JANAÍNA PASCHOAL E HÉLIO BICUDO:O SHOW

antes da matéria - Cópia

13OUT. “QUEM NÃO DEVE NÃO TEME

JUIZ NEGA PEDIDO DE EDUARDO CUNHAÉ isso aí, Excia! Censura, não! Quem censura motivos tem! (http://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2015/10/1693166-justica-manda-continuar-devassa-em-imposto-de-renda-de-eduardo-cunha.shtml)

Veja SUAS EXCIAS: O FATO, A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO, O STJ, O STF, VARGAS LHOSA E O SINDJUFE-BA

…………..JANAÍNA PASCHOAL E HÉLIO BICUDO:O SHOW

Helio Bicudo: Procurador de Justiça no Estado de São Paulo, bacharel HÉLIO BICUDO, RODA VIVAem Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, turma de 1947, ex-petista histórico);

Janaina Paschoal: Professora de direito da USP e ex-membro da galera do “FORA COLLOR“… Tem JANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 18, com identificaçãopedigree? A sua língua afiada lembrou, aliás, a de outra professora da USP, que, infelizmente, anda desaparecida… Que pena, Profa. Marilena Chauí!

É deles o último pedido de impeachment de Dilma Rousseff.

Atenção: a transcrição abaixo, cheia de reticências, não substitui o vídeo da entrevista completa, também abaixo.

PERGUNTA 1: … Impeatchment é golpe?

seta4Atenção, leitor: o PT já respondeu, antes do Dr. Hélio:

PT, ZÉ DIRCEU, PEDEM IMPEACHEMENT DE FHC 1PT, ZÉ DIRCEU, PEDEM IMPEACHEMENT DE FHC

São 10 discursos, todos cheios de razão…: http://fernandorodrigues.blogosfera.uol.com.br/2015/09/29/veja-como-fhc-derrubou-o-pedido-de-impeachment-em-1999/

cut, derrotados nas urnas

HÉLIO BICUDO. Não, é remédio constitucional…

P: …O pedido poderia ser estendido aos presidentes da câmara e ao do senado?

Bicudo: … Não, o pedido tem de ser particularizado… O pedido não pode ser abrangente (…) O processo do impeachment não tem nada a ver com as eleições, mas com medidas…

JANAÍNA PASCHOAL: …Não é porque ela (Dilma) descumpriu promessas ou porque veio a crise. O termo “ESTELIONATO ELEITORAL” é usado em contrapartida ao que foi pregado nos palanques, mas, estamos diante de algo muito mais grave, de um ESTELIONATO DE GRANDE MAGNITUDE (…) que ultrapassa muito essa ideia de não cumprimento de promessa (…) O que foi feito em 2014, ano eleitoral? TODOS OS PROGRAMAS-CORAÇÃO DO JANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 8GOVERNO, PROGRAMAS-CENTRO DO GOVERNO, QUE ESTAVAM SENDO ALARDEADOS DURANTE AS ELEIÇÕES, ESTAVAM SENDO PAGOS ANTECIPADAMENTE PELOS BANCOS PÚBLICOS. Esses pagamentos por antecipação caracterizam empréstimos. A lei de responsabilidade fiscal proíbe, claramente, que o tesouro nacional faça empréstimos de bancos públicos. Na verdade não foi só 2014; começou antes; 2014 foi a explosão (…) Durante 2014 inteiro, tudo o que estava sendo alardeado (bolsa família, minha casa minha vida…) estava sendo pago por bancos públicos, CONTRA A LEGISLAÇÃO… Contra a lei de responsabilidade fiscal, que foi uma grande conquista de todos nós…

Além de a lei proibir esse empréstimo, ela proíbe que o tesouro faça empréstimos, mesmo de bancos privados, por antecipação, durante o ano eleitoral (…) Então, HOUVE AÍ MAIS DE UMA AFRONTA A ESSA LEGISLAÇÃO. Isso significa que, quando a presidente subia no palanque e dizia “…OLHA, OS OPOSITORES .., QUANDO ASSUMIREM, VÃO CORTAR OS PROGRAMAS…”. Porém, aJANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA,2 presidente já sabia que ela não teria condições financeiras de manter os programas. É diferente de você fazer uma promessa, acreditando que talvez dê e, depois, você é colhido por uma crise, e não dá… ELA JÁ SABIA! Por que ela já sabia? Por que ELA ESTAVA UTILIZANDO UM EXPEDIENTE CLARAMENTE PROIBIDO POR LEI PARA FAZER O PAGAMENTO DESSES PROGRAMAS! ISSO É UM ESTELIONATO SOB O PONTO DE VISTA TÉCNICO-JURÍDICO!

