MULTIUSO4

data de origem 08/10/10

A CORTE DOS PADRINHOS

“…Durante anos, ninguém tomou conta dos juízes, pouco se fiscalizou, corrupção começa embaixo. Não é incomum um desembargador corrupto usar o juiz de primeira instância como escudo para suas ações. Ele telefona para o juiz e lhe pede uma liminar, um habeas corpus ou uma sentença. Os juízes que se sujeitam a isso são candidatos naturais a futuras promoções. Os que se negam a fazer esse tipo de coisa, os corretos, ficam onde estão…

… Hoje é a política que define o preenchimento de vagas nos tribunais superiores, por exemplo. Os piores magistrados terminam sendo os mais louvados. O ignorante, o despreparado, não cria problema com ninguém porque sabe que num embate ele levará a pior. Esse chegará ao topo do Judiciário…

… Nós, magistrados, temos tendência a ficar prepotentes e vaidosos. Isso faz com que o juiz se ache um super-homem decidindo a vida alheia. Nossa roupa tem renda, botão, cinturão, fivela, uma mangona, uma camisa por dentro com gola de ponta virada. Não pode. Essas togas, essas vestes talares, essa prática de entrar em fila indiana, tudo isso faz com que a gente fique cada vez mais inflado. Precisamos ter cuidado para ter práticas de humildade dentro do Judiciário. É preciso acabar com essa doença que é a “juizite”…

Veja a entrevista  completa à revista Veja (edição 2184) da  nova Corregedora do Conselho Nacional de Justiça, Ministra Eliana Calmon,  e parte das suas repercussões em:

http://www.sojep.org/?pag=noticia&id=1185

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2395258/deu-na-imprensa-a-corte-dos-padrinhos-revista-veja

http://www.amb.com.br/index.asp?secao=mostranoticia&mat_id=21456

http://www.amb.com.br/index.asp?secao=mostranoticia&mat_id=21485

“LULA NATURALIZOUA CORRUPÇÃO”

Em entrevista à CartaCapital (31 de outubro de 2010), a psicanalista Maria Rita Kehl, volta a falar da sua demissão do Estadão, responsabiliza Serra pelo nível do debate eleitoral, fala de aborto e corrupção:

“…Eu acho que sim. Eu li um artigo dizendo que o caso Erenice foi mais decisivo para exigir o segundo turno que essa “fofocaiada” toda sobre o aborto. E, infelizmente, está certo. O governo para o qual eu voto e continuo votando tem uma leniência com a questão da corrupção, que deixa até difícil um petista defender, tenho que dizer isso. Lula naturalizou a corrupção, como sendo parte do jogo político. E aí, está bom, quando fica mais escandaloso, demite. Mas “deixa acontecer”, entendeu? Renan Calheiros, Sarney, são vergonhas que a gente tem que engolir, fica parecendo que é culpa da oposição agitar isso. Claro que ela vai agitar. Nós agitaríamos isso se aparecesse uma coisa tão escandalosa na outra campanha. A diferença aí – que é a favor da atitude do governo Lula, mas que ao mesmo tempo não o torna vítima – é que o governo Lula não consegue blindar a imprensa como o governo do PSDB consegue, porque tem a imprensa na mão. Então, quando surge alguma coisa, surge como fofoca que desaparece no dia seguinte. Como a coisa do Paulo Preto, que o Serra não respondeu no debate e ficou por isso mesmo. A gente sabe que é um governo que blinda. O Alckmin, como a candidatura dele estava bem, teve a campanha toda em céu de brigadeiro, do começo ao fim, não tinha ninguém que pudesse pegar alguma coisa e contestar. E se pegasse, não ia sair na imprensa. De fato, a grande imprensa se encarrega de censurar quaisquer denúncias sobre os governos que ela apoia. Mas mesmo que a imprensa seja parcial ao denunciar um caso como o da Erenice, o caso em si está errado, não poderia aparecer…” Veja mais em:  

http://www.cartacapital.com.br/politica/a-campanha-eleitoral-assumiu-um-tom-fascitoide-diz-maria-rita-kehl

“…E IMPRENSA”?

Por menos chato que tenha sido o debate  SERRA x DILMA (tv Record) e por mais irreverente que o CQC (tv Bandeirantes) tenha se mantido, certamente ganhou mais quem ficou com Marília Gabriela e o Governador reeleito da Bahia, Jaques Wagner: Rodaviva (TV Cultura). Eu não votei nele, apesar de uma longa tradição como meu representante na Câmera federal. Desta vez, o meu voto foi para Bassuma, que, nos debates, dizia ter oferecido à facção eleitoralmente derrotada no Sindicato dos Petroleiros a missão de fiscalizar a sua gestão. Isso mesmo: o Conselho Fiscal. Por que esta moda não pega, né? Quanta coisa seria evitada! Que grande chance de se mostrar como a vanguarda do movimento social  os sindicatos estão perdendo! Por que meu deus?  Meu deus, meu pai eterno, por que não há a obrigatoriedade de sindicatos e centrais (que nadam em verba pública) de se enquadrarem na Lei de Responsabilidade fiscal?  E por que a boa-fé nunca sugeriu que o grupo vencido ocupasse o Conselho Fiscal?

