei. Deliciosos extratos já piscam em TROPA DE ELITE: REINALDO, PADILHA E ANINHA…
Notou no “…do movimento estudantil a Cuba. Da guerrilha à clandestinidade. Do PT ao poder. Do palácio ao mensalão…”? É muita coisa, né? E tudo rápido, frenético, calculado e baseado em fatos, fontes e documentos. Coisa de grande jornalista. De jornalista que faz do leitor aquela curiosa mosquinha que, de sala em sala, tudo ouve, tudo vê! Vamos logo para o centro do mundo (dinheiro, poder)? fl. 164:
Estamos, aí, no inicio de 2002. Roseana Sarney (então governadora do Maranhão/PFL) despontava como favorita na disputa presidencial, e o PL de Valdemar Costa Neto era seu aliado natural. Aí, a Polícia Federal de FHC encontrou aquela montanha de nota de cinquenta na Lunus (empresa
da família Sarney) … E com aquele quase um milhão e meio de reais (legais?) pulando na imprensa conservadora e burguesa”, a candidata desinflou, nas pesquisas…
Indignado, Sarney se juntaria eleitoralmente ao “Lulinha “paz e amor” que surgia, mas Valdemar Costa Neto tinha sérias dificuldades para fazer o antigo “sapo barbudo” (expressão de Brizola) descer goela abaixo dos seus partido e eleitorado. Várias seções estaduais, por exemplo, eram contra a aliança PT-PL, e a cúpula do partido alegava que seria mais difícil eleger deputados, se o acordo fosse fechado, como informa própria fl. 164. Daí, os “prejuízos” e os “15, 20 milhões” pedidos… Tá notando onde tudo isso vai dar, leitor?
“Zé” aceitará pagar dez milhões, que o PT ainda não tinha… Mas, Lula, de tão “paz e amor“, de nada viria a saber… Veja:
” VAMOS SAIR …essa conversa é entre partidos, não entre
candidatos…”? Oxe!!!??? E por que os candidatos não poderiam participar de conversas tão republicanas, meu deus? “O governo Lula não seria marcado pela ética e integridade“, como discursado pelo próprio Dirceu, segundo a fl. 186? Tanto seria que, conforme essa mesma última folha, a Casa Civil de “Zé” seria toda formada por militantes petistas, a exemplo de Waldomiro Diniz e José Antônio Dias Toffoli… (veja SEM MEDO DE SER FELIZ, ARQUITETOS DO PODER,A RODAVIVA DOS INFRIGENTES, TUDO POR AMOR?,A POESIA E A TOGA, O MINISTRO MARCO AURÉLIO DE MELO, NO RODAVIVA (quase tudo),, , GILBERTO CARVALHO EM UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL, VEJA “MENTE” III…)
“Anistiado“? Sim, leitor. Dirceu enfrentou a ditadura dos militares e, para derrubá-la, recebeu treinamento militar em Cuba, onde conviveu bem com Fidel e Raul. Vinda a Anistia, foi indenizado. Justo, né? Se ele tomasse o poder e instalasse, aqui, um regime como o dos companheiros da Ilha, ele não anistiaria os perdedores e os indenizaria? Sim, a escolha, o projeto e o cálculo foram dele, de cunho pessoal, mas… Bem, ele recebeu 330 salários mínimos por sua arriscada aventura. Fl. 166:
Voltando à fl. anterior: Dirceu, Lula, Kakay, uma cachacinha… Lembram do “Clube do Mé” (veja TROPA DE ELITE: REINALDO, PADILHA E ANINHA)? Mas, o fato é que Lula, depois, se declararia “traído”:
Veja A REGRA DO JOGO, GILBERTO CARVALHO EM UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL, VEJA “MENTE” III…
Bem, já na fl. 170, a “cachacinha” virou Romanée-Conti, safra 1997, o vinho de seis mil reais a garrafa que o “Lulinha, paz e amor” ganhara de Duda Mendonça e com ele esvaziara num restaurante italiano de Ipanema… E a festa tava só começando:
Oxe, Dirceu “elogiou” a herança maldita“recebida de FHC (veja http://www.vermelho.org.br/editorial.php?id_editorial=1111&id_secao=16?
