“…EU TENHO MEDO É DA DESONRA…”

…navegar é preciso;

viver não é preciso…

(Pessoa/Camões) 06abr11

…………………………………………………………“…EU TENHO MEDO É DA DESONRA…”

Desde que se juntou a Lula, a figura de José Alencar, embora do mesmo partido político de Valdemar Costa Neto e outros colarinhos brancos que despontaram no mais famoso mensalão (PL), sempre destoou da do presidente. Não se tem notícia de que ele, um bem sucedido empresário de origem humilde, tenha usado a política ou o Estado para o benefício do seu patrimônio pessoal mais do que a remuneração oficial permite. E esta, quando lhe veio, já não fazia falta. Também não se sabe de nenhum descompasso, grave pelo menos, entre o que dizia e o que fazia.  Já o ex-presidente … Mas, aqui, há de se fazer uma ressalva: José Alencar nunca foi exatamente uma pessoa “de esquerda”, de quem sempre se espera mais do que ela realmente pode dar. Veja-se, por exemplo, que, quando recebeu da Justiça as perguntas a que deveria responder para ajudar na elucidação do escândalo denunciado pelo já lulista Roberto Jeferson, José Alencar foi rápido na resposta. Em duas semanas forneceu o que sabia (segundo ISTO É, nº2103, ano 34, 03/mar/10). Já o ex-presidente da República e do ex-partido da Ética

Segundo a mesma revista, a Juíza Pollyanna Kelly Alvez, da 12ª Vara da Justiça Federal de Brasília, teria enviado ofício diretamente ao Palácio do Planalto, solicitando que a então maior autoridade do país marcasse dia e hora para depor como testemunha ou responder questionário escrito. Quatro meses depois do prazo estabelecido pela Magistrada, o maior  e mais bem sucedido líder popular e da “esquerda” brasileira ainda não havia se manifestado. Pode-se dizer que quem silencia (ou censura) tem motivos?  Veja ANO ZERODIA ZERO, GRILAGEM x APAGÃO MORAL, O SHOW-LULA…                                                                                                    

                                                                     ENQUETE4

Com frases como “eu tenho medo é da desonra…” e o homem honrado que milita na vida pública não morre nunca…, José Alencar marcou a sua biografia e a  diferença entre ser digno e “de esquerda”, no Brasil. Só no Brasil? Como a de Airto Senna, a repercussão da sua já esperada morte sobre o eu mais profundo do país (as suas camadas mais externas aos palácios) é sinal de que a superfície ainda não contaminou completamente o solo (veja PAULA x TAIS). E sendo assim, muito se espera das mãos negras do Ministro Joaquim Barbosa.  Para quem não sabe, Joaquim Barbosa é “…aquele moreno-escuro lá do Supremo…”, em cujas mãos não se deve cair, segundo frase atribuída a Júlio Campos (DEM/MT) pela Veja (edição 2210, ano 44, nº13, 30/mar/11, fl. 56). O ministro paradoxalmente indicado ao STF pelo ex-presidente Lula respondeu ao parlamentar mato-grossense e legítimo representante dos cinco séculos que derrotaram este país da seguinte forma: “a frase do deputado é reveladora de uma sociedade”, de acordo com a mesma revista. Emerso do eu profundo que aplaudiu e reverenciou a trajetória de José Alencar e fiel ao seu dever de Juiz, o ministro que mandou a Polícia Federal auxiliá-lo no caso mais chocante e revelador dos escândalos públicos brasileiros (o 1º mensalão) deve se somar  àqueles aplausos e dar algum alento moral ao seu país. E a PF, segundo Josias de Souza (http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2011-04-01_2011-04-30.html#2011_04-02_07_18_23-10045644-0), já elucidou as 03 dúvidas do ministro. Sabe-se, agora, com certeza federal que:

1)    O mensalão foi financiado com dinheiro público;

2)    houve mais beneficiários do valerioduto; e

3)    o poderio de Valério no primeiro mandato de Lula não encontrava limites.