Bem, Bassuma não venceu, mas o Estado baiano está em muito boas mãos. Imparcial, tranquilo, elegante (desconfie dos chiliquentos!), de bom Humor. Um poço de Democracia. Durante todo o programa, Jaques Wagner foi o-qualquer -um-de-nós-que-chegou-ao-governo e que parece continuar a ser um qualquer-um de-nós (honesto, né?). Lembrou-me muito o Jaques Wagner  que várias vezes encontrei em posto de gasolina e no Grão de Arroz (restaurante e mercadinho de produtos naturais), ainda Deputado do PT antigo Jaques falou de tudo, respondeu a tudo. Sempre surpreendendo.  Veja:

“…Devemos investir na palavra para ganhar no argumento. Detesto ofensa pessoal. Qualquer agressão verbal ou material é extremamente mal-vinda para a democracia…”

…É um luxo para o Brasil ter Serra, Dilma e Marina … três figuras públicas da maior  qualidade… Não tem nenhum ladrão, nenhum aventureiro…

…PT e PSDB sempre tiveram o mesmo ideário..

…partido de um dono só é horroroso, não tem graça, eu nunca participaria disso…

… a riqueza do PT é sua pluralidade. O defeito do PT é não saber lidar com ela…

… só se controla corrupção com transparência, participação da sociedade, punição e imprensa

…eu sempre gostei de trabalhar com gente que pensa diferente de mim…

…o Estado é um péssimo gestor de frota. Comprar (e não alugar) dá margem a uma série de coisas…

…todo dia … eu digo: “lembre que a cadeira não é sua…”

Acho que foi baseado nele que Alexandre Pope dise: …suportam melhor a censura os que merecem elogios… A principal censura que lhe faço foi ele ter embarcado naquele projeto de mordomias que Marcelo Nilo (presidente da Assembléia) quis votar, inspirado no decreto da mamata: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6381.htm .

O FIM DOS DITADORES 

 

Clique no link abaixo e ouça o animador  comentário que o jornalista, escritor, tradutor, professor universitário e conferencista Rodlfo Konder fez na Metrópole, a rádio de que nenhum “socialista” decoreba pode gostar. Lá, todo mundo fala e todo mundo ouve, mesmo:  

  http://www.radiometropole.com.br/radio/?menu=WWxjNWVtUklTbWhZTWs1MllsZFdkV1JIUm5saFZ6Zzk=&id=VGtSWk1VMVJQVDA9

 DOIS PESOS

 “…Agora que os mais pobres conseguiram levantar a cabeça acima da linha da mendicância e da dependência das relações de favor que sempre caracterizaram as políticas locais pelo interior do país, dizem que votar em causa própria não vale. Quando, pela primeira vez, os sem-cidadania conquistaram direitos mínimos que desejam preservar pela via democrática , parte dos cidadãos que se consideram classe A vem a público desqualificar a seriedade de seus votos…

Veja a íntegra do texto que provocou a demissão da psicanalista e autora Maria Rita Kehl do Jornal O Estado de S. Paulo:

DOIS PESOS Maria Rita Kehl

Só um lembrete: o tradicional jornal paulista é privado e tem o direito de demitir quem ele quiser. Todos os ganhos e prejuízos são dele. Agora, os veículos de comunicação de um sindicato NÃO pertencem aos que se acham donos.

Leia, ainda, a estrevista da autora:
 

DANTON GHETTI

Ponha o nome DANTON GHETTI  (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dalton_Ghetti)

 no google, clique em imagens, e veja o que acontece. Experimente:

 

 

 

 

 

envado por Sérgio Wally

 LER DEVIA SER PROIBIDO

Comentário de Marina Gentile sobre o comentário de Grace Bulcão:AM/10/01 às 11:47 am

Oi Luiz, bom dia. Desejo cumprimentar a autora do comentário anterior (Grace) pelo exemplo de como incentivar a leitura. Guiomar de Grammon , expressiva em demonstrar o quanto a leitura faz falta ao povo brasileiro. Fraternal abraço amigo Luiz.

Grace comentou o texto em MULTIUSO 2

Obrigado a você, Marina. Volte sempre.