Diz a fl. 166 que Dirceu teria entrado
pela primeira vez na mansão dos Sarney (Lago Sul de Brasília), em 27 de junho de 2002, quando levaram uns dois dedos de prosa regados a muito queixo e ao modesto vinho chileno Almaviva (R$800 a garrafa). Depois, tava tudo combinado. Agora, veja o que é a maldade humana, leitor: recentemente, o ex-presidente disse que não haveria, neste país, nenhuma almaviva mais honesta do que a dele. E lhe vieram a crítica e os questionamentos… Segue o autor:
Tá vendo que o “NÓS CONTRA ELES” e o “ÓDIO DAS ELTIES” estão se formando, né? Sabe o que ACM pediu? Que, quando estiverem no governo, “me deixem em paz e tratem bem do meu pessoal“ (fl. 168). Tá vendo que o cabeça branca era gente boa? Não é à toa que uma propaganda sua era “ACM: Ação, Cidadania, Moralidade”…
Com FHC, também, era só alegria: “as conversas telefônicas eram semanais” e, quando o MST invadiu uma fazenda da família do tucano, Dirceu interveio, e “o PT, pragmaticamente, começara a se afastar dos sem-terra” (fl.168). Lembre, leitor, que, nessa época, o “Lulina paz e amor” já havia publicado a CARTA AO POVO BRASILEIRO, na qual se comprometia a manter contratos e seguir, por exemplo, a LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, parte fundamental da “herança maldita de FHC ” que Dilma superaria.
“Dirceu não tinha autonomia para fechar o
pacote sem a aprovação de Lula”? Êpa, então Lula acompanhava tudo e de tudo sabia, como disse GILBERTO CARVALHO, em 2008?
Lula aceitou, e os ministérios seriam iriam para Eunício de Oliveira (CE) e Pedro Simon (RS) ou Hélio Costa (MG), segundo a fl. 176. Só que, na noite seguinte…(se ligue, leitor, as páginas seguintes são altamente explicativas…):
para as Minas e Energia. Dirceu bufou, mas nada pôde fazer, o que mostra que era Lula quem mandava, como bem pontuou GILBERTO CARVALHO. Chamando a si as rédeas do seu governo, Lula nomeou Palocci para a Fazenda e Dirceu (que também queria o cargo, segundo a fl. 178), para “o chefe do conselho político” e, depois, chefe da Casa Civil. Lembra de Delúbio, Silvinho… (vejaTROPA DE ELITE: REINALDO, PADILHA E ANINHA)? Olha eles aí:
Lula delegava poder a Dirceu, mas queria saber de todos os seus passos? Iiiihh, rapaz, então ele sabia? Talvez, né? Mas, Dirceu, também cobra criadíssima, tava ligado: Waldomiro Diniz (lembra dele? Veja A ERA LULA-parte II, MULTIUSO11, MANDAR É FÁCIL…, MULTIUSO14, SEM MEDO DE SER FELIZ, 1994, IDÉIAS PARA UMA ALTERNATIVA DE ESQUERDA… (o livro), MULTIUSO 22) passava o dia todo “…no térreo do do prédio onde Lula despachava…”, de olho em quem subia para falar com ele. 9fl. 180). E foi assim que soube da subida de Márcio Tomas Bastos, futuro chefe da Justiça (veja GILBERTO CARVALHO EM UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL, VEJA “MENTE” III) que de muito livrou Lula e sua galera. Veja essa (ano 2002, antes das eleições):
Lulinha jornalista era Luis Costa Pinto, autor da famosa entrevista de Pedro Collor que derrubou o irmão. Continua Otávio Cabral:
O que é a política, né, leitor? E como é “raivosa, reacionária e de direita” a galera contrária ao Pt!!! Essa era uma época, aliás, de grandes greves e do “FORA FHC“, a que, nos bastidores, Dirceu se opunha, segundo a fl. 155.
DESENTALANDO (comício de tudo)!
‘…O futuro presidente demonstrou contrariedade. E cobrou Dirceu no voo que os levava a Washington, em 9 de dezembro: “Segura o Delúbio. O Gerdau veio reclamar que ele está pegando pesado”. Dirceu prometeu advertir o subordinado…“, segundo a fl. 182. Nota de rodapé dessa última página: “conforme relatado ao autor por dois interlocutores de José Dirceu.’
Veja, também: O QUE É ISSO COMPANHEIRO, A VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE II, A VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE III, DOIS TEXTOS PARA A HISTÓRIA, ELE É SOCIALISTA?, SUAS EXCIAS: O FATO, A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO, O STJ, O STF, VARGAS LHOSA E O SINDJUFE-BA,A VERDADE ESTÁ NA CARA, MAS NÃO SE IMPÕE (ARNALDO JABOR?),CRISTÓVÃO BUARQUE, A PERVERSÃO DA DEMOCRACIA E OUTRAS “MENTIRAS” DA “IMPRENSA BURGUESA”, O PT DO PODER…
Pingback: O QUE A VEJA TEM QUE ELES NÃO GOSTAM? |