(…) os bancos contabilizavam esses créditos. Se você abrisse os livros dos bancos, eles contabilizavam esses créditos… Porém, O TESOURO, PRA QUE O ROMBO NÃO FOSSE PEGO, NO PERÍODO ELEITORAL, NÃO CONTABILIZAVA… Essa é a prova de que eles tinham consciência do que eles estavam fazendo! É muito diferente de um não cumprimento de promessa e, aí, acontece uma crise econômica e eu não tenho condições de fazer (…) Agora, EM ANO ELEITORAL, EU USO UM EXPEDIENTE JANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 10 charge estelionatoSABIDAMENTE PROIBIDO, NÃO CONTABILIZO, DE FORMA QUE OS PARTIDOS OPOSITORES NÃO TENHAM COMO PEGAR; DE FORMA QUE OS INVESTIDORES NACIONAIS E ESTRANGEIROS NÃO TENHAM COMO PEGAR (…) E só QUANDO VOCÊ GANHA A ELEIÇÃO, VOCÊ DÁ A NOTÍCIA DE QUE… O QUE VOCÊ JÁ SABIA LÁ ATRÁS … NÃO PODERÁ FAZER

Tem muita gente falando que não tem elementos… Tão sobrandJANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA,5o elementos (para o impeachment),,, Tem um monte de prefeito, no Brasil inteiro, sendo processado e condenado por crime contra as finanças públicas, por coisa de 20 mil… Nós estamos falando de um rombo de, se não se apurar mais, de 40 BILHÕES, conforme apurado pela Procuradoria do TCU e já constatado em acórdão do TCU…

P: Então o que a senhora e o Dr. Hélio estão argumentando é que as pedaladas ensejam crime de responsabilidade fiscal por descumprirem a lei orçamentária…

JANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 15, pedaladas

JANAÍNA: É claro. Isso é claro. Fere o código penal (…), a lei de responsabilidade fiscal (…), a lei 1079/50, que trata do impeachment (…) e fere o centro do artigo 85 da Constituição Federal, que trata do orçamento… É crime de responsabilidade e, também, pode se caracterizar como crime comum…

P: Dr. Hélio, por que o senhor ajudou a fundar o PT? Por que o Sr. Saiu do PT? E por que, agora, o Sr. Tá na ponta de lança desse mais duro ataque contra o governo do PT? O Sr. Tem algum ressentimento do PT?

BICUDO: Evidentemente que não é em benefício próprio. O PT VESTIU-SE DE UMA VESTIMENTA DE SALVADOR DA PÁTRIA, E EU FUI NESSA (…) A partir do memento em que eu vi que não era, eu saí do PT (…) A mim não interessava um partido que buscava para uma minoria o bem público para o benefício dessas mesmas pessoas… EU SAÍ DO PT QUANDO EU PERCEBI QUEJANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 9 AS COISAS NÃO ERAM BEM COMO EU ESTAVA IMAGINANDO… A própria posição do Lula… Eu conheci o Lula quando Lula era postulante do governo do Estado. Eu fui candidato a vice-governador, e ele a governador. É um panorama completamente diferente do que se vê hoje (…) O LULA FALAVA PARA OBTER O PODER EM BENEFÍCIO PRÓPRIO E DOS SEUS, COMO ACONTECE E TODO MUNDO SABE DISSO (… )

P- O que mais o decepcionou?

BICUDO: …O que mais me impressionou foi O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DO LULA. Ninguém fala nisso, mas eu conheci o Lula numa casa de 40 metros quadrados. HOJE, O LULA É UMA DAS GRANDES FORTUNAS DO PAÍS. ELE E OS SEUS FILHOS (…) Quem é que está querendo que isso venha à tona? É preciso ver o que essas pessoas fizeram para ter o que têm… O QUE LULA FEZ PARA SER O MILHARDÁRIO QUE ELE É HOJE?

COMENTÁRIO DA BANCADA: …ele foi presidente da república

JANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 1BICUDO: Pois é, o salário não dá pra isso. Agora, ELE SER CAIXEIRO VIAJANTE DE UMA EMPRESA… O QUE QUER DIZER ISSO? QUER DIZER QUE ELE SEMPRE ESTEVE JUNTO COM ESSE PESSOAL,QUE É O DA GRANDE CORRUPÇÃO (…) O LULA SE CORROMPEU E CORROMPE A SOCIEDADE BRASILEIRA COMO ELA É HOJE, ATRAVÉS DA SUA ATUAÇÃO COMO PRESIDENTE DA REPÚBLICA (…) O FATO DE ELE SER UM CAIXEIRO VIAJANTE DE EMPRESA (…) ELE ESTÁ USANDO O PRESTÍGIO DE PRESIDENTE E EX-PRESIDENTE PARA FAZER NEGÓCIO PARA A ODEBRECHT NO EXTERIOR

