O AVANÇO DAS COTAS (O QUE A VEJA TEM QUE ELES NÃO GOSTAM? II)

10out:Vixe! Tava escrito “almoco” e “estrato“… Terrível!!! Só percebi, agora! Desculpe, galera!

ALMOÇO GRATIS (extrato)

“…Como acreditar que nossos políticos são péssimos, mas os eleitores são ótimos?

Preconceito, elitismo, raiva do povo, negação da democracia, coisa de direita etc. — escolha qualquer uma dessas expressões para condenar a afirmação apresentada acima, como fazem nossos mais distintos pensadores, e, a partir daí, deixe-se enganar à vontade. Se é errado dizer que o brasileiro vota mal, por que os deputados e senadores do Brasil, para não falar do resto da tropa, são tão ruins assim? De quem é a culpa pela entrega dos cargos públicos ao que a sociedade tem de pior? A culpa é dos eleitores brasileiros, é claro — ou seria dos eleitores mexicanos? Não há, muito simplesmente, como fugir dessa realidade. A verdade é que o tempo passa e o desempenho da população brasileira na escolha de seus governantes continua sendo definido com perfeição em duas frases que causaram grande escândalo na época em que foram ditas — e que não querem ir embora.

A primeira é de Pelé, de quarenta anos atrás, e se mostra cada vez mais certeira. “O brasileiro não sabe votar”, disse Pelé. Na ocasião, e por muito tempo depois de sua declaração, ele foi considerado um monstro por nossa elite pensante — boçal, ignorante, fascista, serviçal da ditadura militar, inimigo do povo e mais um monte de coisas. Foi intimado a calar a boca, contentar-se com seu lugar de jogador de futebol e não se meter em conversas de que não entendia. A segunda frase, dita há 25 anos, é do ex­-presidente Lula. “Há uma maioria de 300 picaretas no Congresso”, afirmou ele. Lula, sendo Lula, não foi fuzilado como Pelé; fizeram até música em homenagem à sua tirada. Houve apenas um silêncio envergonhado entre as massas intelectuais que o admiram e que até hoje evitam tocar no assunto. Mas o que realmente interessa, nos dois casos, é o seguinte: quem está disposto a dizer em público, hoje em dia, que o brasileiro sabe votar muito bem, ou que o Congresso Nacional é um lugar de gente séria? Lula, por sinal, só errou na conta: em vez de dizer “300” deveria ter dito 500.

O eleitorado brasileiro é esse, e não dá para trocá-lo por outro. O máximo que se pode fazer é reduzir suas possibilidades de decidir errado — e isso poderia ser conseguido com uma reforma nas leis eleitorais que os políticos se recusam a aprovar. O resto é hipocrisia. Como acreditar que nossos políticos são péssimos, mas os eleitores brasileiros são ótimos? É um almoço grátis moral. O Brasil de hoje é especialista nisso.”

Publicado em VEJA de 16 de agosto de 2017, edição nº 2543

……………. O AVANÇO DAS COTAS  (O QUE A VEJA TEM QUE ELES NÃO GOSTAM? II)

O QUE A VEJA TEM QUE ELES NÃO GOSTAM?, meu último post, é de 05 de maio (tô fazendo curso até de desenho, leitor). Portanto, tô destreinado. Aliás, volto a me perguntar: O QUE A VEJA TEM QUE ELES NÃO GOSTAM?

A primeira capa é de junho/07; a segunda, de maio/17… E eu leio Veja desde 77… E adoro!

Durante todos esses anos, só tive uma sensação: não gosta de Veja quem não gosta de valores (conceitos, princípios…) como democracia (a permissão legal para o choque – de interesses- permissão esta que só rolou no danado do capitalismo); economia de mercado (que, com educação pública capaz de gerar gente exigente consigo mesma, pôde tornar ricos países como Coreia do Sul e China, em menos de 50 anos);  Estado detetizado e submetido a Lei (que também só rolou no capitalismo); liberdade de crítica e expressão (que)Eu gosto. E você, leitor?

Por que “melhor”, leitor? Ora, por que quanto maior o nível educacional do cidadão, mais bem remunerados e exigentes se tornam ELE e a SOCIEDADE… E, portanto, melhor até para a empresa capitalista que, como Veja/Abril, depende de consumidores… Concorda?

Essa foi a matéria de capa de 16 de agosto. Que mídia“conservadora, familiar e golpista”, em leitor? Sim, sem dúvida, trata-se  de uma publicação de “direita”: como você e eu, ela faz o que pode por um Brasil parecido com uma Alemanha, um EUA, uma Inglaterra, uma Coreia do Sul, um Chile… Ela sabe que problemas sempre houve e sempre haverá (veja A RIQUEZA E A POBREZA DAS NAÇÕES), já que para o Homem, um bicho que procura a felicidade… (realização do desejo)…, tudo é possível (veja MINISTRA ELIANA CALMON E AS RAZÕES DO ILUMINISMO, O DILEMA DE TEREZA CRISTINA …). E quando esse Homem é brasileiro, então…

Ela sabe, também, que, quando a antiga URSS acabou, havia lá os seus bilionários… (veja STALIN, MAO, FIDEL (e ERENICE)). De onde eles sugiram? Como ganharam dinheiro?

O “avançar” a que o psicólogo e estudante de Direito Marcus Vinícius acima se refere, leitor, ainda é a DESTRUIÇÃO DA OBRA jamais terminada:

Fonte: 1889: COMO UM IMPERADOR CANSADO, UM MARECHAL VAIDOSO E UM PROFESSOR INJUSTIÇADO CONTRIBUÍRAM PARA O FIM DA MONARQUIA E A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL [Laurentino Gomes, 1ª ed. – SP: Globo, 2013, fls. 65 e 82]. Veja mais Laurentino em MULTIUSO 24.

Mas, para onde pode ir um país que, por um lado, paga “auxílio moradia” aos cargos mais bem pagos da República (que, sem cerimônia nem contestação, os recebe até acima do “teto constitucional“) e, por outro, condecora com o título de “doutor honoris causa” (que quereria dizer: “por causa da honra”!) até gente judicialmente condenada por lavagem de dinheiro e corrupção?  Que país é esse, meu deus!! Da natureza tudo recebeu, restando apenas a sua parte, como, em outras palavras, admoestou a sua antiga Itália, Maquiavel…

Matéria completa:

ATENÇÃO, LEITOR?

MAIS MITOS QUE CAEM:

Veja, também:  PROFo. Dr. UBIRATAN CASTRO DE ARAÚJOPOR QUE VIREI À DIREITA (o livro. Ou quase), ÉTICA NÃO É IDEOLOGIA, NAVEGAR É PRECISO, STALIN, MAO, FIDEL (e ERENICE), CISNES SELVAGENS, CRISTÓVÃO BUARQUE, A PERVERSÃO DA DEMOCRACIA E OUTRAS “MENTIRAS” DA “IMPRENSA BURGUESA”, O DEVER DE INSULTAR (Cartas de um Terráqueo ao Planeta Brasil)

Anúncios
Esse post foi publicado em machadodeachismo, resenha. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s