MEU PEDACINHO DE CHÃO

antes da matéria - Cópia 25abr. UM FAN DE ODAIR JOSÉ E A SAUDADE “…Kd vocêêê, que nunca mais apareceu, aqui…” (http://www.youtube.com/watch?v=ykX7Jych0HE)/ “… pare de tomar a pílula…” (http://www.youtube.com/watch?v=m1uPVgNB75E). É, leitor, além de ex-povão, sou das antigas. odairVixe, como ouvi, dancei e cantei o velho Oldair, antes de Beatles e Milton Nascimento (veja MULTIUSO9, BAILINHO DE QUINTA, A VIDA DO VIAJANTE: A SAGA DE LUIZ GONZAGA…). E é como das antigas (22 anos de Sindjufe-ba) que sinto a falta da antiga galera, noGREVE, Sindjufe, EI SERVIDOR 23ABR10s eventos do Sindjufe. Na assembleia de ontem (TRT/Comércio), por exemplo… Peço, inclusive, a quem aparecer, que dê uma palhinha sobre aquelas velhas questões (veja O QUE É ISSO COMPANHEIRO II) e que permaneça na assembleia após os discursos. Fazer espuma, espernear, choramingar, apontar horizonte e, na hora de se comprometer com o voto… Kd vocêêê.?.. Não, né?   GREVE, Sindjufe  firmeGREVE, RESPEITO, OBJETIVOS 1 Veja mais em POLÍTICA COM VATAPÁ, GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA FILOSOFIA (o livro. Ou quase), PARABÉNS, VEJA!, COMPUTADOR QUEIMADO, A PALAVRA E O TEMPO, RETRATO DE UMA FRAUDE)! 24abr. O ZIGUE-ZAGUE DAS PALAVRAS II CPI DA PETROBRÁS, 247, ROSA WEBER http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/137659/Rosa-atende-oposição-e-define-CPI-restrita.htm Judiciário independenteImprensa e Democracia (“burguesas”) fazem um bem a um país, né, leitor (veja AMORAL DA HISTÓRIA)? Que juiz decidiria baseado estritamente na Lei (no caso a Constituição), sob alguma ditadura, em especial a do “proletariado“?  A ditadura sempre foi de quem a exerceu mesmo, não foi (veja ANO ZERO, DIA ZERO, GRILAGEM x APAGÃO MORAL, A PULGA, O BURRO e AS NORMAS (aos olhos de hoje),  O CASO BANCOOP II, MULTIUSOjosé dirceu e o Pt no hotel3 12, CISNES SELVAGENS…)? Bom momento para:

  1. querer-se saber, por exemplo, por que senadores, ministros e o então presidente da Petrobrás se reuniam a portas fechadas com JOSÉ DIRCEU, em um hotel (de Brasília)… Por que não na própria empresa? Veja A RODAVIVA DOS INFRIGENTES;
  2. em CPI PRÓPRIA, PT&CIA investigar o METRÔ (S. isTo é, propinoduto paulistaPaulo) e a REFINARIA ABREU E LIMA (Pernambuco). “Foco” e poder político não faltam, né? Achei interessante essa nova passagem do meu atual cronista político (há milênios, era Prafª Marilena Chauí):

…Acontece que o próprio PT, por intermédio da senadora Ana Rita (ES), também recorreu ao STF com o pretexto de que faltaria fato determinado para a CPI da Petrobras. Ora, se, segundo os petistas, falta foco numa comissão que investigue apenas a estatal, por que, então, eles queriam abrir ainda mais o leque de investigação? Aí é que não se apuraria nada mesmo. Rosa indeferiu o pedido…” http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/ministra-do-supremo-manda-instalar-cpi-da-petrobras-sua-decisao-tem-lado-o-da-democracia-e-do-estado-de-direito/ Legal, né? Veja, também: MINISTRO JOAQUIM BARBOSA: “Judiciário tem grande responsabilidade pelo aumento da corrupção no país”. 23abr.  EM FAMÍLIA II

Reinaldo Azevedo

“…Atenção! Segundo os diretores da Astra, a proposta [de recompra]  foi feita a Gabrielli duas vezes: em agosto e em setembro de 2007. Ele respondeu que se faria o contrário: a Petrobras é que ofereceria uma proposta de compra. E o resto vocês já sabem.LULA,DILMA, GABRIELLI

Atenção para o que me parece mais escandaloso nesse troço todo: se a compra de Pasadena foi submetida, sim, ao conselho — sem as duas cláusulas que geraram polêmica —, a proposta de venda, no entanto, foi omitida. Vale dizer: quando os conselheiros foram convidados a avaliar a compra também da segunda metade — o que recusaram —, eles não sabiam que o grupo belga tinha se oferecido para desfazer o negócio.