PLIN-PLIN 

Atenção, leitor: o ex-PR enviou carta chorosa a um filho ainda petista do Dr. Hélio Bicudo, segundo toda a imprensa (http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/lula-%E2%80%98deus-sabe-que-bicudo-esta-mentindo%E2%80%99/). Nessa carta, o ex-PR expõe os altos motivos que o impedem de acionarlula, já vi esse filme, makloud judicialmente o seu ex-antigo colega de chapa e partido. Mas, o ideal seria, talvez, que o ex-PR desafiasse o Roda Viva ou o acionasse, solicitando uma entrevista em tempo igual. Lula, aliás, já esteve no mesmo programa, quando, ainda candidato a PR, vetou a participação do então jornalista de esquerda (então militante do PCdoB) e autor do livro  JA VI ESSE FILME , Luiz Maklouf… Quer saber por quê? Veja VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME? (have you ever seem that film?) e  VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME? – parte 2)

PLIN-PLIN 

P: Dr. Hélio, o impeachment pode ser conduzido por Eduardo Cunha, um investigado pela Operação Lava-jato…

BICUDO: … Você tem de ir pelos trâmites legais…

JANAÍNA: o papel do presidente é formal (…) O pedido está juridicamente muito bem fundamentado, ele (Eduardo Cunha) está sendo investigado pelas instâncias competentes (…), se vier a ser réu, melhor. QUEM DEVE QUE PAGUE, INDEPENDENTE DE PARTIDO (….) nós não temos filiação partidária nenhuma, não temos pretensão política nenhuma, não estamos defendendo A ou B (…) Ele (Eduardo Cunha) é o presidente da Câmara, nós temos que endereçar o pedido a ele (…) Seja um, seja outro, acho difíciJANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 11 charge pedaladasl não dá o andamento devido (…) Eu fui ao presidente da Câmara, não fui ao Cunha (…)

P: Dr. Hélio, houve inocência da sua parte e de grande parte da população, em ter acreditado num partido que hoje se mostra diferente do que dizia lá atrás? Até que ponto um partido que nunca tinha chegado ao poder faria diferente?…

BICUDO: Eu não sou fundador do PT (…) eu e Plínio Sampaio ajudamos no crescimento do PT. ESTÁVAMOS IMBUÍDOS DA IDEIA DE QUE O PT SERIA UM FATOR DE ALTERAÇÃO DAS REGRAS POLÍTICAS BAIXAS que correm, corriam e provavelmente vão correr por muito tempo ainda… E nós esperávamos que o partido que acabava de nascer fosse o partido que nós queríamos (…) para alterar, no sentido positivo, a vida política do Brasil. Não foi (…) Eu saí do PT, faz 10 anos (…)

P: … O juiz Sérgio Moro personifica a Operação Lava-Jato (…) Um homem é capaz de mudar uma época ou a História de um país, Dr. Hélio?…

BICUDO: … Pode e deve. O QUE ESTÃO FAZENDO OU TENTANDO FAZER COM O SÉRGIO MORO É UM DISPARATE JURÍDICO E MORAL (…) QUEREM TIRAR DELE, OU JÁ ESTÃO TIRANDO, A POSSIBILIDADE DE UMA ABRANGÊNCIA (…)

P- … Justamente por que uma pessoa pode mudar os rumos…

BICUDO: … Justamente… Um faz isso, o outro faz aquilo, o outro faz aquilo outro…

P: … Dr. Hélio, o Sr. decide sair do partido em 2005, quase 10 anos depois do primeiro escândalo de corrupção do PT, que é um caso emblemático (…), o caso CPEM (veja VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME? (have you ever seem that film?) e VOCÊ JÁ VIU ESSE FILME? – parte 2), que envolve o Paulo de Tarso Venceslau… Por que o Sr. demorou quase 08 anos pra sair de um partido que lá atrás a gente já via ele envolvido com corrupçãoJANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 20, Bicudo com as mãos?

BICUDO: … eu entrei no PT na expectativa de um partido de mudança… Essa coisa você vai percebendo aos poucos, que não é bem assim. O PT FOI TOMADO PELO LULA COMO RAZÃO DE ELE ALCANÇAR O PODER E USUFRUIR DO PODER

P: (…) Dá prá personalizar essa questão em apenas uma pessoa?

BICUDO: Não. Não dá, mas eu acho que ELE É O GRANDE RESPONSÁVEL! PORQUE ELE É O DONO DO PARTIDO. Eu entrei para o partido e pensei que pudesse falar… Não podia falar (…) Você fala se o Lula quiser…

P: … Mas o Sr. foi vice-prefeito… O Sr. acha que não teve espaço…?

BICUDO: Eu não tive, absolutamente, espaço. Por isso saí! Por isso que o Plínio, que entrou comigo, saiu, também (…) Nós não tínhamos espaço… Eu fui deputado federal em 02 legislaturas… Nunca tive espaço dentro do PT pra fazer aquilo que a gente quis (…) EU FIZ MUITO POUCO, PODERIA TER FEITO MUITO MAIS, SE O PT TIVESSE APOIADO ALGUMAS INICIATIVAS

P: O Sr. viu sujeira no partido e (…) “vou sair daqui antes que me envolvam…”?

