O DEVER DE INSULTAR (Cartas de um Terráqueo ao Planeta Brasil)

antes da matéria - Cópiamarco-antonio-villa-vence-o-ptmarco-antonio-villa-vence-o-pt-2https://www.blogdovilla.com.br/politica-no-brasil/vitoria-da-liberdade-de-opiniao/?subscribe=success#blog_subscription-2

…………..O DEVER DE INSULTAR (Cartas de um Terráqueo ao Planeta Brasil)

Sorvi esse DEVER DE INSULTAR [Olavo de Carvalho, Campinas, o-dever-de-insultarSP: Vide Editorial, vol. VI, 2016] de 04 ou 05 goles. É forte. Já o título me cutucou e, ao primeiro olhar, logo me lembrei da apresentação de O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM IDIOTA , outro clássico do autor: “…Olavo não é para frouxo…”! E não é mesmo. Como Monteiro Lobato, Reinaldo Azevedo, Marco Antônio Villa, Noblat, Luiz Felipe Pondé e outros com aquilo comprovadamente roxo, ele sabe que um país se faz com homens, livros e dever de insultar.

“INSULTAR”? Sim: puxar a espada de valores e agredir os canalhas. Afinal, pra que serve conceito ou princípio capaz de melhorar o indivíduo ou a sociedade (valor), senão para, somado a argumento, insultar  a vigarice, a bandidagem, o oportunismo, a improbidade (ideológica, inclusive), o corporativismo, a imoralidade ou  – termo dele – a mídia cúmplice? Na fl. 70, ele diz: “…no prazo de umafala sério geração, os mais altos conhecimentos, as mais ricas e delicadas funções da inteligência, os valores mais essenciais da racionalidade, da moral e das artes cedem lugar à repetição maquinal dos slogans e chavões carregados de ódios insensatos e apelos chantagistas...”

Coletânea de artigos escritos em 2010, O DEVER DE INSULTAR foca a vida real brasileira: política “profissional” [“… cargos públicos  e benefícios pessoais…, fl.11]; ideologia [“… discurso que expressa (ou esconde) uma vontade política; foro de São Paulo

olavo-de-carvalho-dever-de-insultar-1-fl-184-f-sp-juiz-odilon(fl.184); mídia

olavo-de-carvalho-foro-sao-paulo-fl-124 (fl.124);  cultura, literatura, conservadorismo, liberalismo, filosofia, esquerda, direita…

Trata de um bocado de coisa contra as quais “… OS FATOS NADA PODEM…”

EXEMPLO 1:

olavo-de-carvalho-fl-96-sanctusIsto durante o céu de popularidade em que vivia a “viva alma mais honesta do país“, antes de virar a “jararaca” desentocada pela  LAVAJATO.  Segue a fl. 96:

olavo-de-carvalho-fl-96-lula-jesus-obama-midiaAlguma dúvida, leitor?

olavo-de-carvalho-fl-96-parte-2-lula-esquerda(depois, veja ÊTA MUNDO BOM! (DIRCEU, A BIOGRAFIA, parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5…). Continua a fl. 96:

olavo-de-carvalho-fl-96-che-guevara-rosseauolavo-de-carvalho-fl-97-sodomia-revolucionaria(Nunca esqueça de o blog, O QUE É ISSO COMPANHEIRO II, A VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE III…). Final desse primeiro exemplo intitulado “SANCTUS”:

olavo-de-carvalho-fl-97-o-sucesso-revolucionarioSabe por que esse “…mesmo e sobretudo entre aqueles que têm tudo a perder com a vitória delas…” (as ideologias revolucionárias), leitor? Porque é comum os “revolucionários de esquerda” amedrontarem, com os seus megafones, panfletos e slogans, os seus adversários não militarizados.

vitória sobre ESTELAA esse temor, o autor chama de “espiral do silêncio“: “trata-se de atacar a honra do infeliz (…) por tantos meios de comunicação diversos (…) de tal modo que ele [o infeliz], sentindo a inviabilidade de um debate limpo, acabe preferindo recolher-se ao silêncio…” (fl.233).

Ah, leitor, é uma pena você não poder ver, agora, O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (o original), O ZIGUE-ZAGUE DAS PALAVRASE-MAIL ENVIADO AO SR…, RETRATO fala sérioDE UMA FRAUDEO SISTEMA É BRUTO. MAS FALHO – parte 1 , O SISTEMA É BRUTO… – parte 2O SISTEMA É BRUTO, MAS FALHO – parte 3,  ESTRATÉGIA DE DEFESA, QUE PANCADA!, BLEFE… Quem sabe, um dia, a justiça não revê o seu equívoco, né?

EXEMPLO 2 (fls. 237/240):

olavo-de-carvalho-dever-de-insultar-1-fl-237

Só lembrando que todos os textos são de 2010, viu, leitor? E, portanto, anteriores ao conhecimento do PETROLÃO e outros ãos.

olavo-de-carvalho-o-dever-fls-238Campanha pela Ética na Política“? O engraçado é que, num papo  recente de uatsap, me deparei (o correto seria deparei-me, né, leitor?) com um engalanado jornalista de pelo menos 60 anos que pareceu não saber desse tal “partido da ética”…a estrela do PT nos jardins do planalto

“Petismo desbragado da Globo“? Na verdade, só lembro daquele em que a “jararaca” ocupou por mais de dez minutos o JN, após a ouvida coercitiva no aeroporto de Congonhas (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1746437-conducao-coercitiva-de-lula-foi-decidida-para-evitar-tumulto-diz-moro.shtml). Achei muito, mas gostei de Bonner ter dito que, apesar do que os petistas falavam da Globo, o jornalismo dela sempre ouviria os dois lados… Continua o autor:

olavo-de-carvalho-o-dever-fls-238-lula-roberto-marinho-coloorroberto-marinho-lula-mercadantepresidente. Hoje em dia [relembrando: 2010], seis testemunhas mortas no caso Celso Daniel não abalam em nada a reputação de governantes ungidos pelo dom da inatacabilidade intrínseca …” (fl.238)

olavo-de-carvalho-fl-239-o-chefeos medalhões de cabeça oca e louvava os pobres estudiosos, ela convenceu o país inteiro de que a coisa mais linda, mais louvável, mais meritória, é subir na vida permanecendo analfabeto…” lula-gabrielli-dilma-sarney-lobao-premiun-i-e-ii-veja-04fev15(fl.240).

Por mim, ele poderia continuar analfa (o que ele, há muito com dinheiro e poder, não é mais). Só precisaria ser honesto, a quem cabe o sublime dever de insultar.

Veja, também:PARA QUEM TEM MAIS DE 05 ANOS DE IDADE E NÃO COME “H” e para quem tem mais de 05 anos de idade e COME “H”

Anúncios
Esse post foi publicado em machadodeachismo, resenha. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s