Parece que Gabrielli e o grupo de diretores comandavam a empresa num regime de monarquia absolutista. Não só foram omitidas as duas cláusulas — a “put option”, que impunha a compra dos outros 50% da reinaria em caso de desentendimento entre os sócios, e a “Marlim”, que garantia aos belgas uma rentabilidade de 6,9% ao ano — como também a proposta feita de recompra.

LULA, GABRIELLISabem o que isso significa na prática? Que a direção da Petrobras manipulava o conselho para coonestar as suas escolhas, sem lhe dar condições adequadas de decidir. “Ah, então Dilma sai bonita dessa história, né, Reinaldo? Foi enganada mesmo?” Uma ova! Não sai bonita, não! A questão, insisto nisto desde o primeiro dia, é saber o que ela fez quando ficou evidente o mau negócio. Que se saiba, nada! E ainda presentou Nestor Serveró, que ela acusou de ser responsável pelas omissões, com um cargo na direção da BR Distribuidora…”

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-petista-gabrielli-o-rei-sol-da-petrobras-omitiu-do-conselho-que-belgas-queriam-recomprar-a-metade-de-pasadena-que-haviam-vendido-a-estatal-brasileira/

Veja mais em VEJA, CHAVES, MINO CARTA E O PT.

Fico pensando: o que levaria a Petrobrás a escancarar tanto o bolso por um cacareco:pasadena-petrobras, vEJA

  • de 1920 e cheio de pepino ambiental (Já gastou, em 2013, 757 mil dólares de “penalidades aplicadas“, e ainda deve desembolsar mais de um bi);
  • que, para se modernizar, sugaria mais um bi e meio (sempre das verdinhas, viu?);

Às vezes, as pessoas “de esquerda” são tão ingênuas, né leitor (veja O QUE É ISSO COMPANHEIRO II)? Lembra que a elogiada Chefe da Petrobrás (Graça Foster, veja MULTIUSO 13) declarou no senado que o “mal negócio” de Pasadena era de difícil recuperação? Diz a “reaça” Veja da semana (sempre ela):

“…Um e-mail enviado em 2006 pelo executivo Terry Hammer a seus colegas da companhia belga atesta: “Como Alberto (Feilhaber, ex-funcionário da estatal e então diretor da Astra) disse tantas vezes, a Petrobras não tem nenhum pasadena-petrobras, vEJA 2problema em gastar dinheiro”. Há uma ligação direta entre esse estilo de gestão e a maneira como as diretorias da Petrobras passaram a ser ocupadas desde a chegada do PT ao poder. Nesses anos, o governo tratou a empresa, acima de tudo, como ferramenta política. Se aliados estão rebelados, loteiam-se os cargos da Petrobras entre os partidos. É esse tipo de engrenagem que produz desvios de recursos e prisões como a do ex-diretor Paulo Roberto Costa. É esse tipo de engrenagem que, talvez, só uma CPI…”

É “de direita“, “reacionária“, “capitalista”…, mas lembra aquele  PT ANTIGO, né, leitor? Na íntegra: http://veja.abril.com.br/noticia/economia/mau-nao-pessimo-negocio#texto

…………………………………MEU PEDACINHO DE CHÃO

No Brasil, um outro mundo é mesmo possível, leitor? Fora do lindo MEU PEDACINHO DE CHÃO, meu pedacinho de chãoquero dizer. Linda novela, né? Quase uma pintura, um livro de leitura (infantil) antigo, um realismo fantástico! Quase uma noite de natal. Pena a TV ainda não permitir que um simples toque na tela leve o espectador para dentro dela, né?