BICUDO: … Não antes que me envolvam, mas antes que eu possa visualizar que as coisas vão caminhar no sentido inteiramente contrário àquilo que você esperava (…) Quando eu cheguei a essa conclusão, eu saí…

P: … lula-e-bicudoO Sr. foi vice-prefeito na gestão de Marta Suplicy… E ela saiu, agora, para o PMDB… Agente viu ao lado dela Renan Calheiros, o Raup, o Cunha (…) E a Marta afirmou que está entrando no partido pra combater a corrupção… O Sr. Esteve próximo à Marta (…)

BICUDO: … Você sabe que eu estive próximo, mas nem tanto… Eu me lembro até (…) quando eu fui candidato a vice-prefeito, com a Marta, uma pessoa de muita projeção na sociedade paulista me disse “olha, toma cuidado”… Mas eu não tive problema com a Marta. Ela me disse “o que você quer fazer?”. Eu quero assumir o problema dos direitos humanos na prefeitura… Então é seu! (…) Cumpriu aquilo que havia convencionado comigo (…)

P: (…) o clima dentro da universidade do Largo do S. Francisco (…) Diferentemente do que aconteceu em 1992, quando havia uma unanimidade pelo impeachment do então presidente Collor, desta vez, há uma divisão…

JANAÍNA: … em 1992, eu era (…) uma das organizadoras do “FORA COLLOR”…

P: … e, agora, tem uma divisão (…) Há quem entenda que qualquer crítica ao campo representado pelo PT, chamado “campo progressista” é uma afronta à democracia (…)

JANAÍNA: … Eu tenho muito problema com o petismo… Muito! Sempre tive… O discurso petista é totalitarista… OU VOCÊ CONCORDA, OU VOCÊ É INIMIGO. E ASSIM VOCÊ ÉVeja, 12ago15, xô corrupção TRATADO. Então a faculdade, já há um bom tempo, se transformou num reduto petista. Então, muito antes desse embate (…) Desses fatos virem à tona (…) hoje temos fatos! As pessoas podem não aceitar que se tomem medidas contra esses fatos (…) AGORA, DIZER QUE NÃO HOUVE O QUE HOUVE… É IMPOSSÍVEL! Vamos falar um pouquinho antes desses fatos… O Petrolão, TODO O DINHEIRO QUE O LULA GANHOU REPRESENTANDO EMPRESAS QUE CONTRATAM COM O PODER PÚBLICO… CONTRATOS SUPERFATURADOS… TUDO ISSO É FATO! Ninguém pode negar… Você pode até não aceitar que se tome uma medida diante desse fato…

Agora, antes, já havia uma hegemonia petista dentro da faculdade… e é um discurso que se autointitula como “progressista”, que se autointitula como “democrático” (…), porém que só aceita aquelas diferenças que são do grupo…

P: Você se autointitula como sendo de direita?

JANAÍNA: … antes de encontrar o Dr. Hélio, eu procurei outras pessoas… Bati em outras portas (…) Dr.Hélio é um home que tem uma origem na esquerda… Quem me estendeu a mão fui um homem de esquerda… E (…) tenho recebido muitas críticas de pessoas que se apresentam como sendo de “direita”… Eu tenho uma certa dificuldade de dizer … de esquerda ou direita… Não é por medo, não. É porque eu não gosto de extremismo… O DIREITISTA ADMITE ILEGALIDADES EM NOME DA SEGURANÇA (PRISÃO INJUSTA, TORTURA, MAUS TRATOS PRA PRESO (…). Quando você vai pro ESQUERDISTA, ELE SE APRESENTA COMO DEFENSOR DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS, MAS ELE NÃO SE PREOCUPA NUNCA COM A VÍTIMA (… ) NÃO DÁ PRA VOCÊ LIDAR COM O CRIME COMO SE TIVESSE SAINDO POR AÍ ABRAÇANDO ÁRVORES (…). Eu tenho dificuldade com a direita e com a esquerda (…)JANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 11, charge DIREITA OU ESQUERDA Se eu disser que sou de esquerda ou direita, vou estar mentindo (…) EU E DR. HÉLIO ESTAMOS BRIGANDO POR UM ESTADO DE LEGALIDADE…! Ou a gente muda o rumo da carruagem ou o país vai pro buraco. HOJE A CRIANÇA CRESCE ACHANDO QUE SE PODE TUDO… E não´é assim (…) Direitos fundamentais são direitos fundamentais da vítima do preso… Eu nunca foi petista, eu nunca votei no PT (…) Eles nunca me enganaram…

P: Dr. Hélio, o Sr. Está mais à direita ou à esquerda? (35,36m)

BICUDO: … a palavra “direita” ou “esquerda” não dizem a realidade das pessoas (…) Eu não me acho de “direita”. Também não me acho totalmente de “esquerda”(…) É mais um qualificativo que não alcança a essência das coisas…

P: Dr. Hélio …, O que está animando o pedido de impeachment é o não cumprimento das leis, o Estado de Direito, a República ou uma questão pessoal com Lula ou o Pt…?