…Sofrem de nanismo moral…“, diz Alexandre Garcia, referindo-se a mensaleiros, anões do orçamento, sanguessugas e outras celebridades da vida nacional. Quem contesta? Toda grande mídia (de qualquer país) é conservadora porque ela pertence a um sistema (se ele ameaçar ruir, ela o defende).  Mas, a vida é um conjunto de sistemas que se relacionam entre si,  um tentando superar o outro. O importante é que essa disputa natural e inevitável se faça dentro dos artigos constitucionais que os orientam. Quem os ferir, que pague! Qual a necessidade mesmo de outro controle da imprensa? Não é esta disputa que garante as várias abordagens,  o interesse da sociedade e  o surgimento de fenômenos como o outrora socialmente importante PT? A propósito, quem seria o conservador hoje, a Globo (e Cia) ou uma certa “esquerda“? Veja o comentário enviado por Nadja CR:

http://www.youtube.com/watch?v=rwZ3EWrFwJ0

DO MUNDO VIRTUAL AO ESPIRITUAL

“…Uma progressista cidade do interior de São Paulo tinha, em 1960, seis livrarias e uma academia de ginástica; hoje, tem sessenta academias de ginástica e três livrarias! Não tenho nada contra malhar o corpo, mas me preocupo… “

Veja o ótimo texto de Frei Beto:  DO MUNDO VIRTUAL AO ESPIRITUAL

Enviado por Sérgio Wally

Numa ilha, encontram-se a riqueza, a tristeza, o bom humor, o orgulho, o saber e o amor. A ilha vai acabar, e o amor precisa de ajuda. Quem o ajudará?  Veja se você será a  mesma pessoa depois de ler :   O DIÁLOGO*

*(claro que, como nenhum efeito bom dura para sempre, você vai precisar sempre voltar ao blog…).                                       Enviado por Nadja CR

aproveite e veja os outros MULTIUSO ( o primeiro chama  SEÇÃO MULTIUSO)

Baia Escura (foto do editor)

UMA META PARA O PRÓXIMO PRESIDENTE: 

todo aluno sai da escola alfabetizado

Gustavo Loschpe

publicado em Veja, 06/09/2010

“…Segundo os últimos dados da Unesco, no Brasil há 213.000 pessoas envolvidas em pesquisa. A China tem 1,5 milhão, no Japão são 935.000 e na Rússia, 916.000. Para piorar (…) a taxa de matrícula no Brasil anda em tomo dos 20%, enquanto mesmo países subdesenvolvidos como Peru, Chile e Venezuela têm o dobro disso. Os países desenvolvidos estão na casa do 60%, 70%, superados apenas por Coreia do Sul e Finlândia, ambos próximos dos 100% (…) O insucesso na alfabetização de crianças, em pleno ano de 2010, não é apenas um dificultador do desenvolvimento. É uma verdadeira chaga coletiva, uma vergonha nacional (…)Há 100 anos esse passo foi dado na Argentina e no Uruguai _ e, em muitos países desenvolvidos, há 200 anos. Se a medicina brasileira estivesse no mesmo nível de desenvolvimento da educação, ainda operaríamos sem anestesia e usaríamos sanguessugas. Se fosse na nossa indústria automotiva, estaríamos na etapa do motor a vapor…

Texto completo UMA META PARA O PRÓXIMO PRESIDENTE

UM PAÍS MUITO PECULIAR

O Brasil é realmente um país dos mais interessantes (…) Temos um presidente em final de segundo mandato, com 80% de popularidade, que ao que tudo indica vai eleger sua sucessora em primeiro turno. Mas ele não está feliz (…) Vocifera contra tudo e contra todos. Os empresários estão felicíssimos. Jamais ganharam tanto dinheiro. Os banqueiros não conseguem parar de rir (…) José Dirceu, alto comissário petista, depois de municiar a imprensa durante anos com dossiês, sigilos bancários e fiscais de adversários, faz discurso contra o excesso de liberdade de informar e sobre a necessidade de controlar a mídia (…) Jornalistas, que deveriam ser os primeiros a defender a liberdade de expressão, abriram a sede de seu sindicato em São Paulo, para que as centrais sindicais realizem um ato público… contra parte da imprensa (…) Enquanto isso, intelectuais fazem o seu papel. E qual é ele? Assinar manifestos. Desta vez, contra o autoritarismo de Lula e em defesa da democracia (…) O mais curioso é que lideram as assinaturas fundadores do PT como Hélio Bicudo, vice-prefeito na gestão de Marta Suplicy, e entusiastas do PT, como o arcebispo d. Paulo Evaristo Arns