Pode até ser que, no Brasil, um outro mundo ainda seja possível, mas veja, leitor, que, também lá naquele pedacinho doce daepaminondas memória brasileira (que, graças a deus, a Globo nos serve), a “perfessorinha” Juliana teve dificuldades para instalar a sua escola. Claro: pura ficção. Mas quem dera um pedacinho de chão daquele em que o fator de atraso é o coronel Epaminondas! Depois de o PT se tornar o que se tornou…

isto é, capa vargascarta capital, capa, doleiro

veja capa, explosivoépoca, capa, petrobrás

500 anos não são 500 dias, né? É tempo suficiente para a formação de uma certa química cujo teor- ao contrário do que a “esquerda” dizia (veja A VINGANÇA DE MARX, A RIQUEZA E A POBREZA DAS NAÇÕES)- sempre se imporá à ação do tempo. Que química é essa? Dica:

jaques wagner“…eu sempre gostei de trabalhar com gente que pensa diferente de mim… só se controla corrupção com transparência, participação da sociedade, punição e  imprensa…”

(Veja mais em  MULTIUSO4, O ZIGUE-ZAGUE DAS PALAVRAS, “O BRASIL NÃO COMEÇOU COM O PT” (Jaques Wagner), SEM MEDO DE SER FELIZ…)

lula canal…quem tem o direito de controlar a imprensa é ouvinte do rádio, o leitor do jornal e o expectador da tv…”

 (Mais em O SHOW-LULA, O TEXTO QUE ASSUSTOU)

CADEIA NELES, Veja 21nov12

(LULA APUNHALADO DE NOVO!)

Quem dera, de novo, aquele PT, heim? Já sabe o nome da química? Não? Mais dica:

“… Durante os anos em que foi oposição, o PT se destacou como uma frente radical e implacável de combate à corrupção. Com tentáculos que se estendiam em todas as direções – bancos, cartórios, polícia, governo, Ministério Público, Justiça. quando era preciso conseguir provas contra os adversários, nada escapava aos olhos maklouf lula fundação cutatentos da máquina sindical montada pelo partido. Essa capilaridade fez do PT detentor de uma exímia tecnologia para cavar e divulgar denúncias que ajudaram a enxotar da vida pública muitos políticos e servidores desonestos. Isso até 2002.

Quando o partido assumiu a Presidência da República, o apetite saneador cessou de repente. O PT havia se aliado aos corruptos de outrora, e a máquina sindical passou, então, a trabalhar para esconder provas de corrupção da turma no poder. Os bem treinados fundamentalistas do partido se engajaram em outra frente de batalha – clandestina como as antigas, suja como as antigas, mas movida por objetivos bem menos nobres do que os antigos. Em seus nove anos de governo, o PT VEJA 2  zé dirceue os petistas estiveram metidos em grossos casos de corrupção. Convertidos aos novos tempos, os fundamentalistas continuaram sendo acionados, mas para proteger os criminosos. Eles agem sem nenhum escrúpulo, recorrendo, se necessário, à falsificação, à fraude e à mentira. Foi assim em 2006, quando um grupo de militantes foi preso comprando um dossiê falso em São Paulo. Foi assim em 2008, quando funcionários da Presidência forjaram documentos com informações sobre os gastos do governo anterior. E, descobre-se agora, também foi assim no mensalão, o maior de todos os escândalos…”

PARABÉNS, VEJA (edição 2247, 14/12/11)! Alguma dúvida de que NADA É TUDO e ÉTICA NÃO É IDEOLOGIA, leitor?

Mais em FALSO BRILHANTE ou FINA ESTAMPA?

Descobriu? Não? Calma. Veja esse outro pedaço de chão (NOVA ZELÂNDIA):

NOVA ZELÂNDIA, HONESTIDADE1

Tadinha, ela nem está no Brics, mas notou no quadro amarelo? E no percentual de aumento no preço final da obra, abaixo?

NOVA ZELÂNDIA, CUSTO

Parecido com o Brasil, né? Às vezes, os custos, a transparência, a  eficiência…

NOVA ZELÂNDIA, BRASIL, CUSTO

… e as manchetes (acima e abaixo) talvez sejam um pouco diferentes, né?

NOVA ZELÂNDIA, HONESTIDADE2

As de lá são sempre triviais, sem graça … sem escândalo, né? E não é por “controle social da mídia”… Essa matéria da “reacionária e direitista” Veja (http://veja.abril.com.br/edição 02abril14) é até interessante, mas tem um negócio doido, nela: quer dizer que, quanto MENOS ESTATIZAÇÃO e mais INVESTIMENTO em ESCOLA, JUSTIÇA e ISNTITUIÇÕES fortes, mais RIQUEZA, DESENVOLVIMENTO E MENOS CORRUPÇÃO? Quem acredita? Será? Diz a TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL:

mapa da corrupção 1

 Oxe! Olha pro Chile, gente? 22º? Quase igual aos EUA? Claro que tá errado! Coreia do Norte e Venezuela (esta do socialismo do século XXI) podem estar na rabada dessa fila, gente? Você engole esta, leitor? Quer ver outra fraude? Como países capitalistas infinitamente menos importantes do que os EUA e a Zona do Euro estariam à frente de ambos? Alguma coisa tá fora da ordem, concorda, leitor? Êpa, Japão e Coreia do Sul, outros dois ícones da eficiência e produtividade capitalistas, nem são citados? Não há corrupção por lá, é? E Cuba? Bem, mais TRANSPARÊNCIA em FALSO BRILHANTE ou FINA ESTAMPA?