BICUDO: … QuestõesJANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 7, charge fhc pessoais eu não tenho… Eu tenho minhas dúvidas, se as pessoas que exercem o poder, hoje, no Brasil, exercem o poder em benefício do Brasil ou em benefício próprio… Quando a Dilma diz “…eu vou fazer o diabo para ganhar essas eleições”. Para quem? Para ela (…) Aqui no Brasil, nós não chegamos ainda à essência da democracia. É uma casquinha de democracia a encobrir ideias totalitárias (…) É um caminho longo (…) é uma democracia muito complicada…

P: Dr. Hélio, Janaína, o processo do impeachment é um processo político, mas a petição de vocês tem uma natureza técnica (…) O TCU deve reconhecer algum tipo de irregularidade, e, certamente, no dia seguinte, a AGU vai ao Supremo dizer que não houve irregularidade nenhuma, que aquilo tem outro nome (…) É um momento em que, se a câmara estiver andando com processo de impeachment, as coisas se cruzam, e o Supremo entra na jogada. Como é que os senhores imaginam que deve ser o momento em que o Supremo entrar nessa discussão?

BICUDO: … EU ACHO QUE O PT CONTAMINOU AS INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS DE PONTA A PONTA (…)

P: A legitimidade do Supremo está comprometida?

BICUDO: … O processo para constituir o ministro do Supremo é completamente viciado..

P: E as condenações dos mensaleiros por um Supremo indicado pelo PT?

Bicudo: … Acontece, né?stf, mensalão, Joaquim Barbosa,1

COMENTÁRIO DA BANCADA: “…Mas as decisões veem mudando…”

P: … O senhor não vê o Supremo, hoje, como uma corte imparcial…?

BICUDO: … Não vejo. Nem o Supremo, nem o Superior Tribunal de Justiça, nem o poder judiciário de um modo geral. EU ACHO QUE O PT CONTAMINOU O PODER JUDICIÁRIO E O MINISTÉRIO PUBLICO. E essa contaminação se torna evidente, pela maneira como as decisões são tomadas…

JANAÍNA: … O TCU, agora, está apreciando as contas (…) O acórdão que foi dado em abril já constata a ocorrência das pedaladas. Ainda que haja uma impugnação da CGU, o processo de impeachment pode correr paralelamente, independentemente de uma discussão no Supremo, porque existe a divisão dos poderes. E o nosso pedido tem 03 fundamentações. Não são só as pedaladas, muito embora as pedaladas sejam o fundamento mais visível (…) porque tem um acórdão, um relatório (…) Mas há 02 outros fundamentos… Um desses fundamentos é o que ficou conhecido como o “PETROLÃO”. Porque A PRESIDENTE NÃO SÓ NÃO PUNE OS SEUS SUBORDINADOS (e a constituição diz que não punir os subordinados é crime de responsabilidade), COMO ELA OS DEFENDE! COMO ELA NEGA OS FATOS! (…)

JANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 21, Janaína com as mãosAO LONGO DO PROCESSO ELEITORAL, A PRESIDENTE FALOU PRA TODO O MUNDO NÃO SÓ QUE AS CONTAS ESTAVAM HÍGIDAS, E ELA JÁ SABIA QUE NÃO ESTAVAM, COMO QUE NÃO HAVIA NADA DE ERRADO COM A PETROBRÁS (…). E ela ocupou cargos importantes nessa área (…) Não é que ela não os responsabilize. Elas os protege! (…) E qual é a grande importância da Lava-Jato? É que vêm à tona contratos (…) em que aparece A FIGURA DO EX-PRESIDENTE LULA COMO REPRESENTANTE DE UMA DESSAS EMPRESAS QUE ESTÃO NO CENTRO DESSA QUESTÃO, E A PRESIDENTE DA REPÚBLICA, O TEMPO TODO, REFORÇANDO PARA A POPULAÇÃO, QUE O PRESIDENTE TEM PODER! Isso é muito sério! (…)

BICUDO: … São pessoas indissociáveis (…) Isso tudo o que Lula está fazendo … de viagens… de menino propaganda da Odebrecht, é a própria presidente da República que está fazendo…

JANAÍNA: … E o professor Reale, que entrou nesse aditamento do dia 17 (…) trouxe outro fundamento (…) que, NOS MESES DEDILMA, LULA, 10 ANOS NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2014, A PRESIDENTE PUBLICOU (…) DETERMINADOS DECRETOS NÃO NUMERADOS (…) ABRINDO CRÉDITO SUPLEMENTAR PARA VÁRIOS ÓRGÃOS PÚBLICOS SEM A AUTORIZAÇÃO DO CONGRESSO. Isso é um outro crime de responsabilidade (…) Nós não estamos trabalhando apenas encima dos números do TCU!

