https://www.blogdovilla.com.br/politica-no-brasil/vitoria-da-liberdade-de-opiniao/?subscribe=success#blog_subscription-2
…………..O DEVER DE INSULTAR (Cartas de um Terráqueo ao Planeta Brasil)
Sorvi esse DEVER DE INSULTAR [Olavo de Carvalho, Campinas, SP: Vide Editorial, vol. VI, 2016] de 04 ou 05 goles. É forte. Já o título me cutucou e, ao primeiro olhar, logo me lembrei da apresentação de O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA NÃO SER UM IDIOTA , outro clássico do autor: “…Olavo não é para frouxo…”! E não é mesmo. Como Monteiro Lobato, Boechat, Reinaldo Azevedo, Marco Antônio Villa, Noblat, Luiz Felipe Pondé e outros com aquilo comprovadamente roxo, ele sabe que um país se faz com homens, livros e dever de insultar.
“INSULTAR”? Sim: puxar a espada de valores e agredir os canalhas. Afinal, pra que serve conceito ou princípio capaz de melhorar o indivíduo ou a sociedade (valor), senão para, somado a argumento, insultar a vigarice, a bandidagem, o oportunismo, a improbidade (ideológica, inclusive), o corporativismo, a imoralidade ou – termo dele – a mídia cúmplice? Na fl. 70, ele diz: “…no prazo de uma geração, os mais altos conhecimentos, as mais ricas e delicadas funções da inteligência, os valores mais essenciais da racionalidade, da moral e das artes cedem lugar à repetição maquinal dos slogans e chavões carregados de ódios insensatos e apelos chantagistas...”
Coletânea de artigos escritos em 2010, O DEVER DE INSULTAR foca a vida real brasileira: política “profissional” [“… cargos públicos e benefícios pessoais…, fl.11]; ideologia [“… discurso que expressa (ou esconde) uma vontade política; foro de São Paulo
(fl.124); cultura, literatura, conservadorismo, liberalismo, filosofia, esquerda, direita…
Trata de um bocado de coisa contra as quais “… OS FATOS NADA PODEM…”
EXEMPLO 1:
Isto durante o céu de popularidade em que vivia a “viva alma mais honesta do país“, antes de virar a “jararaca” desentocada pela LAVAJATO. Segue a fl. 96:
(depois, veja ÊTA MUNDO BOM! (DIRCEU, A BIOGRAFIA, parte 1, parte 2, parte 3, parte 4, parte 5…). Continua a fl. 96:
(Nunca esqueça de o blog, O QUE É ISSO COMPANHEIRO II, A VERDADE, NADA MAIS DO QUE A VERDADE III…). Final desse primeiro exemplo intitulado “SANCTUS”:
Sabe por que esse “…mesmo e sobretudo entre aqueles que têm tudo a perder com a vitória delas…” (as ideologias revolucionárias), leitor? Porque é comum os “revolucionários de esquerda” amedrontarem, com os seus megafones, panfletos e slogans, os seus adversários não militarizados.
A esse temor, o autor chama de “espiral do silêncio“: “…trata-se de atacar a honra do infeliz (…) por tantos meios de comunicação diversos (…) de tal modo que ele [o infeliz], sentindo a inviabilidade de um debate limpo, acabe preferindo recolher-se ao silêncio…” (fl.233).
Ah, leitor, é uma pena você não poder ver, agora, O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (o original), O ZIGUE-ZAGUE DAS PALAVRAS, E-MAIL ENVIADO AO SR…, RETRATO DE UMA FRAUDE, O SISTEMA É BRUTO. MAS FALHO – parte 1 , O SISTEMA É BRUTO… – parte 2, O SISTEMA É BRUTO, MAS FALHO – parte 3, ESTRATÉGIA DE DEFESA, QUE PANCADA!, BLEFE… Quem sabe, um dia, a justiça não revê o seu equívoco, né?
EXEMPLO 2 (fls. 237/240):
Só lembrando que todos os textos são de 2010, viu, leitor? E, portanto, anteriores ao conhecimento do PETROLÃO e outros ãos.
“Campanha pela Ética na Política“? O engraçado é que, num papo recente de uatsap, me deparei (o correto seria deparei-me, né, leitor?) com um engalanado jornalista de pelo menos 60 anos que pareceu não saber desse tal “partido da ética”…
“Petismo desbragado da Globo“? Na verdade, só lembro daquele em que a “jararaca” ocupou por mais de dez minutos o JN, após a ouvida coercitiva no aeroporto de Congonhas (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/03/1746437-conducao-coercitiva-de-lula-foi-decidida-para-evitar-tumulto-diz-moro.shtml). Achei muito, mas gostei de Bonner ter dito que, apesar do que os petistas falavam da Globo, o jornalismo dela sempre ouviria os dois lados… Continua o autor:
presidente. Hoje em dia [relembrando: 2010], seis testemunhas mortas no caso Celso Daniel não abalam em nada a reputação de governantes ungidos pelo dom da inatacabilidade intrínseca …” (fl.238)
os medalhões de cabeça oca e louvava os pobres estudiosos, ela convenceu o país inteiro de que a coisa mais linda, mais louvável, mais meritória, é subir na vida permanecendo analfabeto…”
(fl.240).
Por mim, ele poderia continuar analfa (o que ele, há muito com dinheiro e poder, não é mais). Só precisaria ser honesto, a quem cabe o sublime dever de insultar.
Veja, também:PARA QUEM TEM MAIS DE 05 ANOS DE IDADE E NÃO COME “H” e para quem tem mais de 05 anos de idade e COME “H”
Pingback: NO PASSARAN! |
Pingback: O QUE A VEJA TEM QUE ELES NÃO GOSTAM? |