Agora, veja a diferença entre esses dois pedaços de chão de químicas tão diferentes (mesma fonte. Clique na imagem para vê-la em tamanho natural):

mapa da corrupção 2

Notou na Renda, na Educação, no Saneamento e na Desigualdade? E, embora mais capitalistas, eles ainda são mais filantropos do que nós?Só que, provavelmente, eles não têm os estádios que nós temos, né? Os nossos estão entre os mais caros do mundo! Embora, juntos, talvez não valham o Ninho do Pássaro chinês, como afirmou o arquiteto e professor titular da UFba, Paulo Ormindo de Azevedo (veja POLÍTICA COM VATAPÁ)… Mas, e daí? O importante é que os nossos são os mais caros, né? E aí, descobriu qual é a química, leitor? Ainda não? Então veja as 07 lições para o Brasil, colhidas pela mesma reaça Veja (Clique na imagem):

NOVA ZELÂNDIA, BRASIL, 1a liçãoNOVA ZELÂNDIA, BRASIL, 3a lição Leitor? Tá lembrando daquela frasezinha  “pouca gente da “esquerdadiscursa contra a alma farrista (e formadora de patrimônio) do Estado Brasileiro…” (veja O QUE É ISSO COMPANHEIRO II)? Em frente: NOVA ZELÂNDIA, LIÇÕES 2 Como um congresso brasileiro, cheio de gente bem intencionada e de esquerda, gente que estuda, viaja, lê, não consegue pensar em nada disso, né, leitor? NOVA ZELÂNDIA, LIÇÕES 3 A tal química, agora:  NOVA ZELÂNDIA, LIÇÕES 4 Agora, ficou fácil, né? O tempo, lá, junto e misturado com gente e solo, gerou REGRAS, VALORESDECÊNCIA, ESPÍRITO PÚBLICOMORALIDADECIVILIZAÇÃO, coisa que parece não pegar por aqui… Ps: agenda com citação de millor Millôr Fernandes (veja MULTIUSO14) se esqueceu de encerrar a sua genial frase-síntese

Acabar com a corrupção é o objetivo supremo de quem ainda não chegou ao poder

com o advérbio de lugar: no Brasil. Foi uma pena que o ex-diretor da Petrobrás atualmente preso (Paulo Roberto, veja EM FAMÍLIA), que ironicamente citou o humorista na sua milionária agenda, não o tenha corrigido. Veja também: ELOGIO DA SERENIDADE E OUTROS ESCRITOS MORAIS,  PAULA x TAIS, AH, SE EU SOUBESSE,  SÓ O ATO SALVA e só o ético pode orar, NADA É TUDO, ÁGUIA OU GALINHA?, ESPÍRITO PÚBLICO, A QUESTÃO DA MENTALIDADE E OS TRÊS ESPÍRITOS, EM DEFESA DA ÉTICA E DA LIBERDADE, INCLUSIVE DE EXPRESSÃO,  AMORAL DA HISTÓRIA, MINISTRA ELIANA CALMON E AS RAZÕES DO ILUMINISMO,SAQUES 2 O PT VENDE MAIS UM LOTE DA SUA ANTIGA ALMA e HISTÓRIA UNIVERSAL DA INFÂMIA em MULTIUSO15, EM DEFESA DE KLEBER SALAZAR, EM DEFESA DE JOSÉ DIRCEU!, EM DEFESA DE NATAN DONADON, CONTRA UM MUNDO MELHOR, GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DA FILOSOFIA , POR QUE VIREI À DIREITA (o livro. Ou quase), UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL (“VEJA MENTE”), UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL (VEJA MENTE II), NO TEMPO DO “PIG” (“PARTIDO DA IMPRENSA GOLPISTA”), O HOMEM QUE JOGAVA DEMAISVOZES DO DESERTO … PARTIDO DA CLEPTOMANIA DO BRASIL 

Esse post foi publicado em e-mail sindjufe, machadodeachismo, resenha. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para MEU PEDACINHO DE CHÃO

  1. Pingback: O QUE A VEJA TEM QUE ELES NÃO GOSTAM? |

Deixe um comentário