P: ….Mas tudo isso ainda são indícios… Ninguém é réu… Estou falando de Lula e Dilma, nenhum dos dois é réu …

JANAÍNA: (…) Os crimes de responsabilidade da presidente da República são… A PEDALADA é um, os DECRETOS NÃO NUMERADOS ABRINDO CRÉDITOS SUPLEMENTARES NÃO AUTORIZADOS é outro (…) Na verdade, são vários decretos, e as pedalada foram por ano… É UM CONJUNTO DE CRIME CONTINUADO/PEDALADA…

dilma pedalando

um CONJUNTO DE CRIME CONTINUADO/DECRETOS NÃO NUMERADOS (…) O crime de responsabilidade da presidente no que diz respeito ao Petrolão não está relacionado ao fato de ela ser ré ou (…) É O COMPORTAMENTO DELA COM RELAÇÃO ÀS PESSOAS ENVOLVIDAS (…) EXISTE UM DEVER DE PROBIDADE NA ADMINISTRAÇÃODECOROdecoro, decote, ética, estéticaIsso tá escrito na lei 1079/50 (…) A descrição, além de decoro, é responsabilizar os subordinados … A presidente não tomou nenhuma providência com relação aos seus subordinados… Quando a gente fala que ela tem responsabilidade no Petrolão (…) não é por propriamente propina, é pelo comportamento dela com relação a todas essas pessoas próximas, que estão implicadas, algumas já condenadas…

P: Dr. Hélio e Janaína (…) é indispensável movimento de rua pró-impeachment? (…) É fundamental que os brasileiros favoráveis ao impeachment estejam nas ruas…?

JANAÍNA: …Se esses brasileiros perceberem que está tendo um acordão, que os políticos estão se ajustando, pensando mais no interesse deles do que no interesse da população, sim (…)

é na pressaoBICUDO: (…) Sem engajamento da população, esse pedido não vai pra frente… Tem de haver pressão…

JANAÍNA: … E a nossa oposição é muito fraca, né?…

BICUDO: …E os que são favoráveis ao impeachment são considerados “golpistas” …

P: …FHC disse, recentemente, que não há nada contra Dilma…

JANAÍNA: … É frustrante (…) ver os principais porta-vezes da oposição fazer a defesa do governo! (…)

BICUDO: … O governador Geraldo Alkmim, por exemplo… “que não é momento para impeachment (…) bastante covarde!

JANAÍNA: É frustrante! (…) subi no caminhão do “Vem pra rua” (…) e pedi: “…nos representem”…! (…) Quem é governo, quem é oposição? (…) Nós temos um ou outro nome, quase individual, que se manifesta (…) Roberto Freire (…) veio à casa do Dr. Hélio e nos ofereceu o seu apoio … não só pessoal, mas o do partido…

COMENTÁRIO DE AUGUSTO NUNES: … O fato é que (…) a oposição partidária está completamente descolada da oposição real… É o que aparece nas pesquisas (…) Tem milhões de brasileiros atrás de um partido… Geralmente é o contrário. O partido é que procura as pessoas… Vota-se na oposição com aquela ressalva… “MAS…”. Então, ninguém se sente representado, faz tempo, em todos os lados… Essa falta de representatividade partidária é perigosa…

JANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 17, charge dois bicudos não se beijamBICUDO: …É aquela história de botar o pés em 02 canoas… Ninguém quer se comprometer… Vai, não vai…

P: Fala-se, no meio jurídico, na ideia de estabelecer um recall presidencial : após certo tempo de eleito, o político teria o seu desempenho avaliado…

JANAÍNA: É uma possibilidade (…) A gente tem de tratar um pouco de valores. Tá faltando isso. Quando se fala em valores no Brasil … na universidade, na comunidade… você é visto como “MORALISTA(…) É MORALISMO! (…)

Não adianta criar institutos, que eles não vão funcionar por si (… ) A ideia (do recall) precisa ser amadurecida (…) A NOSSA SAÍDA É DEBATER A FALTA DE VALORES NA NOSSA SOCIEDADE. HOJE O QUE VALE É SER ESPERTO, É DÁ NÓ EM PINGO D’ÁGUA (…) O que que é esse sentimento de insatisfação com relação à presidente, fora essas questões técnicas, que são inegáveis? É que DILMA E LULA, PRINCIPALMENTE DILMA, SÃO PRODUTOS DE MARQUETEIROS. NÓS NÃO PODEMOS MAI VIVER NUMA REPÚBLICA DE MARQUETEIROS! Marqueteiro tem quepixulecos vender produto. Marqueteiro não tem que vender gente (…)! As pessoas querem olhar nos olhos dos seus governantes e querem que os seus governantes falem a verdade! (…) As pessoas perceberam que foram vítimas do estelionato sobre o qual estávamos falando, no início do programa…!