Texto completo em  http://oglobo.globo.com/pais/noblat/luciahippolito/

AS FALAS DE LULA E SEUS PALETÓS

…”Lula despiu a elite, mas não vestiu o povo. Nem Lula nem a esquerda cueca samba-canção, egressa da classe média, que o seguiu na vitória, e que, no poder, reivindica soluções para suas velhas torturas e prisões pessoais, mas se lixa para a tortura e a prisão dos miseráveis, para as superlotações das delegacias e para as penitenciárias desumanas que estão aí, agora, sem solução. E que, com certeza, não receberão bolsas-ditadura em 2050. Nisso e em outras situações graves, Lula veste o paletó obsceno dos de sempre, como quando ignora a educacão e opta por resolver a violência e a miserabilidade do País como eles fariam, com a esmola do bolsa-família, que se assemelha, agora, muito mais a um projeto eleitoral que social …”

Leia AS FALAS DE LULA E SEUS PALETÓS

Texto da  escritora, advogada, dramaturga e administradora Amninha Franco

DESTRUIR A OBRA

“… Mas os que negam o racismo brasileiro preferem esse cerco à inteligência ao óbvio, ao progresso (…) No Brasil, o esforço focado nos negros é chamado de discriminação… mas o curioso é que só se lembre dos brancos pobres no momento em que se fala em alguma política favorável a pretos e pardos…É temporada da coleção de argumentos velhos que reaparecem para evitar que o Brasil faça o que sugeriu Joaquim Nabuco, morto há 100 anos, em frase memorável: “Não basta acabar com a escravidão. É preciso destruir sua obra…”

Leia na íntegra o artigo de Mirian Leitão: http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2010/03/07/destruir-obra-272069.asp                                                               (enviado por Luciene Assunção)

 A Editora Segmento reuniu 10 grandes nomes da EDUCAÇÃO brasileira que se destacaram pela produção intelectual e engajamento político. Tendo-se em vista que países de pouco solo e nenhum subsolo como Coréia do Sul  saíram de trás do Brasil e pularam no primeiro mundo com investimento em gente (educação) e economia de mercado, vê-se que o nosso problema não se deve mais aos imperialismos do que a nós mesmos. Síntese da síntese da síntese:

uma sociedade democrática não pode prescindir de um povo instruído (…)povo analfabeto não constrói democracia (…) sem a lisura e a segurança do voto secreto, não há possibilidade de vigência da escolha democrática (…) enquanto o povo não fosse esclarecido pela cultura  das letras, ele continuaria arrastado por seus mandatários (…) – Sampaio Dórea (1883/1964)

estamos parados no tempo, fabricando uma pirâmide social perversa, com apenas uma minoria desfrutando educação escolar de qualidade (…) é preciso ter mais democracia para termos mais educação (…) na cultura de um povo, o mais importante é o atrito e a oposição, que revigoram a realidade nacional (…)- Anísio Teixeira (1900/1971)

os CIEPS (Centros Integrados de Educação Pública) não se limitavam ao aprendizado dos conteúdos escolares formais, abrangendo a formação integral dos alunos, promovendo o seu desenvolvimento intelectual, artístico e moral (…) uma escola de ricos destinada a pobres (…)– Darcy Ribeiro (1922/1997)

OUTRA SÍNTESE:

Um minuto de trabalho, R$11.000,00… (parlamentares BRASILEIROS). Kd tu, sociedade civil (centrais sindicais, partidos “de esquerda“…)?

Veja:

http://www.4shared.com/video/BFZVXxR4/TV_Globo_-_Bom_Dia_Brasil___VA.html

E, além de OS MAIS CAROS DO MUNDO, normalmente corruptos. Veja o peito da Deputada Cidinha Campos (PDT/RJ):

http://www.youtube.com/watch?v=xIDoopKCgUA .

Enviado por Jorge Dantas

EXPECTATIVAS

Clique no detalhe ao lado.  Se preferir, vá direto à questão (é só clicar no lado oposto).  Este texto é  de Humberto Lima, nosso colega do Serviço de Pessoal/TRT e foi publicado numa edição de 2003.   Note que havia o que ler em “nosso”  jornal! Note, também, que, na época , dizia-se “SINDICALIZADOS FALAM“, e não “ESPAÇO DO LEITOR“? Quer saber a diferença? Veja GRILAGEM x APAGÃO MORAL. De uma coisa não duvide: quem censura, motivos tem. E como!

Anúncios
Esse post foi publicado em e-mail sindjufe, machadodeachismo, oxigênio. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para MULTIUSO4

  1. Pedro Vieira disse:

    Barão, você está me dando muito orgulho como aluno!

    Parabéns pelo seu blog.

    E, saiba sempre, você pode contar comigo pra o que der e vier!

    Abraço e saudações tricolores!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s