Ninguém, aliás, com exceção, talvez, do ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, chegou a crer que o ex-presidente Lula desconhecesse o assunto: (ISTO É, nº2103, ano 34, 03/mar/10)

Diz o jornalista da Folha/UOL, baseando-se na revista ÉPOCA da semana:

…uma “fonte primária”, com origem no Estado. Outra “fonte secundária”, que previa o ressarcimento de Valério por meio de contratos de lobby com empresários interessados em obter favores do governo…

Dizia a ISTO É:

…A CPI dos Correios, MPF e a PF identificaram três núcleos. O núcleo políticio tinha gente de nove partidos, entre eles o ex-ministro José Dirceu e Delúbio Soares… O núcleo empresarial era comandado pelo publicitário Marcos Valério, que usou suas empresas para distribuir o dinheiro do Mensalão (com letra maiúscula!). O núcleo financeiro envolvia os bancos Rural, BMGG e BB. As investigações comprovaram que a cúpula do PT direcionou licitações para as empresas de Marcos Valério, com contratos que não eram cumpridos, para alimentar o Mensalão dos parlamentares. O relator do caso no STF, ministro Joaquim Barbosa, autorizou juízes federais a interrogar mais de 150 testemunhas nos Estados para dar celeridade à ação penal…  (fl41)

Além de confirmar tudo aquilo que a ISTO É já havia dito, o trabalho da PF (ainda de acordo com http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2011-04-01_2011-04-30.html#2011_04-02_07_18_23-10045644-0)  enterra de vez a farsa segundo a qual o primeiro mensalão teria sido uma farsa (como disse José Dirceu) e ainda revela nomes de beneficiários ainda mais próximos de Lula. Ex: Freud Godoy, amigo e ex-segurança de Lula.  O velho e bom Delúbio, aliás, volta a aparecer, desta vez de mãos dadas com Daniel Dantas, e até o ex-aclamadíssimo prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, tem a sua reputação de operador do sistema  reforçada. Sobre este atual ministro da bem avaliada presidente Dilma, a ISTO É dizia:

“…um dos operadores da remessa ilegal de recursos para o exterior, depois usados para pagamentos de dívidas do PT com o publicitário Duda Mendonça…

Agora se diz:

“…A PF anota que há fortes indícios de que as arcas eleitorais de Pimentel foram irrigadas pelo valerioduto. Procurado, o ministro disse que não se pronunciaria sem conhecer o relatório…”

DANIEL / DELÚBIO

“… Delúbio lhe disse estar às voltas com um “déficit” de US$ 50 milhões. Pediu dinheiro (…) Ficou subentendido que, se Daniel Dantas abrisse os bolsos, asseguraria o apoio do governo na pendenga societária que arrostava (…) Anos depois, informa o relatório, a Brasil Telecom, ainda subordinada a Dantas, firmou um par de contratos com a SMP&B e a DNA, agências de Valério. No total de… R$ 50 milhões… “

Para quem não sabe quem é Delúbio (nunca se sabe quem são essas figuras cobertas de discurso), veja-se a declaração do deputado federal Chico Alencar (Psol/RJ), na CAROS AMIGOS (ano XIV, nº167, fev/2011, fl. 06)

 “… a frase de Delúbio Soares, quando eu era membro do Diretório Nacional do PT, onde ele exercia a função de tesoureiro, face à minha insistência para que inaugurássemos prestação de contas de campanha em tempo real, foi ‘transparência demais é burrice’…

Precisa de muita inteligência para entender o porque das mortes  e censura tão democráticas no contemporâneo mundo sindical  (veja OS CASOS BRUNO e  A ERA LULA- parte 1)? Não. Delúbio pode não ser um grande professor de matemática, que é o que se diz que ele era, no interior de Goiás. Mas, como grande entendedor de economia política,  ninguém pode lhe dizer nada.  Trata-se, claro, de  um mestre, embora num mercado promissor como o brasileiro possa ser facilmente ultrapassado (veja  DESVIO NO SINDJUFE É DE MAIS DE MEIO MILHÃO!) .  Quanto a Romero Jucá, homem forte e dedicado do PMDB, como Renan Calheiros (que, aliás, provem do espartano PCdoB), Sarney, Jader Barbalho, etc, etc, etc,  poupemos a nossa burrice. Já há contas feitas em  PT GO HOME,  SÓ O ATO SALVA e só o ético pode orar PARTIDO DA CLEPTOMANIA DO BRASIL… Mas lembremos que José Alencar, na sua simplicidade de homem da roça, já foi vaiado por militantes  que se calaram durante e após o Mensalão… Sob vaia, ele apenas disse:

“…Façam manifestações dessa natureza. Eu as respeito…”

 Os íntegros sempre querem o debate. Por quê?

Veja também:

FERVIDOS E MAL PAGOS? 

A GUERRA QUE ELES NÃO PODEM PERDER 

OS QUADROS DA OAB E OUTROS QUADROS!

EM 2011, TODOS OS SONHOS SERÃO VERDADE?

m…NO VENTILADOR?

O PLIN-PLIN E A VERDADE!

ELE ESTÁ SÓ. E SEM O QUE FALAR!

Anúncios
Esse post foi publicado em machadodeachismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s