P: Sobre a oposição (…) na época do impeachment do Collor, a oposição estava muito mais unida…

BICUDO: … A diferença é que Collor estava há muito pouco tempo no poder… A Dilma tem um mandato inteiro (…) O povo tá de um lado e a oposição tá querendo ir (…) Mas não vai… O Próprio FHC, até agora, teve algum posicionamento positivo em relação ao pedido de Impeachment? (…)

P: Dr. Hélio, no Brasil não é a oposição quem derruba um presidente por impeachment. É o PMDB (…) E, pela própria Lava-jato, tá todo mundo sujo…

Ba imprensa-batendo-em-fhcICUDO: … Eu acho que, se a imprensa ajudar um pouco, isso pode acontecer… Mas a imprensa está engavetando (…) Você pega a primeira página do jornal (…) Nenhuma palavra… É a fotografia da Dilma, Dilma fazendo isso, Dilma fazendo aquilo (…)

P: … Um governo Temer seria melhor do que o atual? O PT iria para a oposição…

JANAÍNA: … Não é questão de apostar que outro governo vai ser melhor. É UMA QUESTÃO DE TER RESPOSTA PARA AS ILICITUDES QUE FORAM COMETIDAS. Nós temos de começar a criar a cultura de que, se você não respeita a lei de responsabilidade fiscal, vai ter reação… Se você não responsabiliza o teu subordinado, vai ter reação … E se amanhã (…) eventualmente o vice-presidente Michel Temer cometer um ilícito também, que seja responsabilizado… Então não é uma aposta (…) que o próximo será melhor. É RESPOSTA ÀS ILICITUDES. É criar essa cultura no país, PORQUE O PT APROFUNDOU A CULTURA DA ILICITUDE NO PAÍS, A CULTURA DE QUE TUDO PODEE NÃO PODE! (…)

BICUDO: …É uma questão de educação política. No Brasil (…) é uma democracia muito tênue, muito nova. Nós somos herdeiros do autoritarismo português (…) Pra se ter uma democracia no nosso país, tem muito o que se caminha, ainda (…) Nós temos de mudar as pessoas porque elas estão aí para adquirir fortuna, nada mais do que isso, e nós somos as marionetes mexidas por eles…

P: … A sua iniciativa fortalece ou enfraquece as instituições, que, como o senhor mesmo disse, são frágeis…?JANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 19, charge SAÍDA EDUCATIVA

BICUDO: A iniciativa de solicitar o impeachment da Dilma é também educativa (…) As pessoas devem saber que o povo pode (…) o povo pode muito mais do que o congresso (…) A EDUCAÇÃO DO POVO PARA O EXERCÍCIO DA POLÍTICA É MUITO IMPORTANTE, É FUNDAMENTAL.

P: Dr. Hélio (…) o país estaria pronto para uma saída repentina da presidente Dilma?

BICUDO: …Não vai criar trauma nenhum. Essa é uma assertiva que as pessoas que estão usando o poder para seus fins próprios alegam (…) Não vai haver trauma nenhum (…) Ao contrário, vai haver um desafogo…”Puxa, custou, mais saiu! …” (…)

P: Dr. Hélio, sobre o futuro do PT…

BICUDO: …O PT não tem futuro… (veja 1994, IDÉIAS PARA UMA ALTERNATIVA DE ESQUERDA). COMO PARTIDO, DESAPARECEU. TEM UMA PESSOA, QUE É O LULA… O RESTO NÃO É NADA… É O PARTIDO DO SIM SENHOR! (…) Eu fui do PT, saí do PT exatamente por causa dessa hegemonia das pessoas…

maklouf lula fundação cutP: … Qual o legado do presidente Lula?

BICUDO: O LULA É O SOBA DO PT. NINGUÉM ABRE A BOCA NO PT, SEM PRIMEIRO PERGUNTAR SE PODE PRO LULA SE PODE ABRIR A BOCA.

P: … Então, do seu ponto de vista, O QUE ESTÁ AClula, veja capaONTECENDO HOJE É DE RESPONSABILIDADE DIRETA DO EX-PRESIDENTE LULA

BICDUDO: Ah, sim. Do ponto de vista do PT, O LULA É O CENTRO. Ele que diz o que se pode fazer e o que não se pode fazer (veja SEM MEDO DE SER FELIZ)… O legado disso é muito ruim (…)

P: Dr. Hélio, se acaba o PT, acaba o Lula, ou o Lula é maior do que o PT?

A FAMÍLIA LULA E AS EMPREITEIRAS, PARIS, LULINHA, ETC 1BICUDO: Eu acho que o Lula é maior do que o PT. Eu acho que acaba o PT, mas o Lula não acaba, não. A não ser que nós queiramos que ele acabe, pelo voto…

P: Dr. Hélio (…) O senhor lida com bandidagem há muito tempo…

BICUDO: … Agora, com a bandidagem política…

P: … Na minha memória, não há nenhum registro de nenhum esquema corrupto com essas dimensões …

BICUDO: … Eu também acho…

P-… O escândalo da Fifa, que também movimenta uma quadrilha internacional movimenta U$$150 milhões, até agora… No caso da Petrobrás (… cifras reconhecidas pela Petrobrás…), pelo menos OITO BILHÕES FORAM DESVIADOS… A que o Senhor atribui essa escalada … Como é que se dá um salto desse tamanho? Em apenas uma única empresa… 08 bilhões (…)

JANAÍNA: …Imagine quando abrir o resto…

P: … É um problema cultural … Falta lei… O que aconteceu para que isso pudesse ocorrer?

seta4A gente sabe que é mentira, né, leitor? Mas, só um instantinho:

Veja 30set15, O PETROLÃO NASCEU NO PLANALTO 1Veja 30set15, O PETROLÃO NASCEU NO PLANALTO 2

Veja 30set15, O PETROLÃO NASCEU NO PLANALTO 3, dilma sabiaVeja 30set15, O PETROLÃO NASCEU NO PLANALTO 4, depoimento de Alberto YoussefBICUDO: … Eu acho (…) O personalismo usado para o proveito próprio (…)

P: … O Sr. acha que o PT não vai deixar nada de bom para a sociedade? O Sr. se arrepende de ter participado da fundação?

BICUDO: Não me arrependo porque (…) nós tínhamos a ideia de um partido popular para fazer as reformas necessárias para que toda a população gozasse das benesses (…).

JANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA,4JANAÍNA: … O autoritarismo do Pt fica muito evidente nos parceiros do presidente Lula e da presidente Dilma. Eles reverenciam ditaduras. E isso reiteradamente! Existe tanta crítica com relação à ditadura militar, com razão, porém, as ditaduras da América Latina, nos dias de hoje, são protegidas, são reverenciadas … OS DITADORES VÊM AQUI, SÃO TRATADOS COMO CHEFES DE ESTADO, COMO QUAISQUER OUTROS … NÃO SE PREOCUPAM COM A TORTURA QUE OCORRE EM CUBA … COM AS PRISÕES POLÍTICAS QUE OCORREM NA VENEZUELA … O Autoritarismo também está aí! (…) O que que ocorre com esses patamares, em termos dos valores? (…) É O SENTIMENTO DELES, DE QUE TUDO É DELES! QUANDO LIDAM COM ESSAS DITADURAS, QUANDO ELES AS REVERENCIAM, QUANDO ELES AS FINANCIAM, COM O NOSSO DINHEIRO, … ELES ESTÃO MOSTRANDO QUE ELES ENTENDEM QUE TUDO É DELES… A PETROBRÁS É DELES! O DINHEIRO PÚBLICO É DELES! ELES LIDAM COM A COISA PÚBLICA COMO SE FOSSE DEJANAÍNA PASCOAL E HÉLIO BICUDO, RODA VIVA, 15, apontando o dedoLES, NÃO COMO SE FOSSE DO POVO!…

As pessoas perguntam… O PMDB, O PSDB…

Desculpem, tem muita diferença (…) A DILMA INVENTOU A CORRUPÇÃO? O LULA INVENTOU? NÃO! MAS, ELES A INSTITUCIONALIZARAM! Eles institucionalizaram como demonstração do autoritarismo. Eles entendem que o país é deles e aqui eles podem fazer o que eles querem. O QUE NÓS (apontando para ela e o Dr. Bicudo) ESTAMOS TENTANDO MOSTRAR É QUE ELES NÃO PODEM… Antes que seja tarde! Antes que os oposicionistas, que estão muito quietos, comecem a apanhar no congresso, como já acontece na Venezuela. Antes que os que ousam falar contra sejam presos, como já acontece na Venezuela … e… os direitos humanos … calados… Então, a gente tem que fazer alguma coisa, enquanto é tempo…

Na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=LsDB9fCqGaQ

Pergunta extra: PT, PCdoB e a “Presidenta” ainda estão no governo?

plano renan-levi

cut NAO MEXA NOS MEUS DIREITOS

Veja, também, SUAS EXCIAS: O FATO, A LIBERDADE DE INFORMAÇÃO, O STJ, O STF, VARGAS LHOSA E O SINDJUFE-BA

Anúncios
Esse post foi publicado em machadodeachismo, oxigênio, resenha. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para JANAÍNA PASCHOAL E HÉLIO BICUDO:O SHOW

  1. Pingback: MULTIUSO 25 |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s